A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Neurociências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Neurociências"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Prof. Dr. João Quevedo Laboratório de Neurociências UNESC

2 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas As doenças neuropsiquiátricas, que incluem a esquizofrenia, transtornos de humor e autismo, afetam o pensamento e emoções. São a principal causa de incapacitação na América do Norte e Europa.

3 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas O impacto nos indivíduos, familiares e na sociedade é grande, pois estas doenças surgem geralmente na fase adulta e duram a vida inteira. Não houve grandes avanços no tratamento da esquizofrenia nos últimos 50 anos e da depressão nos últimos 20 anos. Surgiram tratamentos com medicamentos

4 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Alguns pacientes não toleram ou não respondem adequadamente ao tratamento com determinados medicamentos. Esta heterogeneidade ressalta a necessidade de um maior entendimento das origens destas doenças. Desafio: base genética, molecular e celular

5 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Doenças neuropsiquiátricas podem ser resultado de uma perturbação nos circuitos neurais. Um defeito no desenvolvimento, estrutura anatômica e funcional ou na dinâmica destes circuitos pode levar a uma série de sintomas. Dada a complexidade dos circuitos neurais, existem inúmeras maneiras possíveis de perturbá-los ou até mesmo interrompe-los.

6 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Milhares de genes estão envolvidos na regulação do desenvolvimento e função neural. Distúrbios na estrutura e função de um ou mais destes genes podem levar a vários e complexos fenótipos neuropsiquiátricos.

7 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Mutações genéticas, mudanças epigenéticas e outras lesões celulares e morfológicas cerebrais Podem convergir em distúrbios num dado circuito Resultar em manifestações clínicas comuns Que levam ao mesmo diagnóstico clínico

8 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas A maioria dos genes envolvidos nos principais transtornos psiquiátricos ainda não foram identificados e os modelos animais para estas doenças são limitados. Para muitos pacientes, os transtornos psiquiátricos são devidos à variabilidades genéticas que são compartilhadas por membros afetados de uma família.

9 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Qual é a melhor estratégia para descobrir as causas biológicas dos transtornos psiquiátricos? Genômica e análise de circuitos Genômica é a combinação de sequenciamento em grande escala com análise sistemática computacional de genomas.

10 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Nos últimos dois anos, o sequenciamento do genoma humano tornou-se significativamente mais rápido e menos dispendioso. Uma nova visão da base genética dos transtornos psiquiátricos vem de uma recente análise do número de cópias de genes mutantes presentes em pacientes com autismo, esquizofrenia e Transtorno do Humor Bipolar (THB).

11 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas A maioria dos genes neurais até então identificados como mutantes foram observados uma única vez, sugerindo que o total de genes cuja desregulação pode resultar em doenças mentais graves é pelo menos várias centenas. Mutações em genes diferentes podem causar o mal funcionamento de circuitos neurais em transtornos psiquiátricos.

12 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Análise de circuito é o estudo da estrutura, função e desregulação dos circuitos neurais. Depressão  pré-frontal Ansiedade  amígdala TOC  estriado

13 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Marcadores biológicos para as disfunções nos circuitos neurais envolvidos nos transtornos mentais são necessários. A fim de elucidar a base anatômica de cada doença para poder prestar diagnósticos mais objetivos e melhores respostas aos tratamentos

14 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Métodos de rastreamento de conexões neurais em seres humanos usando tensor de difusão de imagem. Análise de modificações da expressão gênica e epigenética em cérebro de animais e de humanos.

15 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas A medida em que novas variações genéticas para transtornos psiquiátricos são descobertas, será possível introduzir estas mutações em modelos animais para tentar elucidar a patogênese desses transtornos. Identificar os elementos centrais da desregulação dos circuitos neurais e conceber um novo tratamento.

16 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Projeto  combinação desses dois conjuntos de ferramentas Objetivo de fornecer genomas de pacientes com doenças psiquiátricas graves. Autismo, esquizofrenia, THB, depressão maior.

17 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas O custo do tratamento e das pesquisas em transtornos neuropsiquiátricos é muito elevado. Esquizofrenia  uma combinação de delírios, alucinações, embotamento afetivo e perda das funções cognitivas exemplifica muitos dos desafios lançados às pesquisas em transtornos neuropsiquiátricos.

18 Uma intervenção precoce levaria a melhores resultados.
III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Ainda não se compreendeu totalmente a relação entre os sintomas da esquizofrenia e a fisiopatologia da mesma. Uma intervenção precoce levaria a melhores resultados. Um melhor entendimento biológico é essencial para melhorar diagnósticos e terapias.

19 III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Trabalhos em genética estão indicando genes não específicos para a esquizofrenia, tendo associação com THB e autismo. Sugerindo que as fases iniciais dos transtornos psiquiátricos sejam multivalentes. Reforçando a esperança de detecção precoce, juntamente com os fatores ambientais, possibilitando a prevenção da doença.

20 Transtornos psiquiátricos: Fatores genéticos + Fatores ambientais
III Escola de Inverno em Neurociências O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas Transtornos psiquiátricos: Fatores genéticos + Fatores ambientais Para a esquizofrenia, cerca de 80% são fatores genéticos e os outros 20% são influência direta de fatores ambientais.

21 Obrigado! III Escola de Inverno em Neurociências
O Futuro das Pesquisas Psiquiátricas “Trabalhamos sob determinadas suposições. Por exemplo: que o conhecimento seja possível”. (Nietzsche) Obrigado! ppt by Amanda V. Steckert

22 Inscrições: www.unesc.net/cerebroemente


Carregar ppt "Laboratório de Neurociências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google