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Subsistema de Aplicação
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 04_Parte 01_2012 Subsistema de Aplicação
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Subsistema de Aplicação
..Uma vez recrutados e selecionados,os Recursos Humanos, deverão agora ser aplicados na Organização. Aplicar implica/ significa.... ...
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Subsistema de Aplicação
Para tanto a organização valer-se-á das seguintes “Ferramentas”..... Socialização Organizacional, Análise de Cargo = Descrição/ Especificação de Cargos, Avaliação de Desempenho.
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Socialização Organizacional
Maneira pela qual a Organização recebe os novos empregados e os integra à sua cultura, a seu contexto, a seu sistema, para que eles possam comportar-se de maneira adequada às expectativas da mesma.
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E o que é Cultura Organizacional?
Cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartidas por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para ser aceitos no serviço da organização. Cultura organizacional refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros e que distinguem a organização das demais organizações. A essência da cultura de uma organização provém da maneira como a organização faz negócios, a maneira como ela trata clientes e empregados e o grau de autonomia ou liberdade que existe nos departamentos ou escritórios e o grau de lealdade expressado pelos empregados a respeito da organização.
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Os elementos principais da Cultura Organizacional
O Cotidiano do comportamento observável ...Como as pessoas interagem (formalmente), a linguagem e os gestos utilizados, os rituais, rotinas e procedimentos comuns As Normas ...Ou regras que envolvem os grupos e seus comportamentos, como nos momentos de laser, nas refeições, nos dias informais... Os Valores dominantes ...Como a ética, o respeito pelas pessoas, a qualidade de seus produtos ou preços baixos O Clima organizacional ...O sentimento das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou elementos externos
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GESTÃO DE PESSOAS - Aula 04_Parte 01_2012
Métodos de socialização organizacional
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Métodos de Socialização Organizacional
Programas de Integração Programas de “Treinamento” inicial que visa proporcionar familiarização ... - Linguagem usual da empresa - Cultura Organizacional - Estrutura Organizacional Formal - Principal (si) Produto/ Serviço (s) - Missão Organizacional - Objetivos Organizacionais A aprendizagem/incorporação de novos valores/padrões que a organização considera imprescindível/relevante para o bom desempenho é a finalidade maior dos Programas de Integração.
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Principais Itens de um Programa de Socialização
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Sugestão: Manual do empregado de uma organização.
* Mensagem de Boas-Vindas * Quais são seus Benefícios: * História da Organização Férias e Descanso Semanal * O Negócio da Organização Feriados * Você e o seu Futuro Seguro de vida em grupo * O Que Você Precisa Conhecer: Assist médico-hospitalar - Horário de trabalho Estacionamento e transporte - Períodos de descanso Programas de treinamento - Ausências do trabalho Plano de sugestões - Registros e controles Planos de seguridade social - Dias de Pagamento Serviço social - Prevenção de acidentes * Benefícios Especiais para Você: - Utilização de telefones Sindicato - Supervisão Planos educacionais - Local de trabalho Restaurante e café - Locais de utilização e movimentação - Grêmio recreativo:
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As Cinco principais alternativas de aplicação de Programas de Socialização...
01- Formal Novo funcionário é segregado e diferenciado para tornar explícito o seu papel de ingressante. 02- Informal Coloca o recém-contratado imediatamente em seu posto de serviço com pouca ou nenhuma atenção especial. 03- Individual ou Coletivo Os novos membros podem ser socializados individualmente ou agrupados e processados através de um conjunto idêntico de experiências, como no serviço militar.
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As Cinco principais alternativas de aplicação de Programas de Socialização... 04- Seriado (Uniforme) O programa fixo estabelece estágios padronizados de transição da etapa do entrante para a etapa de funcionário. 05- Randômico (Variável) Não utiliza papéis e os novos funcionários ficam à vontade para atuar por conta própria.
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