Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVítor Clemente Alterado mais de 9 anos atrás
1
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais Julho 2011 Redes organizacionais
2
Pauta.: Conceito redes, alianças, franquias e portais.: Exemplos.: Objetivos.: O caso Netimóveis.: Resultados apurados
3
Doutrina “O contexto de uma rede propicia o surgimento de uma macrocultura, que é fundamental para que se entenda uma governança network, porque seus produtos e serviços requerem o compartilhamento de processos e estruturas para troca efetiva entre os membros da rede”. “A macrocultura permite a coordenação entre as partes autônomas em três sentidos: 1. Criar convergência de expectativas, através da socialização, para que os membros não trabalhem com ‘propósitos opostos’; 2. Permitir uma ‘linguagem compatível’ que resuma rotinas complexas e informação; 3. Especificar amplas regras entendidas tacitamente para ações apropriadas a contingências não especificadas”. JONES, HESTERLY e BORGATTI (In: OLIVARES, 2002, p. 21)
4
Doutrina Lembrando Lipnack & Stamps (1994) a formação de uma rede organizacional proporciona uma série de vantagens competitivas, dentre elas:.: Marketing: marketing conjunto, pesquisas de mercado, avaliação de necessidades comuns, marcas comuns, aumento de visibilidade, ganho de escala;.: Treinamento: conhecimentos especializados, pesquisas, desenvolvimento de novas técnicas, compartilhamento de custos, padronizações;.: Recursos: aquisições/compras conjuntas, armazenagem/estocagem conjunta, coordenação de fornecedores, equipamentos especializados, serviços profissionais;.: Pesquisa e Desenvolvimento (P & D): desenvolvimento conjunto de produtos e serviços, desenvolvimento conjunto de processos, compartilhamento de pesquisa e inovações, transferência e difusão de tecnologias;.: Pesquisa: programa conjunto de qualidade, Benchmarking, compartilhamento de padrões internos, certidão de padrões internacionais.
5
Alinhamento conceitual Conceitos
6
Modelos organizacionais AliançasFranquiasRedes 01. Benchmarking e indicação de negócios + + + 02. Compartilhamento do bco de dados – produtos/clientes -+ + ++ + + + + 03. Formalismo organizacional -+ + + + + 04. Volume de vendas compartilhadas -+ + ++ + + + + 05. Ampla estrutura de TI compartilhada ++ + + + + + + 06. Compartilhamento dos modus operandi -+ + ++ + 07. Estrutura de treinamentos compartilhada -+ + 08. Maior visibilidade da empresa ++ + ++ + 09. Ganho de escala operacional ++ + + 10. Participação nas receitas da empresa -+ + + + +- Paralelos
7
Exemplos de redes Exemplos
8
Exemplos de redes e franquias Redes Franquias
9
11:55 Julho 2011 O caso Netimóveis
10
Proprietário Comprador Você Agregar valores indispensáveis para o cliente. R E D E Vantagem competitiva
11
Antigamente... Imobiliária n... Imobiliária A Imobiliária B Imobiliária C Imobiliária D Imobiliária E Imobiliária G Imobiliária F Cliente Imobiliárias que não compartilham informações fazem menos negócios…
12
Imobiliária n... Imobiliária A Imobiliária B Imobiliária C Imobiliária D Imobiliária E Imobiliária G Imobiliária F Cliente Rede Netimóveis + negócios & clientes mais satisfeitos
13
+ Qualificação + Profissionalismo + Projeção no mercado + Informação + Vantagens competitivas + Negócios + +
14
Ganho de escala, maior exposição na mídia, maior projeção no mercado. Célula Belo Horizonte no Brasil R E D E Quem é a Rede Netimóveis? Sete Lagoas
15
Estrutura organizacional Desde 1.995 BRASIL Célula BH Célula DFCélula ES Célula SP Célula SCCélula BA Célula N...
16
Hypertext transfer protocol R E D E http://www.netimoveis.com.br p Regras operacionais Posturas PROTOCOLOS htt
17
Regras & posturas R E D E Premissas.: 100% da carteira de ofertas de venda e locação compartilhados na rede – incluindo imóveis não exclusivos.: Estrutura organizacional celular.: Plataforma de TI 100% web.: Integração das equipes por meio do SAN.: Adoção do COPON
18
Regras & protocolos
19
Convergência de marcas
20
R E D E Imobiliária associada Software desktop Banco de dados compar tilhado Internet Servidor web compartilhado Data center Embratel Internet Administrado por terceiro com licença por máquina ligada à rede Internet www.netimoveis.com www.netimoveis.com.br www.redenetimoveis.com.br www.redenetimoveis.com Plataforma de TI
22
Disponível para download gratuito na Apple Store
23
Hoje a Netimóveis é o maior anunciante de imóveis do Jornal Estado de Minas e Jornal Pampulha. Mais de 2.800 anúncios semanais. Resultados
24
Compartilhamento BH Fonte: TI /Financeiro Netimóveis – dezembro de 2.010 54,15% 61,00% 72,00%
25
Resultados Célula ES Fonte: Ti Netimóveis – Netimóveis ES 31,14% 42,30%
26
11:55
27
Hoje a Netimóveis é o maior anunciante de imóveis do Jornal Estado de Minas e Jornal Pampulha. Mais de 2.800 anúncios semanais. Considerações finais
28
Estratégias Inovação Algumas pessoas creditam às redes sociais um ineditismo conceitual que não lhes pertence. As redes organizacionais existem há mais de 15 anos e já foram objeto de inúmeros estudos acadêmicos. A inovação será creditada agora à efetivação das redes neurais, capazes de interpretar suas conexões (interconexões corporativas e sociais) sugerindo ações ou tomando decisões baseadas na inteligência construída e acordada por esta própria rede.
29
FranquiRede
30
Contatos R E D E Ariano Cavalcanti de Paula www.ariano.com.br ariano@netimoveis.com arianocp
31
BAHIA | BRASÍLIA | ESPÍRITO SANTO | MINAS GERAIS | RIO DE JANEIRO | SANTA CATARINA | SÃO PAULO www.netimoveis.com
32
B2B
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.