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PublicouBreno Salgado Alterado mais de 9 anos atrás
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Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. Empreendedorismo Prof.: Carlos Alberto dos Santos
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Três Problemas Básicos ao Negociar:
1. Percepção Não deduza a intenção dos outros a partir de seus medos. Discuta a percepção de cada um Procure por oportunidades para agir Empreendedorismo Prof.: Carlos Alberto dos Santos
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Dê-lhes uma participação nos resultado fazendo
com que tenham certeza que participem do processo. Mantenha posição: Faça suas propostas consistente com os valores deles.
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2. Emoção Primeiro reconheça e compreenda as emoções,deles e suas.
Torne as emoções explícitas e as reconheça como legítimas. Deixe o outro lado desabafar. Não reaja a explosões emocionais. Utilize gestos simbólicos.
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3. Comunicação Os negociadores podem não estar falando entre si.
Os negociadores podem não estar ouvindo um ao outro. Mal entendidos.
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Solução: Ouça ativamente. Fale com o outro lado. Fale sobre você mesmo, não sobre os outros. Fale segundo um motivo
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Concentre nos interesses, não nas posições;
Como você identifica os interesses? Pergunte “Por que?” Pergunte “Por que não?” Perceba que cada lado tem interesses múltiplos
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Qual a melhor forma de lidar com interesses opostos:
Faça com que seus interesses venham à tona. Fale sobre os interesses. Reconheça os interesses deles como parte do problema.
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Qual a melhor forma de lidar com interesses opostos:
Coloque o problema antes da sua resposta. Olhe para frente, não para trás. Seja justo, mas flexível. Seja duro com o problema, amigável com as pessoas.
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Quatro obstáculos principais que inibem a criação de opções
O julgamento prematuro. A procura por uma resposta única. Acreditar que o tamanho da torta é fixo. Pensar que “a solução do problema deles é problema deles”.
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Antes da Reunião – A Preparação
Histórico das relações Contexto do ambiente Objetivos reais Diagnóstico de necessidades Planejamento de concessões Agendar reunião de negociação
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A Reunião Abertura Exploração Apresentação Clarificação Ação final
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Abertura da Reunião: Criar um clima propício Perceber o outro Explicitar a finalidade do encontro Testar as informações obtidas na preparação.
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Exploração: Detectar /confirmar necessidades e expectativas Técnica de pergunta Utilizar Paráfrase Saber Ouvir
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Apresentação: Proposta correlacionada as expectativas e necessidade dos outros. Características e Benefícios do Produto ou Serviço. Após a apresentação, deixe a outra parte se manifestar
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Clarificação: Compreensão da proposta Objeções e Concessões SABER OUVIR e EMPATIA
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Ação Final: Sinais de aceitação; Técnicas de fechamento
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“Aquilo que escuto... eu esqueço.
Aquilo que vejo... eu lembro. Aquilo que faço... eu aprendo”. Confúcio
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