A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
PROF. CAROLINA SPINOLA

2 A Evolução do Conceito de Empreendedorismo
Idade Média Na Idade Média o termo empreendedor definia aquele indivíduo que era responsável pela administração dos grandes projetos de construção financiados pelo governo Ex: Marco Polo

3 A Evolução do Conceito de Empreendedorismo
Nesses tempos precapitalistas, o termo ainda não designava o fabricante nem o vendedor ou o negociante, mas o ato pelo qual o monarca ou uma instituição pública ou semipública firmava um contrato com uma pessoa, afortunada ou qualificada, para construir um prédio público qualquer (MENDES, 2009, p. 3).

4 A Evolução do Conceito de Empreendedorismo
Richard Cantillon ( ) - Ensaio sobre a natureza do comércio em geral, obra escrita por volta de 1730 e publicada anonimamente em 1755. “O empreendedor é aquele que assume riscos ao comprar serviços ou componentes por preço certo com a intenção de revendê-los mais tarde a um preço incerto.”

5 A Evolução do Conceito de Empreendedorismo
Jean-Batiste Say ( ) “uma pessoa que era capaz de transferir a produtividade de uma determinada área onde ela seria alta para uma outra onde ela era baixa”

6 O empreendedorismo por Schumpeter
Para Schumpeter  (1988), são aqueles indivíduos que aproveitam qualquer boa oportunidade que muitas vezes não são percebidas por outras pessoas ou mesmo criam oportunidades por meio da imaginação e ousadia.

7 O empreendedorismo por Peter Drucker
Empreendedores procuram por mudanças. Olhe para cada janela perguntando-se: Isso poderia ser uma oportunidade? Não perca algo somente porque não faz parte de seu planejamento. O inesperado é freqüentemente a melhor fonte de inovação. Nada fracassa tanto quanto o sucesso. Você deve sempre se perguntar: ”se eu já não estivesse nesse negócio, eu ingressaria nele hoje?”. .

8 O empreendedorismo por Peter Drucker
O abandono de negócios e práticas deve ser exercido sistematicamente. Você pode estabelecer, por exemplo, que haverá uma reunião de abandono toda primeira segunda- feira do mês

9 O empreendedorismo por Peter Drucker
Idéias são como bebês: nascem pequenas, imaturas, sem forma. São mais promessas do que realizações. Por isso, o executivo da organização inovadora não diz: “Que idéia fantástica” Ele pergunta: “O que é preciso fazer para transformar essa idéia em uma oportunidade?” O executivo da organização inovadora sabe que muitas idéias acabam mostrando-se sem sentido e que é preciso correr riscos para converter uma pequena idéia em uma grande inovação

10 O empreendedorismo por Peter Drucker
Da mesma forma que empreendimento exige administração empreendedora, isto é, práticas e diretrizes dentro da empresa, também exige práticas e diretrizes exteriores, no mercado. Ele requer estratégia empreendedora.

11 O empreendedorismo por Peter Drucker
A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. Ela pode ser apresentada como uma disciplina, ser aprendida e praticada.

12 O empreendedorismo por Peter Drucker
Os empreendedores precisam buscar com propósito deliberado, as fontes de inovação, as mudanças e seus sintomas que indicam oportunidades para que uma inovação tenha êxito. Os empreendedores precisam conhecer e por em pratica os princípios da inovação bem- sucedida

13 O empreendedorismo por Peter Drucker
A inovação baseada no conhecimento é a “superestrela” do espírito empreendedor. Ela ganha a publicidade. Ela ganha o dinheiro. Ela é o que as pessoas normalmente querem dizer quando falam sobre inovação. Naturalmente, nem toda inovação baseada em conhecimento é importante. Algumas são verdadeiramente triviais. Mas, dentre as inovações que fizeram história, as inovações baseadas em conhecimento se sobressaem bastante.

14 O empreendedorismo por Peter Drucker
Empreender é uma iniciativa “arriscada”, principalmente porque tão poucos dos assim chamados empreendedores sabem o que estão fazendo. Falta a eles metodologia. Eles violam regras elementares e bem conhecidas. Isso é especialmente verdadeiro no caso dos empreendedores de alta tecnologia.

15 O empreendedorismo por Peter Drucker
Inovações baseadas em uma idéia brilhante provavelmente são mais numerosas do que todas as demais categorias. No entanto, idéias brilhantes são as mais arriscadas e as e as menos bem-sucedidas fontes de oportunidade inovadoras.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google