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Oficina de Apropriação de Resultados

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados
SABE 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados de MATEMÁTICA

3 Objetivos Analisar e compreender os resultados das avaliações aplicadas no Sistema de Avaliação Baiano da Educação – SABE (constituído pelos programas de avaliação Avalie Alfa e Avalie Ensino Médio).

4 Conhecendo o outro... Formação do grupo!

5 Sistema de Avaliação Baiano da Educação
Edições: 2011, 2012, 2013. Etapas avaliadas em 2013: 2º ano EF; 1ª , 2ª e 3ª séries do EM; Educação Profissional Integrada (2ª, 3ª e 4ª ´serie). Disciplinas avaliadas em 2013 Avalie Alfa: 2º ano do EF em Língua Portuguesa (leitura e escrita) Avalie EM: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.

6 SABE 2013 Matriz de Referência

7 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
PCN Representação e Comunicação Investigação e Compreensão Cont. sócio-cultural

8 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

9 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
PCN Selecionar estratégias de resolução de problemas. MATRIZ Resolver problemas que envolvam a localização de pontos no plano cartesiano. Resolver problemas que envolvam função do 2º grau.

10 Matriz de Referência de Avaliação de Matemática
Espaço e Forma Grandezas e Medidas Números e Operações/ Álgebra e Funções Tratamento da Informação

11 Atividade – Matriz de Referência
PARTE 1 Formação de grupos com 4 pessoas. Cada grupo receberá um número que corresponderá ao tópico a ser explorado: Espaço e Forma Grandezas e Medidas Números e Operações/ Álgebra e Funções Tratamento da Informação Atividade de cada grupo: discutir os conteúdos matemáticos do tópico indicado; elaborar uma ATIVIDADE para sala de aula, para uma das etapas avaliadas, com base em um ou mais conteúdos discutidos. Detalhar cada passo da atividade! Explicar bastante o que cada grupo deve fazer: discutir e elaborar!

12 Atividade – Matriz de Referência
PARTE 2 Com a matriz em mãos, cada grupo deve associar os conteúdos da atividade elaborada com os descritores da matriz. Analise as seguintes questões: Quais os conteúdos abordados na atividade? Quais deles estão presentes na matriz? Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz? Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo sistema. Cada grupo apresentará sua atividade, apontando os conteúdos trabalhados e associando com o currículo e os descritores da matriz.

13 Atividades e Itens

14 Atividades e Itens

15 Atividades e Itens

16 Atividades e Itens

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28 Atividades e Itens

29 Atividades e Itens

30 Atividades e Itens

31 Atividades e Itens

32 Atividades e Itens Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades; O item avalia apenas uma habilidade; Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos; O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha.

33 Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo;
Podem apresentar descrições de habilidades diferentes do que está apresentado no currículo, mas relacionado ao mesmo conteúdo; Apresenta habilidades possíveis de aferir em um teste de múltipla escolha.

34 PERCENTUAL DE ACERTO POR DESCRITOR
SABE 2013 PERCENTUAL DE ACERTO POR DESCRITOR

35 Acerto por Descritor Vamos analisar o percentual de acerto por descritor para cada uma das três séries do Ensino Médio Para cada descritor, temos o percentual de itens que os alunos responderam corretamente no teste

36 Acerto por Descritor Ao observar o percentual de acerto por descritor para cada etapa de escolaridade, vamos ficar atentos: aos descritores que apresentam percentuais mais baixos; ao resultado dos descritores que estão relacionados (por competência, por exemplo).

37 Acerto por Descritor D32 - Associar o gráfico de uma função modular à sua representação algébrica ou vice-versa. Domínio: ESPAÇO E FORMA Competência: Aplicar relações e propriedades

38 Acerto por Descritor D35 - Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz. Domínio: NÚMEROS E OPERAÇÕES/ÁLGEBRA E FUNÇÕES Competência: Utilizar procedimentos algébricos

39 Acerto por Descritor D09 - Resolver problema s que envolvam a distância entre dois pontos no plano cartesiano Domínio: GRANDEZAS E MEDIDAS Competência: Medir grandezas

40 SABE 2013 Análise de itens

41 Análise de Itens ENUNCIADO COMANDO DISTRATORES GABARITO

42 Análise de Itens Ao analisar um item observe os seguintes aspectos:
Qual o descritor avaliado? Qual a resposta correta? Quais são as possíveis estratégias de resolução deste item? Em relação aos distratores, quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado? Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas? Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

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44 Análise de Itens 1. Qual o descritor avaliado? D01 - Resolver problemas que envolvam a localização de pontos no plano cartesiano. (1ª, 2ª e 3ª EM) 2. Qual a resposta correta? Letra E 3. Quais são as possíveis estratégias de resolução? Estudantes devem conhecer o plano cartesiano, sabendo que um ponto é representado por um par ordenado. O primeiro valor representa a abscissa, que se localiza no eixo x, e o segundo, a ordenada que é um valor do eixo y. (...) Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

45 Análise de Itens Devem reconhecer ainda que os eixos nada mais são do que retas numéricas, nesse caso, de números inteiros. A partir daí, os estudantes devem se atentar aos pontos informados no enunciado e procurar no suporte dado as coordenadas que se relacionam a eles. Os estudantes que assinalaram a alternativa E provavelmente consolidaram a habilidade avaliada pelo item.

46 Análise de Itens 4. Em relação aos distratores, quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado? Quando se trata de plano cartesiano, as dificuldades mais comuns dos estudantes estão relacionadas à ordem do par que representa o ponto, que é frequentemente invertida por eles, ou mesmo à orientação dos eixos, o que leva alguns deles a identificarem de forma incorreta a localização dos pontos que têm pelo menos uma das coordenadas negativas. Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

47 Análise de Itens 5. Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas? O conhecimento da reta numérica é diretamente ligado à habilidade de localizar pontos no plano cartesiano, uma vez que esse é composto por duas retas perpendiculares assim como o domínio do conjunto numérico que está sendo utilizado para compor os pares ordenados informados no problema. Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

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49 Análise de Itens 1. Qual o descritor avaliado? D24 - Resolver problemas que envolvam porcentagem. (1ª, 2ª e 3ª EM) 2. Qual a resposta correta? Letra C 3. Quais são as possíveis estratégias de resolução? Os estudantes devem perceber que para determinar a área devastada, é preciso calcular uma porcentagem. Uma estratégia é a transformação da porcentagem 15% no decimal 0,15 e, posteriormente, a multiplicação de 0,15 pela área total, que é de km². (...) Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

50 Análise de Itens Outra forma de se obter os 15%, é calcular separadamente 10% e 5% da área total e, em seguida, somar esses resultados, pois essa pode ser uma operação mais viável para o discente, principalmente quando utilizam o cálculo mental.

51 Análise de Itens 4. Em relação aos distratores, quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado? Os estudantes que assinalaram a alternativa A, possivelmente, pensaram na estratégia de calcular 1% de km² para, posteriormente, encontrarem o valor de 15%, porém, realizaram apenas o primeiro cálculo. Já aqueles que marcaram a alternativa B, provavelmente, equivocaram-se no cálculo da porcentagem multiplicando 0,015 por , calculando 1,5% da área e não 15%. (...) Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

52 Análise de Itens Os estudantes que assinalaram a alternativa D, possivelmente, calcularam a área não devastada, ou seja, 85% de km². Já aqueles que marcaram a alternativa E, provavelmente, não se apropriaram do enunciado e calcularam um acréscimo de 15% sobre a área devastada. Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

53 Análise de Itens 5. Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas? É esperado que um estudante do Ensino Médio tenha desenvolvido um senso crítico sobre a aplicação de porcentagem, interpretando-a nos diversos contextos nos quais pode estar inserida. Para isso, é essencial que eles tenham se apropriado dos conceitos de porcentagem, associando seu símbolo a uma fração, bem como desenvolver estratégias de cálculo com números racionais. Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens

54 Intervalos da Escala de Proficiência – Níveis
SABE 2013 Intervalos da Escala de Proficiência – Níveis

55 Atividade – Escala de Proficiência
Formação de grupos com 4 pessoas. Atividade de cada grupo: discutir e associar o desenvolvimento das habilidades em cada padrão de desempenho (ordem de desenvolvimento); buscar habilidades semelhantes em cada nível, observando o desenvolvimento dos estudantes. Explicar bastante o que cada grupo deve fazer: discutir e elaborar!

56 Níveis de Proficiência
MATRIZ D20 - Resolver problemas com números reais, envolvendo os diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) MUITO CRÍTICO 250 – 300: Resolvem problema com números naturais de até dois algarismos, envolvendo diferentes significados da adição. 300 – 350: Calculam adição com números naturais de três algarismos, com reserva 350 – 400: Calculam o resultado de uma subtração com números de até quatro algarismos, com reserva 400 – 450: Calculam resultado de subtrações mais complexas com números naturais de quatro algarismos e com reserva

57 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática
Ensino Médio Muito Crítico: até 450 pontos Crítico: de 450 até 550 pontos Básico: de 550 até 650 pontos Avançado: acima de 650 pontos

58 MUITO CRÍTICO: até 450 pontos
2EM A 11,2% B 7,5% C 11,0% D (GAB) 58,0% E 10,9%

59 CRÍTICO: de 450 até 550 pontos 1EM A 15,1% B 12,7% C (GAB) 55,2% D
9,0% E 6,4%

60 BÁSICO: de 550 até 650 pontos 3EM A 47,2% B 9,5% C 18,4% D (GAB) 14,7%
9,2%

61 AVANÇADO: acima de 650 pontos
3EM A 32,1% B 28,7% C 18,6% D (GAB) 11,2% E 8,5%

62 SABE 2013 RESULTADOS

63 RESULTADOS Resultados por Estado, Regional e Escola Proficiência média
Participação Percentual de estudantes por padrão Resultados de proficiência média e percentual por padrão de desempenho Percentual de estudantes por nível de proficiência

64 RESULTADOS

65 RESULTADOS

66 PARTICIPAÇÃO Acima de 80% Generalizar o resultado
Qual o percentual de participação na escola? Se sim, porque não fizeram a avaliação? Abaixo de 80% O número de alunos previstos é o mesmo dos alunos frequentes? Se não, quais os motivos para essa diferença?

67 Resultados de uma MESMA ETAPA em CICLOS DIFERENTES
A proficiência tem oscilado em cada avaliação realizada? Como a proficiência tem oscilado nas edições do projeto? Tem sido realizado um trabalho em relação às metodologias e às práticas pedagógicas ao longo desses anos? São feitas intervenções pela direção e coordenação da escola, em relação ao planejamento escolar?

68 Resultados de uma MESMA ETAPA em CICLOS DIFERENTES
De acordo com os níveis de proficiência e os resultados alcançados, quais são as habilidades desenvolvidas pelo grupo de estudantes? Os estudantes alcançaram as habilidades esperadas no desenvolvimento deles para essa etapa de escolaridade? Como pode ser observado o processo de progressão dos estudantes de uma determinada etapa de escolaridade? Busque compreender qual a diferença entre as habilidades desenvolvidas pelos estudantes de um ano para o outro.

69 Resultados de uma MESMA ETAPA em CICLOS DIFERENTES
Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de sua regional ou escola? Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento deles nas edições do projeto? Em 2013, os estudantes mudaram de Padrão de Desempenho em relação à(s) avaliação(ões) anterior(es)?

70 Resultados de DIFERENTES ETAPAS - 2013
A proficiência dos estudantes desta regional (ou escola) tem aumentado a cada etapa de escolaridade avaliada? Os estudantes têm desenvolvido habilidades mais complexas de uma etapa de escolaridade avaliada para outra mais avançada? (para isso, consulte a proficiência média e a descrição dos padrões de desempenho)

71 Resultados de DIFERENTES ETAPAS - 2013
Que habilidades são desenvolvidas pelos estudantes? Como percebemos o desenvolvimento dos estudantes em cada etapa de escolaridade avaliada, ao observar a distribuição por padrão de desempenho. A cada etapa de escolaridade avaliada, o percentual de estudantes em padrão de desempenho mais baixos têm aumentado?

72 SABE 2013 Obrigada pela atenção!


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