Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietro Horta Alterado mais de 9 anos atrás
1
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
de Escolaridade Anos Ciclos de Ensino Ensino Pré-escolar 1 2 3 Ensino Primário 4 5 6 7 8 Ensino Secundário Geral 9 10 11 12 Ensino Secundário Superior Cursos Científicos Humanísticos Profissionais Cursos de Educação Formação Cursos de Educação Formação Cursos de Educação Formação
2
Ensino Secundário Geral
Componentes do currículo Carga Horária Semanal x 60 minutos Áreas de Formação Disciplinas / anos 5º 6º 7º 8º Línguas e Humanidades Língua Portuguesa 3 Língua Estrangeira I 2 Língua Estrangeira II - História e Geografia a) Ciências Exactas e Experimentais Matemática Ciências Naturais b) Biologia e Geologia c) Física e Química c) Expressões TIC / Educação Tecnológica / Música / Educação Visual d) 6 5 Educação Física Educação Sexual e Cidadania 1 Formação Religiosa Educação Moral e Religiosa Total 25 (26) 25(26) a) A gerir pelas escolas. A História deve corresponder, no mínimo, a dois anos de escolaridade. b) Poderá ser feito o desdobramento das turmas de acordo com os recursos (laboratórios) da escola. c) Desdobramento de um tempo por semana no ano em que a disciplina tem três tempos semanais. d)A gerir pela escola. Os alunos devem frequentar todas as áreas ao longo do ciclo.
3
Ensino Secundário Superior
O Ensino Secundário Superior passaria por uma via comum aos cursos orientados para o prosseguimento de estudos e aos cursos profissionais com a duração de dois anos. 9 10 11 12 Ensino Secundário Superior Cursos Científicos Humanísticos Profissionais
4
Cursos científico - humanísticos: Estrutura do Currículo
Áreas de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal x 60 minutos 9º 10º 11º 12º Formação Geral Língua Portuguesa Língua Estrangeira I, II ou III a) Filosofia Educação Física 3 - Formação Científica b) Uma Disciplina Obrigatória 3 Disciplinas de opção 2 Disciplinas de opção 4 Formação Técnica Uma disciplina de carácter técnico / Trabalho de Projecto c) Formação Religiosa Religião e Moral d) 1 Total 25 (26) 24 (25) 24(25) A escolher de entre as disciplinas estudadas no ensino secundário Unificado ou Geral; O aluno escolhe três disciplinas nos 9º e 10º ano e duas nos anos seguintes de entre um conjunto determinado pelo ME e dependente das possibilidades de cada escola. O Trabalho de projecto assenta num conjunto de conteúdos programáticos constituídos em áreas de estudo afins do curso frequentado. O aluno opta, de entre as ofertas da escola, por uma área onde pretende desenvolver o seu trabalho de projecto. Disciplina facultativa.
5
Cursos profissionais: estrutura do currículo
Áreas de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal x 60 minutos 9º 10º 11º 12º Formação Geral Língua Portuguesa Língua Estrangeira I, II ou III a) Educação Física 3 2 1 - Formação Científica b) Uma Disciplina Obrigatória 3 Disciplinas de opção 4 Formação Técnica c) Conjunto variável de disciplinas consoante o tipo de curso. 15 9 Formação em Contexto de trabalho d) 12 Total 25 26 A escolher de entre as disciplinas estudadas no ensino secundário Unificado ou Geral; O aluno escolhe três disciplinas nos 9º e 10º ano e duas nos anos seguintes de entre um conjunto determinado pelo ME e dependente das possibilidades de cada escola. Corresponde sensivelmente à actual carga horária deste tipo de cursos. A formação em contexto de trabalho teria uma duração de 420 horas (como nos actuais cursos) a realizar num só ano.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.