A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EcoDomus José Moreno (aluno) Hugo Calisto (aluno) Nelson Martins (Gestão de Energia, Análise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EcoDomus José Moreno (aluno) Hugo Calisto (aluno) Nelson Martins (Gestão de Energia, Análise."— Transcrição da apresentação:

1 A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EcoDomus José Moreno (aluno) Hugo Calisto (aluno) Nelson Martins (Gestão de Energia, Análise Energética de Processos, Mecânica dos Fluidos) José Simões (Desenho Técnico, Desenho Construção Mecânica, Concepção e Fabrico Assistidos por Computador; Prototipagem Rápida) Afélio Departamento de Engenharia Mecânica – Universidade de Aveiro Tomou-se como ponto de partida o projecto de arquitectura de uma vivenda unifamiliar a construir em Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro. O projecto parte de uma moradia existente, que é em grande medida reconstruída, sendo contudo preservados elementos da construção original, prevendo uma tipologia T4, com uma área útil total de 333 m 2 distribuídos por dois pisos. A intervenção da equipa EcoDomus centrou-se na análise do desempenho do edifício sob o ponto de vista energético, sendo propostas e analisadas (técnica e economicamente) medidas, sobretudo passivas, de aproveitamento de energia do sol. No final chegamos a uma solução com consumos energéticos muito abaixo dos valores impostos pelo regulamento em vigor (36.5% do consumo máximo no Inverno e 15.5% do consumo máximo no Verão), sendo que, mesmo estes valores, são supridos em grande medida por sistemas de aproveitamento de energia solar (56% no Inverno e 100% no Verão).

2 OPÇÕES TOMADAS foto ACTIVIDADES ESCALÃO Desenvolvimento um protótipo da vivenda (maqueta de estudo). Análise do desempenho usando software comercial de avaliação da conformidade com o RCCTE (ACEPE) Estudo do impacto de soluções do tipo passivo sobre o desempenho térmico usando o software referido Estudo de viabilidade de uma solução de aquecimento ambiente e produção de AQS baseada na utilização de colectores solares e piso radiante (usando o software RetScreen ® ) Estudo e anteprojecto de sistema de ventilação com tubos enterrados para arrefecimento na estação quente e ventilação ao longo do ano (usando software próprio). Estimativa de custos (usando o programa de orçamentação - Gerador de Preços Top 2004.1 da Cype Eng.) Análise económica das soluções propostas ( cálculo de indicadores VAL, TIR, TRI) Situação de partida: cumprimento requisitos mínimos do RCCTE, aquecimento usando caldeira a gasóleo. Ausência de sistema de arrefecimento. Isolamento extra da envolvente exterior ( 6 cm EPS) e da cobertura (10 cm de EPS) Isolamento extra da cobertura Caixilharia em madeira com vidro duplo (5 mm + 10 mm ar + 5 mm) Estores exteriores e palas de sombreamento Colectores solares CPC para aquecimento ambiente por piso radiante e fornecimento de AQS. (18 m 2 ) Sistema de ventilação enterrado para arrefecimento no período de Verão e renovação do ar todo o ano. Afélio

3 FOTOS ESCALÃO Afélio

4 FOTOS ESCALÃO Afélio


Carregar ppt "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EcoDomus José Moreno (aluno) Hugo Calisto (aluno) Nelson Martins (Gestão de Energia, Análise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google