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PublicouTainá Armao Alterado mais de 11 anos atrás
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Hotel 5 Hotel de Congressos Análise da Estratégia
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Identificação O Hotel 5 pertence ao grupo Ciprotur.
Localiza-se na ilha de Sta. Maria. A unidade tem 64 quartos standard, 18 family suites e 5 suites sénior. Possui uma sala de reuniões com 240 m2, com capacidade para 220 pessoas em plateia, 100 em escola e 170 em U.
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Análise do Meio Envolvente Contexto Nacional
Tendência Económico Moeda única. Estabilidade económica. Sócio-cultural Aposta nos congressos para aproximação dos clientes internos e externo. Político Legal Afrouxar das fronteiras na Europa. Tecnológico Novas tecnologias para transmissão de dados. Evolução nos transportes aéreos.
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Modelo das Cinco Forças ao Sector do Turismo de Congressos
Segmento Potencial de novas entradas Elevadas barreiras à entrada devido à complexidade da cadeia de valor associada ao sector. Conclusão: Baixo Pressão de produtos substitutos Ausência de produtos substitutos no sector. Conclusão: Alta Poder negocial dos fornecedores Baixo poder negocial dos fornecedores visto não haver dependência para a execução do serviço. Poder negocial dos clientes Elevado poder negocial devido à disponibilidade de muita informação do mercado da concorrência. Clientes bem informados Rivalidade entre concorrentes actuais Elevada concorrência no sector Conclusão: Baixa Conclusão final Atractividade média-baixa
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Recursos da Empresa Recursos Humanos: Recursos financeiros:
Tem 28 trabalhadores qualificados; Formação contínua; Acompanhada de critérios de qualidade. Recursos financeiros: Situação bastante estável e sólida. Recursos Organizacionais: Implementação do sistema de qualidade; Avaliação periódica da satisfação dos clientes e fornecedores.
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Factores Críticos de Sucesso
Factores críticos de sucesso do turismo de congresso Competências do Hotel5 Competências a desenvolver Qualidade do serviço Recursos humanos formados Formação contínua Facilidades para eventos Disponibilidade de salas Actividades extra congressos - Observação submarina - Passeios a pé e a cavalo - Pesca desportiva - Caça - Passeios de barco - Praia e piscina - Turismo histórico e cultural - Animação nocturna Golfe Organização técnica Apoio técnico no local Formação especializada Acessibilidade Parcerias com entidades locais para melhorar transporte terrestre e aéreo de forma a baixar custos e reduzir distâncias Restauração Serviço adequado Diversificação da ementa Especialização em gastronomia local
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Factores Críticos de Sucesso (cont.)
Factores críticos de sucesso do turismo de congresso Competências do Hotel5 Competências a desenvolver Atractividade do destino - Destino atractivo - Parcerias com entidades locais para promover adequadamente a imagem da ilha e do hotel Envolvente - Elevada hospitalidade - Promover, juntamente com entidades locais, o clima ameno e agradável durante todo o ano e Paisagem exótica Segurança - Boa - Promover a imagem do destino como um destino seguro Alojamento - Serviço standard e aumentado - Capacidade reduzida
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Adequação Estratégica do Hotel 5
Factores críticos de sucesso Competências centrais Disponibilidade Qualidade Imagem Novidade Alojamento 4 Facilidades para congressos 3 Restauração Actividades extra-congressos 5 Pontuação: Insuficiente (1) a Excelente (5)
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Análise SWOT Pontos Fortes
- Oferta de espaços privilegiados para realização de congressos. - Realização de actividades extra-congressos originais, tirando partido da envolvente. - Especialização da cozinha do hotel em gastronomia local. - Organização do evento e apoio logístico disponibilizado pelo hotel. Pontes Fracos - Localização periférica em relação à concorrência. - Capacidade limitada. - Carência de animação nocturna. Oportunidades - Construção de um Campo de Golfe - Construção de Marina - Construção de um Poli-desportivo - Abertura do Grupo SATA para facilidades de transporte aéreo - Melhoria nos transportes marítimos inter-ilhas Sugestões - Aposta na realização de eventos desportivos. - Criação de roteiro gastronómico. - Negociação com o Grupo SATA para atribuição de lugares a preços especiais para grupos. - Aliança estratégica com entidades locais para desenvolvimento de animação nocturna.
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Análise SWOT (cont.) Pontos Fortes
Oferta de espaços privilegiados para realização de congressos. Realização de actividades extra-congressos originais, tirando partido da envolvente. Especialização da cozinha do hotel em gastronomia local. - Organização do evento e apoio logístico disponibilizado pelo hotel. Pontes Fracos Localização periférica em relação à concorrência. Capacidade limitada. - Carência de animação nocturna. Ameaças Vulnerabilidade do turismo de congressos a determinados acontecimentos (ex: sismos, crises económicas) e ao efeito “moda”. - Surgimento de outras unidades hoteleiras igualmente dirigidas para turismo de congressos, em outros destinos nos Açores, com preços mais competitivos. Sugestões - Criação de departamento especializado para a captação de turismo de congressos, investindo na promoção junto às empresas nacionais. - Aposta em novos mercados, nomeadamente nos emigrantes e nos nórdicos, oferecendo pacotes atractivos.
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Factores Críticos de Sucesso
Análise Comparativa Factores Críticos de Sucesso Hotel 5 Sta. Maria Hotel S. Miguel Madeira Lisboa Algarve Porto Qualidade do serviço 6 7 9 8 Facilidades para eventos Actividades extra-congressos Organização técnica Acessibilidade 5 10 Restauração Atractividade do destino Envolvente Segurança Alojamento 1 = Muito fraco; 5 = Médio; 10 = Muito forte
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Matriz de Produtos-Mercados
Mercados – Segmentos de Clientes Famílias Empresas (Congressos) (Deslocados em serviço) Outros Alojamento ??? Restauração Ginásio Sala Congressos Organização eventos - Já servido ??? – Potencial incerto Sem potencial
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Modelo de Ansoff Produto/Serviço Actual Novo Mercado
Penetração no mercado - Aumentar a utilização - Conquistar quota Extensão do produto - Ampliação do ginásio - Criar polidesportivo Extensão do mercado - Servir mais segmentos através de captação do turismo de congressos Diversificação - Utilizar o polidesportivo para atrair organizações desportivas (estágios, torneios, etc.…)
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Missão – Objectivos - Estratégias
Missão: Providenciar um local de repouso e convívio de qualidade para as famílias que visitam a ilha de Sta. Maria.
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Missão – Objectivos - Estratégias
Objectivos financeiros: Aumentar o volume de negócio; Conquistar quota de mercado; Melhorar os resultados. Objectivos não financeiros: Implementar os sistemas de qualidade; Aumentar a notoriedade como destino de famílias e como turismo de congressos; Melhorar o nível de serviço.
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Estratégia Atendendo aos objectivos definidos, a estratégia a adoptar passa pela diversificação do produto a oferecer ao cliente. Além do produto “Sol e Praia” destinado ao mercado das famílias, a empresa irá fazer um esforço para captar igualmente um novo segmento de mercado, as empresas nacionais, com vista à realização de congressos, apostando assim num novo produto.
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Estratégia (cont.) Vantagens competitivas Identificadas:
Envolvente; Segurança; Novidade. Aposta na diferenciação. Segundo o Modelo das Estratégias Genéricas de Porter, a vantagem competitiva direccionar-se-á para a Diferenciação num mercado restrito (Foco com diferenciação). Diferenciação simbólica.
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