A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!"— Transcrição da apresentação:

1 Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Relatório de aplicação da parte inicial do projeto

2 Introdução Busca-se através do jornal produzido na escola despertar no aluno o interesse pela investigação de assuntos de sua realidade, buscando subsídios e argumentos para que tomem posição e partido em situações problemas da sociedade. Os domínios da estrutura jornalística trazem ao aluno ferramentas para melhor entender e procurar aprender mais sobre os conteúdos da escola e de sua realidade. O exercício de gerar conhecimento, também pode gerar informação e comunicação, assim também trabalhando a produção jornalística na escola, sistematização das ideias do aluno e interação com os hipertextos, e as estratégias de formação de opinião.

3 Introdução O ser humano adquire conhecimento que varia de acordo com a fonte e a forma como é concebido. O científico, o mítico, filosófico e o senso comum permeiam a sociedade de forma tão indissociável que por vezes confundimos sua veia originária. A comunicação se faz pertinente nesse contexto, a maneira como se transmite as informações geradas por esses saberes influenciam a crença ou não em determinado fato, fenômeno ou acontecimento.

4 Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
A parte inicial do projeto foi explanada para as turmas do 3º ano do E.M. Em um primeiro momento, foram abordados os temas em sala de aula que podem ser trabalhados na disciplina de Geografia e alguns dos temas abordados foram contextualizados; Foi proposto a ideia da criação do jornal e os objetivos; Foram dadas as primeiras instruções de como realizar uma pesquisa e fazer a seleção de matérias.

5 Descrição dos objetivos e do encaminhamento da atividade
Desenvolver no aluno o interesse pela pesquisa aprofundando assim os temas abordados em sala de aula, buscando enriquecer a aprendizagem, a leitura e a escrita, incentivando os alunos a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos de sua realidade, absorvendo como seu município vem se transformando através da urbanização.

6 Objetivos Específicos
Criar o jornal escolar online e impresso e divulgar para a comunidade escolar e local, trabalhando com temas interdisciplinares, através da discussão da realidade do lugar onde vivem, do bairro, da escola. Buscar com que os alunos e a comunidade participem de forma a estabelecerem relações entre o individual e o coletivo; Identificar e tomar consciência da importância das línguas na sociedade; Compreender a diversidade cultural e seus benefícios para o desenvolvimento cultural do país; Contribuir para a formação geral da comunidade enquanto cidadãos proporcionando reflexão sobre meio social no qual estamos inseridos, por meio da pesquisa e da investigação; Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão; Utilizar software que auxiliem na construção do jornal;

7 Encaminhamentos das atividades
Foi apresentada em sala de aula para os alunos a proposta inicial do projeto. Além disso, trabalhei alguns temas ligados a conceitos Geográficos. Depois partimos para as discussões sobre a criação e a montagem de um jornal escolar, por meio de um texto, que trazia muitas contribuições acerca do assunto. E ao final dessas abordagens, pedimos que realizassem uma votação para escolhermos um nome para o jornal da escola.

8 Pontos positivos (receptividade do público-alvo; objetivos de aprendizagem atingidos...)
Os alunos receberam com entusiasmo a ideia do projeto, ficaram bem interessados e alguns mostraram interesse de imediato em colaborar com as atividades propostas, descrevendo algumas habilidades que possuem com softwares, entre outros. Como o projeto ainda está no início, houve muita discussão sobre o assunto, que perdeu um pouco seu foco principal, foi preciso lembrar aos alunos a importância do projeto que tem o seu viés didático, e tem como ponto de partida desenvolver a pesquisa, a leitura a escrita, que devem ser realizadas com criticidade, desenvolvendo assim atitudes de cidadania, levando os alunos a pensarem sobre a realidade em que estão inseridos, nas esferas social economia e política.

9 Pontos a serem reorganizados
Acreditamos que um ponto que pode ser melhorado, pode partir da escola, dos gestores e nós professores é que podemos organizar horários de encontros, e disponibilizarmos algum horário no laboratório de informática da própria escola, para que um grupo de alunos possa se reunir e discutir e elaborar as ideias, além de um ambiente virtual que deve ser criado para que haja essa interação.

10 Análise final Por se tratar da fase inicial desse projeto, os alunos apresentaram boa aceitação e estavam entusiasmados. Pode-se notar que precisaremos abrir neste jornal um espaço para discussão de temas atuais, que sejam também do interesse dos alunos, claro, sem perder o viés didático e o principal objetivo do jornal, mas abordar as temáticas de moda, esporte, estre outros fariam com que os alunos ficassem mais envolvidos com o projeto.

11 Referencial Bibliográfico
Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p , ALVES, A. L. F. TONINI, I. M. O jornal em sala de aula como recurso pedagógico no suporte da educação: a experiência do município de Horizonte - CE. Disponível em: Aula/ html. Acesso em: 02/10/2013. SOUZA, A. S. Álbum: passo a passo de um jornal escolar. Revista Nova Escola. Disponível em: 2/galeria-geografia-cidadania-criticidade-identidade-escolar-premio- victor-civita shtml#ad-image-0. Acesso em: 01/10/2013. FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr, J. Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula. Ed. Contexto, p. 178, 2002


Carregar ppt "Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google