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Negócios Internacionais Capítulo 2.1 O Meio Cultural Envolvente ás Empresas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc.

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1 Negócios Internacionais Capítulo 2.1 O Meio Cultural Envolvente ás Empresas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 2-1

2 2004 Prentice Hall, Inc Objectivos do Capitulo Compreender os meios ambientes culturais Compreender os meios ambientes culturais Explicar as causas de diferenças culturais Explicar as causas de diferenças culturais Examinar os factores comportamentais que influenciam as práticas negociais de um país Examinar os factores comportamentais que influenciam as práticas negociais de um país Examinar os guias culturais para empresas que operam internacionalmente Examinar os guias culturais para empresas que operam internacionalmente 2-2

3 2004 Prentice Hall, Inc Assuntos Culturais Significativos Os problemas em negócios internacionais surgem quando: Os problemas em negócios internacionais surgem quando: Empregados tem reacções subconscientesEmpregados tem reacções subconscientes Empregados assumem que todos os grupos sociais são semelhantesEmpregados assumem que todos os grupos sociais são semelhantes Uma empresa não implementa correctamente práticas de trabalhoUma empresa não implementa correctamente práticas de trabalho Empregados encontram dificuldades dado à inabilidade de aceitarem ou de se ajustarem aos comportamentos culturais estrangeirosEmpregados encontram dificuldades dado à inabilidade de aceitarem ou de se ajustarem aos comportamentos culturais estrangeiros Empresas/Empregados são insensíveis às preferências dos consumidores estrangeirosEmpresas/Empregados são insensíveis às preferências dos consumidores estrangeiros 2-3

4 2004 Prentice Hall, Inc Factores Culturais em Acção Consciência cultural Consciência cultural VestuárioVestuário ReligiãoReligião LínguaLíngua Identificações e dinâmicas culturais Identificações e dinâmicas culturais Comportamentos que afectam as empresas Comportamentos que afectam as empresas OportunidadeOportunidade ÉticaÉtica Estratégias para lidar com diferenças culturais Estratégias para lidar com diferenças culturais EducaçãoEducação PesquisaPesquisa 2-4

5 2004 Prentice Hall, Inc Identificação de Culturas A cultura é derivada das pessoas, de atitudes comuns, valores, e crenças A cultura é derivada das pessoas, de atitudes comuns, valores, e crenças As pessoas também pertencem a culturas nacionais, étnicas, profissionais e organizacionais As pessoas também pertencem a culturas nacionais, étnicas, profissionais e organizacionais Pontos de referência: Pontos de referência: NacionalNacional GeográficoGeográfico LínguaLíngua ReligiãoReligião Negócios Internacionais frequentemente mudam culturas Negócios Internacionais frequentemente mudam culturas 2-5

6 2004 Prentice Hall, Inc Percentagem Mundial de Línguas por Grupos Percentagem Mundial de Línguas por Grupos 33%Outras 2%Hindi 3%Árabe 5%Francês 7%Alemão 7%Espanhol 10%Mandarim 33%Inglês % MUNDIAL LÍNGUA 2-6

7 2004 Prentice Hall, Inc Maiores Religiões do Mundo 14Judeia 23Sikh 360,000Budista 384,000Chinesa 811,000Hindu 1,188,000Muçulmana 2,000,000Cristã NÚMERO DE ADERENTES (em milhões) RELIGIÃO 2-7

8 2004 Prentice Hall, Inc Práticas Comportamentais Sistema de Estratificação Social Sistema de Estratificação Social Estatuto de cada individuo com a culturaEstatuto de cada individuo com a cultura Gerentes podem ser mais valorizados Gerentes podem ser mais valorizados Empregados podem ser menos valorizados Empregados podem ser menos valorizados Grupos atribuídosGrupos atribuídos Sexo, família, idade, casta, étnico, raça ou origem nacional Sexo, família, idade, casta, étnico, raça ou origem nacional Grupos adquiridosGrupos adquiridos Religião, afiliações politicas, profissionais e outras associações Religião, afiliações politicas, profissionais e outras associações 2-8

9 2004 Prentice Hall, Inc Valores Estados Unidos COMPETENCIA! COMPETENCIA! Discriminação baseada no/a: Discriminação baseada no/a: SexoSexo RaçaRaça IdadeIdade ReligiãoReligião Apesar da igualdade não ser perfeitamente aplicada, em muitas outras culturas, esta competência é secundaria Apesar da igualdade não ser perfeitamente aplicada, em muitas outras culturas, esta competência é secundaria Como os valores podem parecer radicais para estrangeiros, é extremamente importante que as empresas internacionais invistam recursos para determinar quais as culturas em que podem negociar de forma ética e eficaz Como os valores podem parecer radicais para estrangeiros, é extremamente importante que as empresas internacionais invistam recursos para determinar quais as culturas em que podem negociar de forma ética e eficaz 2-9

10 2004 Prentice Hall, Inc Grupos Baseados em Características Grupos baseados no sexo Grupos baseados no sexo ChinaChina ÍndiaÍndia AfeganistãoAfeganistão Arábia SauditaArábia Saudita Grupos baseados na idade Grupos baseados na idade (Estados Unidos) Grupos baseados na família/Profissão (Reino Unido) Grupos baseados na família/Profissão (Reino Unido) 2-10

11 2004 Prentice Hall, Inc Motivação Diferenças culturais em: Diferenças culturais em: Ética de trabalho Materialismo Tempos livres Japão vs Estados Unidos Europa vs Estados Unidos Ética de trabalho Protestante Expectativa de sucesso e de recompensas Índice de Afirmação e Masculinidade Japão vs Suécia Necessidade de hierarquia 2-11

12 2004 Prentice Hall, Inc Preferências de Relacionamento Distância de poder: relação entre superiores e subordinados Distância de poder: relação entre superiores e subordinados Individualismo vs colectivismo Individualismo vs colectivismo Estados Unidos é claramente diferente do JapãoEstados Unidos é claramente diferente do Japão A China é claramente diferente do MéxicoA China é claramente diferente do México Atitude em relação ao risco Atitude em relação ao risco Evitar a incertezaEvitar a incerteza ConfiançaConfiança Orientação futuraOrientação futura FatalismoFatalismo 2-12

13 2004 Prentice Hall, Inc Diferenças na Informação e Processamento de Tarefas Percebemos e concluímos de formas diferentes Percebemos e concluímos de formas diferentes Percepção; Árabe tem mais do que 6,000 palavras para camelo…Percepção; Árabe tem mais do que 6,000 palavras para camelo… Obter informaçãoObter informação Culturas de Baixo-contexto (Estados Unidos) Culturas de Baixo-contexto (Estados Unidos) Culturas de Alto-contexto (Arábia Saudita) Culturas de Alto-contexto (Arábia Saudita) Processamento de informaçãoProcessamento de informação Sequencialmente ou simultaneamente Sequencialmente ou simultaneamente Focalizada ou abrangente Focalizada ou abrangente Lidar com os fundamentos ou os pequenos assuntos primeiro Lidar com os fundamentos ou os pequenos assuntos primeiro 2-13

14 2004 Prentice Hall, Inc Lidar com Diferenças Culturais Ser tolerante das diferentes percepções do tempo Ser tolerante das diferentes percepções do tempo Compreender a mensagem enviada através de gestos corporais Compreender a mensagem enviada através de gestos corporais Ser sensível a traduções correctas Ser sensível a traduções correctas FaladasFaladas EscritasEscritas França: Por favor deixe os seus valores na secretária. França: Por favor deixe os seus valores na secretária. México: O gerente pessoalmente distribuí toda a água aqui servida México: O gerente pessoalmente distribuí toda a água aqui servida Noruega: Pedimos que as senhoras não tenham crianças no bar Noruega: Pedimos que as senhoras não tenham crianças no bar Grécia: Executamos cada cliente na ordem rigorosa de chegada Grécia: Executamos cada cliente na ordem rigorosa de chegada 2-14

15 2004 Prentice Hall, Inc Influências Culturais 2-15

16 2004 Prentice Hall, Inc Estratégias para Língua Pedir referencias dos tradutores Pedir referencias dos tradutores Assegurar que o tradutor conhece o vocabulário técnico para o ramo Assegurar que o tradutor conhece o vocabulário técnico para o ramo Repetir a tradução ao tradutor Repetir a tradução ao tradutor Utilizar palavras simples Utilizar palavras simples Tentar não utilizar calão Tentar não utilizar calão Repetir palavras e fazer perguntas Repetir palavras e fazer perguntas Contar com a necessidade de mais tempo para este tipo de comunicação Contar com a necessidade de mais tempo para este tipo de comunicação 2-16

17 2004 Prentice Hall, Inc Grupos de Línguas 2-17

18 2004 Prentice Hall, Inc Orientação Cultural As empresas internacionais adoptam uma atitude em relação a culturas estrangeiras As empresas internacionais adoptam uma atitude em relação a culturas estrangeiras Polycentrism: controlo é descentralizado de forma que os gerentes regionais possam gerir de acordo com os costumes locaisPolycentrism: controlo é descentralizado de forma que os gerentes regionais possam gerir de acordo com os costumes locais Ethnocentrism: acreditar que a nossa cultura é superior e ignorar factores importantesEthnocentrism: acreditar que a nossa cultura é superior e ignorar factores importantes Geocentrism: uma combinação de polycentrism e ethnocentrism, equilíbrio dos doisGeocentrism: uma combinação de polycentrism e ethnocentrism, equilíbrio dos dois As empresas TÊM que avaliar as suas práticas a contar com as normas culturais nacionais As empresas TÊM que avaliar as suas práticas a contar com as normas culturais nacionais 2-18

19 2004 Prentice Hall, Inc Comparação de Hierarquias 2-19

20 2004 Prentice Hall, Inc Sumário do Capitulo Compreender os meios ambientes culturais Compreender os meios ambientes culturais Explicar causas mais importantes das diferenças e mudanças culturais Explicar causas mais importantes das diferenças e mudanças culturais Examinar factores comportamentais que influenciam as práticas negociais de um país Examinar factores comportamentais que influenciam as práticas negociais de um país Examinar guias culturais para empresas que operam internacionalmente Examinar guias culturais para empresas que operam internacionalmente 2-20


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