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Negócios Internacionais

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Apresentação em tema: "Negócios Internacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Negócios Internacionais
International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan Negócios Internacionais Capítulo 2.1 O Meio Cultural Envolvente ás Empresas 2-1 2004 Prentice Hall, Inc

2 Objectivos do Capitulo
Compreender os meios ambientes culturais Explicar as causas de diferenças culturais Examinar os factores comportamentais que influenciam as práticas negociais de um país Examinar os guias culturais para empresas que operam internacionalmente 2-2

3 Assuntos Culturais Significativos
Os problemas em negócios internacionais surgem quando: Empregados tem reacções subconscientes Empregados assumem que todos os grupos sociais são semelhantes Uma empresa não implementa correctamente práticas de trabalho Empregados encontram dificuldades dado à inabilidade de aceitarem ou de se ajustarem aos comportamentos culturais estrangeiros Empresas/Empregados são insensíveis às preferências dos consumidores estrangeiros 2-3

4 Factores Culturais em Acção
Consciência cultural Vestuário Religião Língua Identificações e dinâmicas culturais Comportamentos que afectam as empresas Oportunidade Ética Estratégias para lidar com diferenças culturais Educação Pesquisa 2-4

5 Identificação de Culturas
A cultura é derivada das pessoas, de atitudes comuns, valores, e crenças As pessoas também pertencem a culturas nacionais, étnicas, profissionais e organizacionais Pontos de referência: Nacional Geográfico Língua Religião Negócios Internacionais frequentemente mudam culturas 2-5

6 Percentagem Mundial de Línguas por Grupos
33% Outras 2% Hindi 3% Árabe 5% Francês 7% Alemão Espanhol 10% Mandarim Inglês % MUNDIAL LÍNGUA 2-6

7 Maiores Religiões do Mundo
14 Judeia 23 Sikh 360,000 Budista 384,000 Chinesa 811,000 Hindu 1,188,000 Muçulmana 2,000,000 Cristã NÚMERO DE ADERENTES (em milhões) RELIGIÃO 2-7

8 Práticas Comportamentais
Sistema de Estratificação Social Estatuto de cada individuo com a cultura Gerentes podem ser mais valorizados Empregados podem ser menos valorizados Grupos atribuídos Sexo, família, idade, casta, étnico, raça ou origem nacional Grupos adquiridos Religião, afiliações politicas, profissionais e outras associações 2-8

9 “Valores” Estados Unidos
COMPETENCIA! Discriminação baseada no/a: Sexo Raça Idade Religião Apesar da igualdade não ser perfeitamente aplicada, em muitas outras culturas, esta competência é secundaria Como os valores podem parecer radicais para estrangeiros, é extremamente importante que as empresas internacionais invistam recursos para determinar quais as culturas em que podem negociar de forma ética e eficaz 2-9

10 Grupos Baseados em Características
Grupos baseados no sexo China Índia Afeganistão Arábia Saudita Grupos baseados na idade (Estados Unidos) Grupos baseados na família/Profissão (Reino Unido) 2-10

11 Motivação Diferenças culturais em: Ética de trabalho Materialismo
Tempos livres Japão vs Estados Unidos Europa vs Estados Unidos Ética de trabalho Protestante Expectativa de sucesso e de recompensas Índice de Afirmação e Masculinidade Japão vs Suécia Necessidade de hierarquia 2-11

12 Preferências de Relacionamento
Distância de poder: relação entre superiores e subordinados Individualismo vs colectivismo Estados Unidos é claramente diferente do Japão A China é claramente diferente do México Atitude em relação ao risco Evitar a incerteza Confiança Orientação futura Fatalismo 2-12

13 Diferenças na Informação e Processamento de Tarefas
Percebemos e concluímos de formas diferentes Percepção; Árabe tem mais do que 6,000 palavras para camelo… Obter informação Culturas de Baixo-contexto (Estados Unidos) Culturas de Alto-contexto (Arábia Saudita) Processamento de informação Sequencialmente ou simultaneamente Focalizada ou abrangente Lidar com os fundamentos ou os pequenos assuntos primeiro 2-13

14 Lidar com Diferenças Culturais
Ser tolerante das diferentes percepções do tempo Compreender a mensagem enviada através de gestos corporais Ser sensível a traduções correctas Faladas Escritas França: “Por favor deixe os seus valores na secretária.” México: “O gerente pessoalmente distribuí toda a água aqui servida” Noruega: “Pedimos que as senhoras não tenham crianças no bar” Grécia: “Executamos cada cliente na ordem rigorosa de chegada” 2-14

15 Influências Culturais
2-15

16 Estratégias para Língua
Pedir referencias dos tradutores Assegurar que o tradutor conhece o vocabulário técnico para o ramo Repetir a tradução ao tradutor Utilizar palavras simples Tentar não utilizar calão Repetir palavras e fazer perguntas Contar com a necessidade de mais tempo para este tipo de comunicação 2-16

17 Grupos de Línguas 2-17

18 Orientação Cultural As empresas internacionais adoptam uma atitude em relação a culturas estrangeiras Polycentrism: controlo é descentralizado de forma que os gerentes regionais possam gerir de acordo com os costumes locais Ethnocentrism: acreditar que a nossa cultura é superior e ignorar factores importantes Geocentrism: uma combinação de polycentrism e ethnocentrism, equilíbrio dos dois As empresas TÊM que avaliar as suas práticas a contar com as normas culturais nacionais 2-18

19 Comparação de Hierarquias
2-19

20 Sumário do Capitulo Compreender os meios ambientes culturais
Explicar causas mais importantes das diferenças e mudanças culturais Examinar factores comportamentais que influenciam as práticas negociais de um país Examinar guias culturais para empresas que operam internacionalmente 2-20


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