A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs."— Transcrição da apresentação:

1 Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL)

2 Popularidade dos MOOCs

3 Importância dos MOOC/SPOCs na qualidade pedagógica Nas áreas tecnológicas (TIC, especialmente), eficácia pedagógica é muito baixa. Elevadas percentagens de alunos não têm sucesso. Modelo uni-direccional tem sucesso limitado Problemas similares existem em outras áreas Mudança de paradigma: – Aprendizagem passiva -> Aprendizagem activa – Utilização de novas tecnologias: vídeos, redes sociais – Blended learning, flipped classroom – Aprendizagem à distância

4 Importância do E-learning no desenvolvimento social Acesso generalizado à educação é chave para o desenvolvimento sustentável da economia, para o diálogo cultural e para a paz Existência de recursos abertos democratiza o ensino, e cria condições para o diálogo e o desenvolvimento Alteração dos modelos de ensino, mais equalitários e adaptados a uma nova população

5 Debate sobre a importância dos MOOCs Entusiasmo exagerado sobre o papel dos MOOCs Baixas taxas de aprovação MOOCs irão desresponsabilizar o governo, e reduzir o financiamento Professores serão menos importantes no processo de aprendizagem Alteração profunda do modelo económico do ensino Educação de elevada qualidade acessível a qualquer um

6 Sistemas de aprendizagem à distância (MOOCs) Não substituem a vivência de uma grande universidade Têm baixas taxas de sucesso, globalmente Elevado custo de desenvolvimento mas Podem ser usados como complementares ao ensino presencial Alargam a área de influência da universidade São um meio eficaz de divulgação do potencial da universidade

7 Especificidades do universo luso/espanhol Cobre uma fracção significativa do globo Cursos em Português/Espanhol podem ser competitivos em Africa e América do Sul Alargam a zona de influência das universidades de Portugal, Brasil e Espanha São um mecanismo eficaz de divulgação Podem ser usados para melhorar a eficácia dos cursos presenciais

8 Questões em aberto Que língua? Que disciplinas? Que plataforma? Que parceiros? Que orçamento? Que modelo de funcionamento? Que modelo de negócio?

9 Língua dos MOOCs Usar Português (Espanhol) vs. Inglês: Vantagens: – Menor competição num mercado menos saturado – Maior facilidade na produção de conteúdos – Maior acessibilidade em Africa e América do Sul Desvantagens: – Menor impacto global – Mais díficil integração em plataformas existentes

10 Que disciplinas? Disciplinas básicas (1º ciclo) em Português – Matemática, Física, Química, Informática, Electrónica, Biologia Disciplinas avançadas (Doutoramento) em Inglês: – Fusão nuclear – Engenharia de tecidos – Protecção radiológica – Lasers intensos – Sistemas distribuídos – Agentes inteligentes – Engenharia de petróleos

11 Plataformas e Parceiros

12 Orçamento e infraestrutura Orçamento mínimo de 20.000-30.000 euros / curso Disponibilização de estúdio e pessoal para filmagem/edição dos conteúdos Equipa para manutenção do site Equipa para organização dos cursos (MOOCs) – Só necessário nos cursos que funcionarem como MOOCs (uma minoria) – Podem ser bolseiros/alunos

13 Modelo de funcionamento e negócio Criação de um conjunto de cursos, 1 e 2º ano do 1º ciclo Disponibilização dos conteúdos on-line, como material de apoio Funcionamento como MOOC apenas em casos específicos, baseados em acordos Investimento recupera-se em: – Imagem e divulgação – Melhoria do rendimento dos alunos – Novos alunos e projectos


Carregar ppt "Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google