A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Só paraense sabe ....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Só paraense sabe ...."— Transcrição da apresentação:

1 Só paraense sabe ...

2 Tem coisas que só o paraense, seja ele de nascimento ou por adoção, sabe o que é: Passar numa esquina, e salivar só de sentir o cheiro do tucupi, ou da maniçoba, empinar papagaio do cobra; ou fazer pacientemente, com talinhas de palmeira e papel de seda, uma curica pra os filhos brincarem.

3 Paraense joga peteca, não bola de gude, tem seguro contra as mangas que quebram os pára-brisas dos carros, pena que não tem seguro pra cabeça, eu mesma já fui alvo delas...

4 Paraense conhece mato, marés,
conta a estória do boto, moço bonito, mas com um pitiú de peixe, mas que mesmo assim, encanta as moçoilas mais desavisadas nas noites de lua cheia, não sabe o que é pitiú? O paraense sabe!

5 Paraense é carinhoso, chama todo mundo de mano, mana, maninho, fica logo amigo faz almoço, jantar põe logo dentro de casa, eita povo hospitaleiro, fala se não é?

6 Por aqui tomamos açaí pra dormir a sesta,
com farinha d'água ou de tapioca, com açúcar ou sem, com charque, pirarucu ou sem nada só ele purinho, bom que só!

7 Tomamos banho de rio, barrento como o Guamá ou a baía
do Guajará, de rio azul transparente como o Tapajós, de Igarapé Gelado de bater o queixo de frio. Paraense, tem alto verão em julho quando a maioria do Brasil morre de frio e nós por aqui bronzeadérrimos, acentuando a beleza de nossa morenice!

8 Festa! é com a gente mesmo em todo o canto tem um violão, uma música legal, um carimbó, uma guitarrada, um treme terra, botando todo mundo pra dançar.

9 Paraense quando não tem nada pra fazer vai pra beira
do rio ver o pôr do sol vermelho e os pôpôpos passarem, quando está estressado vai pra Salinas, Marapanim, Algodoal, Mosqueiro, Alter-do-Chão, Ponta-de-Pedras, Aramanaí,Pindobal ou ata uma rede na sacada de casa e fica lá de pezinho pra fora esfriando a cabeça .

10 Somos índios, místicos, curandeiros, mas também com
toda esta energia de águas e mata não poderia ser de outro jeito, paraense vai no ver-o-peso, compra ervas faz chá, garrafada, banho de cheiro! Uma delícia! Curas de corpo... e de alma.

11 Somos orgulhosos por sermos assim...
essa mistura morena, brejeira e gostosa, por sermos autênticos, pela cultura que temos, por nosso sangue do índio que a tantos outros se misturou e que nos faz muito... muito especiais!

12 Interpretação musical:
Autoria: Cândida Maria Interpretação musical: Flor do Grão Pará Lucinha Bastos Formatação: Ná Noronha


Carregar ppt "Só paraense sabe ...."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google