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Escola Secundária Quinta do Marquês www.esec-qta-marques.rcts.pt
Projecto de Auto-Avaliação da Escola: Primeiros Resultados Julho de 2011 Escola Secundária Quinta do Marquês
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Evolução das Sociedades - Reforço de Funções -
Projectos Processos Organizações Indivíduos Planeamento Responsabilização Inovação Avaliação traduzindo a exigência da Qualidade
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Auto-avaliação da Escola
Implementação de procedimentos de monitorização e avaliação mais sistemáticos, rigorosos e objectivos.
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Avaliação da Escola e do seu Projecto
• os resultados da análise da informação recolhida na melhoria da organização e do funcionamento como base de reflexão sobre o próprio projecto,conduzindo a alterações pontuais no decurso da sua realização ou a elementos que integrarão o projecto seguinte; • indicadores e instrumentos de recolha de informação adequados; — a avaliação interna, utilizando: Prevê dois dispositivos: • que inclui a componente oficial que assegura o respeito do serviço público (inspecção). — a avaliação externa,
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Auto-avaliação
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Equipa de Auto-Avaliação
Edite Gomes – professora Henrique Almeida – aluno Fernanda Gonçalves / Ana Cristina Esteves – encarregada de educação Isabel Cristina Santos - assistente operacional José Manuel Conceição – professor Júlia Tainha – directora Noémia Cunha - assistente técnica Olga Afonso - professora Raul Castelão – professor Rita Cabrita - aluna
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Dimensão da intervenção
3.º Ano Consolidação 4.º Ano Prestação de Contas 1.º Ano Diagnóstico Sensibilização 2.º Ano Acção Dimensão Pedagógica Avaliação Intermédia Avaliação Final 7
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Algumas Questões Metodológicas (I)
● Falta de experiência da EAA ● Dificuldade de compatibilização de horários ● Deficiências nos instrumentos ● Dificuldade na aplicação dos critérios de pontuação
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Algumas Questões Metodológicas (II)
● Concepção e organização exaustiva do processo de inquérito ● Mobilização dos inquiridos ● Participação empenhada de elementos de apoio (DT, professores, Biblioteca) ● Monitorização do processo ● Apoio da Another Step
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O Modelo CAF e o Modelo da IGE
1. Liderança 3. Pessoas 2. Planeamento e Estratégia 4. Parcerias e Recursos 5. Processos 7. Resultados para as pessoas 6. Resultados para o Cidadão (Cliente) 8. Impacto na Sociedade 9. Resultados de Desempenho Chave Critérios de Meios Critérios de Resultados Aprendizagem e Inovação 4. Liderança 2. Prestação Serviço Educativo 3. Organização e Gestão escolar 1. Resultados 5. Auto-regulação e Melhoria
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Questionários – Taxa de adesão
Copy/Paste (T- Utilizar tema de destino) Altura do Gráfico = 8,5cm Alterar legenda em conformidade 11
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Questionários –Pessoal Docente
Copy/Paste (T- Utilizar tema de destino) Altura do Gráfico = 10cm 12
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Questionários – Pessoal Não Docente
Copy/Paste (T- Utilizar tema de destino) Altura do Gráfico = 10cm 13
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Questionários – Alunos
Copy/Paste (T- Utilizar tema de destino) Altura do Gráfico = 10 cm 14
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Questionários – Pais/Enc. Educação
Copy/Paste (T- Utilizar tema de destino) Altura do Gráfico = 10 cm 15
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Questionários – Resultados Globais
Copy/Paste (T- Utilizar tema de destino) Altura do Gráfico = 10cm 16
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Algumas Conclusões (I)
● Boa imagem da escola na comunidade ● Boa satisfação dos alunos (67 a 87 pontos em 100) ● Boa satisfação dos EE (≥ 80 pontos em 100) ● Avaliação positiva da escola pelos docentes ● Preocupação central com o sucesso dos alunos ● Estabilidade da equipa de gestão ● Existência de planeamento articulado e monitorização com análise de processos e resultados ● Preocupação com formação e actualização dos profissionais
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Algumas Conclusões (II)
● Grau de satisfação mitigado dos assistentes operacionais, que se não sentem, por vezes, apoiados e respeitados ● Falta de comunicação entre gestão e comunidade escolar: Desconhecimento das actividades do CG Deficiência nos mecanismos de avaliação da satisfação do PND Desconhecimento de indicadores de desempenho interno Desconhecimento de alguns critérios de distribuição de serviço e de responsabilidades Desconhecimento das parcerias estabelecidas Desconhecimento das formas de utilização dos recursos financeiros
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Algumas Conclusões (III)
● Necessidade de reforçar a monitorização dos espaços de apoio e dos alunos que os frequentam ● Falta de pessoal para manutenção e acompanhamento dos alunos ● Planos de formação com alguma falta de estruturação e sem incidência suficiente no PND ● Necessidade de maior cooperação e partilha entre os profissionais ● Necessidade de tratamento sistemático dos resultados de desempenho e de acompanhamento do percurso dos alunos que saem da escola ● Necessidade de concretização do sistema de reconhecimento de mérito dos alunos
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Algumas Conclusões (IV)
● Deficiências apontadas pelos alunos ao nível de: Espaços, circulação, cacifos e reprografia Relação com alguns funcionários Intervalos, bufete e refeitório Higiene e segurança interna (e casos pontuais de bullying) Computadores e barulho na Biblioteca Equipamento informático e audiovisual Aulas de substituição Alguns professores ● Muitos alunos consideram que são ouvidos, mas pouco ou nada considerados ou escutados
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Ciclo da melhoria 21 visa retroacção operacionalizado origina CAF
Auto-avaliação Plano de Melhoria Acções de Melhoria visa retroacção operacionalizado origina
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Avaliação da Escola “O processo de avaliação deve ser praticável, isto é, não deve ser incómodo, complexo, burocrático ou inútil.” (Day, 1992)
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