A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alcoolismo na adolescência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alcoolismo na adolescência"— Transcrição da apresentação:

1 Alcoolismo na adolescência
Hábitos nocivos Alcoolismo na adolescência Trabalho realizado por: Mário Andrade – Nº 11 – 9ºD Pedro Ferreira – Nº13 – 9ºD Raul Gomes – Nº 15 – 9ºD Ruben Cardoso – Nº 17 – 9ºD

2 Índice Introdução A origem do álcool
O que acontece ao álcool depois de ingerido? Conduzir embriagado Os problemas de saúde causados pela ingestão de álcool Como tratar o alcoolismo Desintoxicação Reabilitação Reflexão Bibliografia

3 Introdução Com este trabalho pretendemos aprender mais sobre o alcoolismo e transmitir mais informação ,a quem vir este trabalho, sobre este vício que cada vez abrange mais pessoas de diferentes idades.

4 Origem do álcool O alcóol é consumido pelo homem desde “sempre”.
De facto, a fermentação da fruta nunca foi um grande “mistério”, pelo que os primatas sempre conseguiram produzir um licor através deste processo, que, apesar de ser mais “leve” do que o álcool actual, ainda pode causar grandes danos no organismo de um ser vivo.

5 O que acontece ao álcool depois de ingerido?
Após ser ingerido, o álcool tem um longo percurso, desde a boca, passando pelo esófago, para o estômago, depois para o intestino delgado onde será absorvido e passará para o sangue. Quanto mais álcool for ingerido por uma pessoa, mais será absorvido e irá para o sangue, causando a embriaguez.

6 Conduzir embriagado Devido às alterações que o álcool causa no sistema nervoso, este pode causar alterações nos diversos sentidos, assim como na concentração e equilíbrio. Conduzir embriagado coloca em risco a vida do condutor e das outras pessoas.

7 Os problemas de saúde causados pela ingestão de álcool
As bebidas alcoólicas apenas deviam ser consumidas por adultos, moderadamente e de preferência às refeições. Ingerir álcool em excesso, especialmente na adolescência pode causar problemas de fígado, rins, no sistema nervoso e no coração, podendo levar à morte de uma pessoa (apesar de causar o desequilíbrio, desorientação, etc.) Estima-se que 10% da população portuguesa consome álcool excessivamente, não se apercebendo que está a desenvolver uma doença.

8 Como tratar o alcoolismo
Existem vários tratamentos apesar de nenhum atribuir uma cura efectiva. Os dois exemplos mais comuns são: Desintoxicação Reabilitação

9 Desintoxicação Implica uma supervisão médica, de modo ao paciente não ingerir qualquer “gota” de álcool. Este tratamento pode causar grandes recaídas e por vezes, o paciente passa um tempo ser qualquer força motora.

10 Reabilitação Consiste na presença do paciente em reuniões com outras pessoas que sofrem da mesma doença. Este tratamento irá fortalecer, especialmente, a mentalidade do paciente.

11 Reflexão Com este trabalho ficámos a perceber bastante sobre os problemas que o álcool poderá trazer á nossa futura vida. Também percebemos que se entrarmos no mundo do álcool, será muito difícil ou até impossível de sair. Na nossa opinião, um verdadeiro alcoólico é uma pessoa que se deixa influenciar e que, depois de estar “agarrado” a este vício, influenciará outras pessoas, como lhe aconteceu.

12 Bibliografia: Informação:
Imagens:


Carregar ppt "Alcoolismo na adolescência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google