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Negócios Internacionais Capítulo 3.1 Teoria de Comércio Internacional International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 5-1.

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1 Negócios Internacionais Capítulo 3.1 Teoria de Comércio Internacional International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 5-1

2 2004 Prentice Hall, Inc Objectivos do Capitulo Explicar teorias comerciais Explicar teorias comerciais Discutir como o comércio livre pode aumentar a eficiência global Discutir como o comércio livre pode aumentar a eficiência global Introduzir prescritivos para alterar sequências comerciais Introduzir prescritivos para alterar sequências comerciais Explorar como as decisões das empresas podem influenciar o comércio internacional Explorar como as decisões das empresas podem influenciar o comércio internacional 5-2

3 2004 Prentice Hall, Inc Tipos de Teorias Comerciais Gerais Descritivo: a natureza comercial Descritivo: a natureza comercial Condições de Laissez-faireCondições de Laissez-faire Que produtos, quantidade, e com quem escolherá um país estabelecer relações comerciais sem restriçõesQue produtos, quantidade, e com quem escolherá um país estabelecer relações comerciais sem restrições Prescritivo: assuntos tais como se o governo deverá interferir com o livre movimento de bens e serviçosPrescritivo: assuntos tais como se o governo deverá interferir com o livre movimento de bens e serviços 5-3

4 2004 Prentice Hall, Inc Mercantilismo A teoria comercial inicial que compôs a base do pensamento económico de 1500 – 1800 A teoria comercial inicial que compôs a base do pensamento económico de 1500 – 1800 Baseada no conceito que a riqueza de um país é medida através do seu tesouro (ouro) Baseada no conceito que a riqueza de um país é medida através do seu tesouro (ouro) Frequentemente, os países imponham restrições nas importações porque não queriam que o seu tesouro fosse para outros países ao pagar pelas importações Frequentemente, os países imponham restrições nas importações porque não queriam que o seu tesouro fosse para outros países ao pagar pelas importações Era também vantajoso estabelecer superavits comerciais com as colónias Era também vantajoso estabelecer superavits comerciais com as colónias 5-4

5 2004 Prentice Hall, Inc Termos de Mercantilismo Balança comercial favorável: um país exporta mais do que importa Balança comercial favorável: um país exporta mais do que importa Balança comercial desfavorável: um país importa mais do que exporta, i.e. défice comercial Balança comercial desfavorável: um país importa mais do que exporta, i.e. défice comercial Neo-mercantilismo: termo actual que descreve o método utilizado por um país que tem uma balança comercial favorável para atingir certos objectivos sociais ou políticos Neo-mercantilismo: termo actual que descreve o método utilizado por um país que tem uma balança comercial favorável para atingir certos objectivos sociais ou políticos 5-5

6 2004 Prentice Hall, Inc Vantagem Absoluta Vantagem absoluta é quando um país produz um bem mais eficientemente do que um outro país Vantagem absoluta é quando um país produz um bem mais eficientemente do que um outro país Portanto, pode-se aumentar a eficiência global através de livre comercio internacional Portanto, pode-se aumentar a eficiência global através de livre comercio internacional 5-6

7 2004 Prentice Hall, Inc Especialização de Países Sob o conceito de vantagem absoluta os países podem aumentar a eficiência porque: Sob o conceito de vantagem absoluta os países podem aumentar a eficiência porque: O trabalho pode tornar-se mais especializado com a repetição da mesma tarefa O trabalho pode tornar-se mais especializado com a repetição da mesma tarefa A mão-de-obra não perderia tempo mudando da produção de um tipo de bem para a produção de um outro tipo bem A mão-de-obra não perderia tempo mudando da produção de um tipo de bem para a produção de um outro tipo bem Longos trajectos de produção trariam incentivos para o desenvolvimento de métodos de trabalho mais eficazes Longos trajectos de produção trariam incentivos para o desenvolvimento de métodos de trabalho mais eficazes 5-7

8 2004 Prentice Hall, Inc Vantagem Natural Os países têm vantagens inerentes Os países têm vantagens inerentes ClimaClima Recursos naturaisRecursos naturais TrabalhadoresTrabalhadores Dois países com vantagens naturais opostas devem estabelecer relações comerciais Dois países com vantagens naturais opostas devem estabelecer relações comerciais 5-8

9 2004 Prentice Hall, Inc Vantagem Adquirida A maior parte do comércio contemporâneo é o fabrico de bens e serviços e não produtos agrícolas e recursos naturais A maior parte do comércio contemporâneo é o fabrico de bens e serviços e não produtos agrícolas e recursos naturais Países com uma vantagem adquirida fabricam competitivamente bens e serviços Países com uma vantagem adquirida fabricam competitivamente bens e serviços Tecnologia do produtoTecnologia do produto Tecnologia do processoTecnologia do processo 5-9

10 2004 Prentice Hall, Inc Vantagem Comparativa Um país ganha se este se especializar na produção de produtos que produz com mais eficácia do que outros produtos Um país ganha se este se especializar na produção de produtos que produz com mais eficácia do que outros produtos Mesmo que outros países consigam produzir estes mesmos produtos com ainda mais eficiência Mesmo que outros países consigam produzir estes mesmos produtos com ainda mais eficiência 5-11

11 2004 Prentice Hall, Inc Proporções dos Factores Relação terreno/mão-de-obra Relação terreno/mão-de-obra Relação mão-de-obra/capital Relação mão-de-obra/capital Complexidade tecnológica Complexidade tecnológica 5-14

12 2004 Prentice Hall, Inc Vantagem Competitiva Global 5-15

13 2004 Prentice Hall, Inc Teoria do Ciclo de Vida do Produto Introdução Introdução Crescimento Crescimento Maturidade Maturidade Declino Declino Local de Produção Local de Mercado Factores Competitivos Tecnologia de Produção 5-16

14 2004 Prentice Hall, Inc Limites da Teoria do Ciclo de Vida do Produto Produtos com CVP extremamente curto Produtos com CVP extremamente curto Produtos de luxo em que o custo é pouco importante Produtos de luxo em que o custo é pouco importante Empresas com produtos que seguem uma estratégia de diferenciação Empresas com produtos que seguem uma estratégia de diferenciação Produtos que requerem mão-de-obra especialmente técnica para gerações subsequentes Produtos que requerem mão-de-obra especialmente técnica para gerações subsequentes 5-17

15 2004 Prentice Hall, Inc Previsões Para o Futuro Sentimento proteccionista está a crescer Sentimento proteccionista está a crescer Como as economias estão a crescer, também aumenta a eficiência de ter múltiplos locais de produção Como as economias estão a crescer, também aumenta a eficiência de ter múltiplos locais de produção Flexibilidade e métodos de produção de pequena escala estão a aumentar (processos robóticos/automáticos) Flexibilidade e métodos de produção de pequena escala estão a aumentar (processos robóticos/automáticos) Os serviços estão a crescer mais rapidamente que o fabrico em países industriais Os serviços estão a crescer mais rapidamente que o fabrico em países industriais 5-18

16 2004 Prentice Hall, Inc Classificações de Comércio Mundial 5-19

17 2004 Prentice Hall, Inc Países Ligados Economicamente 5-20

18 2004 Prentice Hall, Inc Sumário do Capítulo Explicar teorias comerciais Explicar teorias comerciais Discutir como o comércio livre pode aumentar a eficiência global Discutir como o comércio livre pode aumentar a eficiência global Introduzir prescritivos para alterar sequências comerciais Introduzir prescritivos para alterar sequências comerciais Explorar como as decisões das empresas podem influenciar o comércio internacional Explorar como as decisões das empresas podem influenciar o comércio internacional 5-21


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