A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO
Criança vai à escola para Brincar. Brincar e Jogar. Professor deve fazer intervenções intencionais.

2 GÊNESE DA IMAGEM DO CORPO
Elaborada a partir do quadro sinóptico proposto no livro Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem de Vitor da Fonseca.

3 RECÉM NASCIDOS Postura: Em flexão. Hipotomia da Coluna.
Hipertonia dos Membros.

4 1 ANO Postura: Sentado. Hipertonia da coluna.

5 2 ANOS Postura: Bípede.

6 RECÉM NASCIDOS Motricidade: Marcha reflexa. Reflexo de suspensão.
Reflexo de reptação.

7 1 ANO Motricidade: Reptação. Quadrupedia.

8 2 ANOS Motricidade: Autonomia da marcha; Marcha correta;
Corre com dificuldades de equilíbrio; Motricidade sincrética e simétrica.

9 RECÉM NASCIDOS Preensão: Reflexo e preensão (grasping reflex).

10 1 ANO Preensão: Preensão cúbito palmar. Preensão em garra.
Os objetos passam de uma mão para outra. Pronação e supinação. Manipulação de objetos. 1 ANO

11 2 ANOS Preensão: Preensão fina; Aponta com o indicador.

12 RECÉM NASCIDOS Linguagem: Grito e choro acompanhandos de hipertonia.
Lalações.

13 1 ANO Linguagem: Início da compreensão das palavras. Ecolália.
Ecomímia. Separação do Eu e do Não-Eu. Frases de três palavras

14 2 ANOS Linguagem: Associa duas palavras;
Compreensão de instruções e direções; Compreensão dos advérbios de lugar; Para nomear uma imagem.

15 RECÉM NASCIDOS Personalidade: Sentimento nulo.
Reação de prazer na nutrição, no banho quente e nas alterações de equilíbrio. Boca e ânus como meio de comunicação exterior. Dorme 19h em 24. Higiene reflexa.

16 1 ANO Personalidade: Distingue as pessoas conhecidas;
Comunicação não verbal; Controle variável dos esfincteres; Período sensório motor; Atividade global difusa.

17 2 ANOS Personalidade: Dorme 12h em 24;
Condutas higiênicas elementares adquiridas; Chama-se pelo próprio nome; Reconhece sua imagem no espelho e em fotografia; Atividade lúdica.

18 RECÉM NASCIDOS Desenho do corpo:

19 1 ANO Desenho do corpo:

20 2 ANOS Desenho do corpo:

21 3 – 4 ANOS Postura: Controle automático.
Automatismo postural integrado.

22 5 – 7 ANOS Postura:

23 8 – 9 ANOS Postura:

24 10 – 13 ANOS Postura:

25 3 – 4 ANOS Motricidade: Dominância lateral.
Corre, salta e evolui ao pé-coxinho. Aparecimento do sentido das posições e das direções no espaço em relação com o corpo.

26 5 – 7 ANOS Motricidade: Aperfeiçoamento da coordenação geral.
Galopa e trota. Domina a bicicleta e os patins. Aprende a nadar. Aperfeiçoamento perceptivo-motor. Recebe e devolve os objetos. Aquisições gnopráxicas. Gnosia da lateralalidade.

27 8 – 9 ANOS Motricidade: Aprendizagens lúdicas e recreativas.
Jogos e orientação. Valorização dos fatores de execução e controle de movimento.

28 10 – 13 ANOS Motricidade: Domínio da atividade psicomotora.
Conscientização corporal. Aprendizagens desportivas e expressivas. Automatização dos movimentos aprendidos. Capacidade de inibição voluntária. Ajustamento das condutas.

29 3 – 4 ANOS Linguagem: Aparecimento da função simbólica.
Imitação diferida. Estruturação espacial e temporal dos acontecimentos. Reconhece o nome das diferentes partes do corpo.

30 5 – 7 ANOS Linguagem: Enriquecimento do vocabulário. Faz perguntas.
Usa conjunções. Percebe preposições. Aprende a ler. Fala sem articulação infantil.

31 8 – 9 ANOS Linguagem: Estruturação lógica da linguagem.
Coordenação das ações por sistemas mais coerentes e reversíveis. Aprendizagens escolares automatizadas. Interesse por leitura.

32 10 – 13 ANOS Linguagem: Desenvolvimento da capacidade de abstração.
Perfeição semântica. Aprendizagem de língua estrangeira. Importância do diário e da correspondência. Predisposições culturais.

33 3 – 4 ANOS Preensão: Manipulação construtiva.
Constrói torres com cubos. Desenvolvimento das praxias.

34 5 – 7 ANOS Preensão: Aperfeiçoamento da motricidade fina.
Praxias elementares e utilitárias. Escreve. Manipula objetos e constrói estruturas. Faz modelagem. Mão instrumento de criação.

35 8 – 9 ANOS Preensão: Interesse por atividades construtivas complexas.
Dissociação de movimentos. Supressão das sincinesias e das paratonias.

36 10 – 13 ANOS Preensão: Desenvolvimento das relações visão-preensão.
Construção e composição de objetos. Melhoramentos da estruturação espacial.

37 3 – 4 ANOS Personalidade: Assimilação do real ao eu.
Cópia de atitudes. Usa corretamente a colher. Calçar-se Recreia-se com brinquedos. Adapta-se a situações novas.

38 5 – 7 ANOS Personalidade: Independência da mãe, no vestuário, na nutrição e na higiene. Veste-se sem ajuda. Condutas sociais. Joga cooperativamente. Utilização dos primeiros conceitos.

39 8 – 9 ANOS Personalidade: Desenvolvimento da sociabilidade.
Binomio afetivo. Formação de grupos. Liderança e submissão. Desenvolvimento da curiosidade e da responsabilidade.

40 10 – 13 ANOS Personalidade: Desaparecimento do egocentrismo.
Desejo de participação social. Interesse pelo sexo oposto. Responsabilidade social. Desejo e integração social.

41 3 – 4 ANOS Desenho do corpo: Bonhomme – Bizarro.

42 5 – 7 ANOS Desenho do corpo:
Bonhomme perfil – Pormenores de vestuário.

43 Melhores proporções corporais.
8 – 9 ANOS Desenho do corpo: Melhores proporções corporais.

44 10 – 13 ANOS Desenho do corpo: Introdução de fatores sociais.

45 1 ano

46 2 anos

47 3 anos

48 4 anos

49 5 anos

50 6 anos

51 7 anos

52 11 anos


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google