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PublicouGabriella Miguel Alterado mais de 9 anos atrás
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Eric Aversari Martins CRC/GO – Agosto 2012
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Harmonização com IASB Code Law versus Common Law Essência sobre a forma Interpretação da realidade econômica Subjetivismo responsável Prudência versus Conservadorismo Já não tão nova assim... Projeto de Lei de 2000 CVM já vinha se baseando no IASB, quando possível 11.638/07 – Adoção completa nas DCs de 2010 1
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Produto do mundo Economia globalizada Grandes fluxos de investimentos entre os países Estabilidade econômica brasileira Tecnologia da informação Vide exemplo da China Mas, afinal, o que é Contabilidade? Ela é uma disciplina isolada no mundo? 2
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Elaboração da Informação Contábil Modelos Contábeis Métodos de Avaliação Patrimonial Teoria Normativa Contabilidade Gerencial Necessidade dos Usuários 3 Patrimonial Comunicação Resultado das interpretações Linguagem Interpretação Impactos das transações no patrimônio Classificação dos elementos patrimoniais Interfaces Economia Direito Linguística - Comunicação Ciência Controle econômico do patrimônio
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Utilização da Informação Contábil Mercado de Capitais (Re)interpretação dos Modelos Contábeis 4 Ambiente de atuação do patrimônio Relacionamentos entre o patrimônio e o ambiente econômico que o envolve Relação com a economia Agentes econômicos Patrimonial Econômico Ciência Ciência Natural Positivismo Interfaces Economia Administração Finanças
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5 Relação com o ser Social Também biológico Patrimonial Econômico Social Múltiplos aspectos da relação entre Homem e Contabilidade Profissionais Educação Comportamento Social Até mesmo neuro-contabilidade Ciência Ciência Social Visões Interpretativas e Críticas Interfaces Sociologia Antropologia Ciências Políticas História
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6 Patrimonial Econômico Social TUDO!!!
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“Fazer Contabilidade” e “Calcular Impostos” Cada vez mais automatizado Necessidade de modernização no pensamento Novas exigências Capacidade de interação com outras áreas Capacidade crítico/analítica 7
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8 Martin Behaim 1490 - 1492
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Dogmatismos Aceitar sem criticar Assimilar sem aprender o porquê Aprender sem ter sido preparado para contestar Acreditar que o que se sabe é sempre verdade Acreditar que “fulano” disse, então é verdade 9
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Alunos Contadores Auditores Reguladores Analistas e Investidores Credores Administradores Advogados e Magistrados Professores Pesquisadores
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Estrutura Conceitual do CPC Foco nos investidores E as questões sociais? Já temos algo Informações ambientais Relatórios de sustentabilidade DVA Quais são as necessidades de outros usuários Empregados Sociedade em geral Normas servem para “perpetuar” o sistema atual? Há como aprimorar isso? 11
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Dominação da visão positiva Isenção de julgamento de valores Descrição de relações entre variáveis Busca de leis gerais de explicação Foco deve ser no desenvolvimento da prática Chega de descrições superficiais e reles cumprimentos de rituais metodológicos Existem outros paradigmas Interpretações de significados Propostas de ação na prática 12
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Desafios são bons! Novas possibilidades Novos cargos – Maior relevância da profissão Novos mercados – Criatividade na produção de serviços Novos ramos de atuação – E os aspectos sociais? Mais $$$ (tomara!) Mas… Maior entendimento do mundo e do papel da contabilidade Mais trabalho e estudo Mais responsabilidade
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OBRIGADO!! 15
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