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TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas

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Apresentação em tema: "TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas
SESSÃO INFORMATIVA TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas

2 Ação Integrada do IDE-RAM 2007-2013
Através do DLR 22/2007/M, de 7 de Dezembro, o IDE-RAM definiu as linhas orientadoras para a sua atuação no período de , numa gestão integrada dos diferentes instrumentos de apoio ao tecido empresarial: Investimento Funcionamento Financiamento Sistemas Incentivos SI Funcionamento Linhas de Crédito

3 Coordenação integrada de intervenção nas empresas
IDR CEIM AREAM UMA Empresas IDE-RAM DRCIE SRTT DRI DRA SDM M-ITI

4 E ASSUMINDO COMO COMPROMISSO:
MAIS QUALIFICAÇÃO = MAIS CONHECIMENTO MAIS CONHECIMENTO = MAIS INOVAÇÃO MAIS INOVAÇÃO = MAIS DIFERENCIAÇÃO MAIS DIFERENCIAÇÃO = MAIS GANHOS PRODUTIVIDADE MAIS GANHOS PRODUTIVIDADE= MAIS CRESCIMENTO

5 INSTRUMENTOS DE APOIO 2007-2013
Instrumentos de apoio ao Investimento EMPREENDINOV II - Portaria n.º 146/2009. SIRE II - Portaria n.º 147/2009 QUALIFICAR + III - Portaria n.º 58/2010. SI TURISMO II - Portaria n.º 149/2009 + CONHECIMENTO II - Portaria n.º 82/2011 Instrumentos de apoio ao Financiamento Linha de crédito às Micro e Pequenas empresa Linha de apoio à Recuperação Empresarial Linha de crédito PRO-INVEST Instrumentos de apoio ao Funcionamento SI FUNCIONAMENTO III – Portaria n.º 128/2012

6 SI TURISMO II Objectivo
O Sistema de Incentivos SI-TURISMO, tem por objetivo apoiar as empresas (PME e Não PME) do sector do turismo que desenvolvam projetos de investimento integrados e inovadores, que: Incidam, preferencialmente, em fatores dinâmicos da competitividade e Potenciem a desconcentração, diversificação e requalificação da oferta turística.

7 Direcção Regional do Turismo
O SI-TURISMO centra a sua intervenção num modelo integrado, promovendo o desenvolvimento dos seguintes produtos turísticos estratégicos : Turismo de Natureza Sol e Mar Saúde e Bem-Estar Touring Cultural e Paisagístico Turismo Náutico Golfe Turismo de Negócios Direcção Regional do Turismo

8 Taxa e Natureza do Incentivo
Taxa base de 40% + Majorações (5% Maj. Regional + 5% Maj. Património classificado / Distintivo turístico da qualidade ambiental). Incentivo Não Reembolsável – Investimento Elegível em Fatores Dinâmicos da Competitividade Incentivo Reembolsável – Investimentos Essenciais à Atividade Co Intervenção Garantia Mútua Linha de Crédito PRO INVEST

9 Organismos Coordenador
Instituto de Desenvolvimento Empresarial da RAM Organismos Especializado Direção Regional do Turismo Organismos Técnicos Direção Regional de Informática Direção Regional do Comércio, Industria e Energia Agência Regional da Energia e Ambiente da RAM Direção Regional do Ambiente Direção Regional do Turismo

10 Aprovações Aprovações até 31/10/2012 N.º Proj.
Investimento Elegível (euros) Total de Incentivo (euros) FEDER (euros) Criação de Emprego Instrumentos de Apoio ao Investimento 269 ,28 ,65 ,46 1031 SI-Turismo 39 ,06 ,26 ,52 183 % 14,5% 30,4% 23,2% 17,7% Nota: Inv. em promoção, divulgação e marketing, tecnologias de informação, eficiência energética, certificação de sistemas de gestão da qualidade e promoção internacional.

11 FINANCIAMENTO COMPLEMENTAR
GESTÃO INTEGRADA DOS INSTRUMENTOS DE APOIO Emissão de Garantias para efeitos de pedidos de pagamento Financiamento Bancário – Linha de crédito SI TURISMO II Assegurar a cobertura financeira do projeto de investimento Viabilizar os pedidos de pagamento FINANCIAMENTO COMPLEMENTAR

12 LINHA DE CRÉDITO PRO INVEST
Objetivos Financiar projetos aprovados no âmbito dos sistemas de incentivos do PO INTERVIR+ , promovendo a complementaridade entre os instrumentos de apoio ao investimento e ao financiamento. IDE-RAM – Entidade Gestora; Banca e SGM – Entidades que manifestarem interesse em subscrever o Aditamento ao Protocolo.

13 Prospetiva para Reforçar a cooperação inter-regional e internacional: Protocolo com Instituições Nacionais e Internacionais; Salto qualitativo e aconselhamento das empresas Fomentar o investimento em f.d.c. e sua maior especialização; Estimular uma cultura regional para a qualidade; Apostar na requalificação do Turismo;

14 Madeira mais competitiva – que oportunidades
Hospitalidade; Clima; Segurança; Gastronomia; Produtos tradicionais; Vinho Madeira; Levadas / Turismo natureza / Floresta Laurissilva; Património cultural; Porto Santo – eleita uma das sete maravilhas de Portugal.

15 Conservar e acrescentar valor ao património natural e cultural
TURISMO Ferramenta no desenvolvimento sustentável global Diferenciação da oferta e Qualidade do serviço Reduzir a sazonalidade Identificar áreas prioritárias de actuação Reorganização e modernização do conceito tradicional do turismo Oferecendo experiências únicas e autênticas, que aproximem o turista da natureza, da nossa cultura e da nossa Gente .

16 OBRIGADO PELA VOSSA PRESENÇA José Jorge dos Santos F. Faria
Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira Avenida Arriaga, Edifício Golden Gate, nº 21, 3º andar Funchal Telefone: Data: 13/11/2012 Fax: Web:


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