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SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
GESTÃO DA QUALIDADE

2 1.1 - DEFINIÇÃO: 1 - GESTÃO DA QUALIDADE
- Toda a gestão é uma atitude de administração voltada ao estudo de risco no qual está estruturada - Com relação a qualidade, a análise do risco está baseada no procedimento e no resultado do procedimento esperado

3 GESTÃO DA QUALIDDAE - Definição
Quando falamos de gestão da qualidade temos que determinar qualidade em relação a: - Atendimento - Produto - Processos - Por esses itens que falamos em GQT

4 GESTÃO DA QUALIDADE - Definição
O reconhecimento da importância da qualidade tornou a certificação indis- pensável para as empresas, a certifi- cação além do aumento da confiança e satisfação, também reduz custos internos

5 GESTÃO DA QUALIDADE - Definição
Exemplo de certificação ISO ISO – Internation Organization ISO – Organização Internacional de Padronização

6 GESTÃO DA QUALIDDAE - Definição
ISO – É uma ONG, fundada em 1947, em Genebra, hoje está presente em mais de 120 Países A GQT é orientada para criar uma consciência de qualidade em todos os processos organizacionais

7 GESTÃO DA QUALIDADE – Sintomas
1.2 - Sintomas que levam a aplicação de um sistema de gestão Os gestores não conhecem, não controlam ou não monitoram os processos Atuam sobre as conformidades Níveis de qualidade desconhecidos Gestores não comprometidos

8 GESTÃO DA QUALIDDAE - Sintomas
Falta de treinamento e habilidades para as tarefas Processos executados sem rotinas e padrões Equipamentos e ferramentas inadequadas Níveis de divisão não definidos Falta de integração nos diversos processos

9 GESTÃO DA QUALIDDAE - Estágios
1.3 - Como toda a gestão, a GQT é composta de estágios como: - Analise de processos - Planejamento - Organização - Controle - Implementação - Analise de Indicadores - Educação Continuada

10 GESTÃO DA QUALIDDAE – Preliminares
1.4 - Para melhor entendermos o SGQ, precisamos ter um entendimento dos conceitos preliminares, como: 1 – Estação de trabalho 2 – Conceito de produto e cliente 3 – Conceito de eficácia e eficiência 4 – Relações de causa efeito 5 – As relações de autoridades e responsabilidades

11 GESTÃO DA QUALIDDAE – preliminares
5 - O ciclo do PDCA 6 – Conceito dos itens de verificação 7 – conceito de variabilidade

12 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares
1 – Estação de trabalho - Tarefas - Os equipamentos - A competência - As informações - O insumos - O produto

13 GESTÃO DA QUALIDADE -Preliminares
2 – Conceito de produto/Cliente - Serviços - Informações - Materiais e equipamentos - Materiais processados

14 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares
3 - Conceito de eficácia e eficiência - Eficácia – método inserido no produto - Eficiência – otimização na utilização dos recursos

15 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares
4 - Relações causa efeito - Qualidade relacionada com o cliente característica desejada do produto - Recursos aplicados - MO – mão de obra - MAT – recursos materiais - MET – recursos metodológicos - MED – recursos de medição - MAQ – máquinas, equipamentos e instalações

16 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares
5 – Relação no trabalho – Autoridade e responsabilidade - Tarefa - Atividade - Processo

17 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares
Tipos de trabalho - Ativo – soma de resultados - Integrativo – soma dos resultados da integração - Interativo – interação das tarefas ou atividades

18 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares
6 - Aprendizado e desdobramento - PDCA - P – Plan – Planeje o que deve ser feito - D – DO – Faça o que deve ser feito - C – Check – Verifique o que está sendo feito - A – ACT – Aja nas diferenças eventuais

19 GESTÃO DA QUALIDDAE - Preliminares
PDCA – Ciclo de SHEMHART OU Ciclo de DEMING, é um ciclo de desenvolvi- mento focado na melhoria continua PDCA – É aplicado para atingir resul- tados, pode ser utilizado em qualquer empresa

20 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares
7 - Controle e itens de verificação - O processo requer constante controle - Controle de qualidade – controle de características do produto sobre o qual se tem responsabilidade - Controle de processo – controle das características do processo que foram delegadas

21 GESTÃO DA QUALIDDAE - Preliminares
8 - Conceito de variabilidade - Todo o processo possui variabilidade o resultado nunca é o mesmo variando em torno de valores - Causas comuns, naturais e aleatórias - Causas especiais, acidentais ou identificáveis

22 1 – GESTÃO DA QUALIDADE 1.5 – Ações Básicas
1 – Planejamento da qualidade 2 – Controle da qualidade 3 - Melhoria da qualidade

23 1 – GESTÃO DA QUALIDADE 1.5.1 – Planejamento – Identificação
dos clientes e suas necessidades e a partir daí desenvolver produtos e processos 1.5.2 – Controle – É a manutenção do processo atendendo os padrões planejados, de modo que de perenidade e condições de atender as necessidades

24 1 – GESTÃO DA QUALIDADE 1.5.3 – Melhoria – Manutenção sob controle a partir daí buscar as melhorias para satisfazer os requisitos de qualidade

25 1 – GESTÃO DA QUALIDADE 1.6 – A padronização e a gestão da rotina
1.6.1 – Planejamento da qualidade - Como estabelecer estratégias para melhoria de produtos e processos - Como estabelecer controle dos Produtos e processos

26 1 – GESTÃO DA QUALIDADE - Os processos e produtos estão claramente definidos - Previsibilidades de controle - Definição dos itens de controle - Avaliação de desempenho - As regras disponíveis - Relação de autoridade e respon- sabilidade

27 1 - GESTÃO DA QUALIDADE 1.6.2 – Cadeia do valor do cliente
- A cadeia de valores começa e acaba no cliente - Etapas: 1 – Identificar as políticas, as estratégias, os objetivos e as metas do negócio 2 – Identificar a missão 3 – Comparar usando a matriz de relação

28 1 - GESTÃO DA QUALIDADE 4 - Selecionar e relacionar aqueles que mais impactam nas políticas 5 – Existência de interesses culturais e políticos Obs.: Para cada processo critico deve haver um gestor

29 1 – GESTÃO DA QUALIDADE Fig 13, pag 72

30 1 – GESTÃO DA QUALIDADE 1.7 – Caminhos da padronização Fig 16, pag 75

31 1 – GESTÃO DA QUALIDADE 1.8 – Controle da Qualidade
- Estabelecer controle do processo a partir da previsibilidade e da estabilidade definidas para o cumprimento dos padrões - Dificuldades – falta de dados históricos – internos e externos para comparação

32 1 – GESTÃO DA QUALIDADE - Processo de controle envolve os seguintes elementos: - Produto ou resultado de um processo - Um observador para medir o resultado - Uma medida da qualidade - Um árbitro - Uma ação para ajustar

33 1 – GESTÃO DA QUALIDADE 1.9 – Os papéis dos gestores da rotina
- Cada nível de gestão tem a sua responsabilidade no monitoramento e no controle

34 1 – GESTÃO DA QUALIDADE - Ações de rotina
- Padronização na forma de executar e controlar as tarefas - Monitoramento dos resultados - Remoção de sintomas ou correções das não conformidades - análise e tomada de decisões corretivas - Melhoria continua dos processos e produtos

35 1 – GESTÃO DA QUALIDADE Fig 20, pag 86

36 1 – GESTAO QUALIDADE Fig 21, pag 87


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