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PublicouYuri Pao Alterado mais de 9 anos atrás
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INTRODUÇÃOAOANTIGOTESTAMENTO
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F ORMAÇÃO DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO Necessidade de definição dos livros inspirados. Ameaça da “literatura” cristã produzida. Concílio de Jâmnia – formado por rabinos judeus Concílio de Jâmnia – formado por rabinos judeus no final séc. I d.C.). Dispersão dos judeus após 70 a.D.
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1. A C RIAÇÃO (G ÊNESIS ) Povos antigos – relatos de uma criação universal semelhantes, na forma, ao relato bíblico, mas diferentes na essência.
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Vozes Antigas “Nobre deus da primeira ocasião, que edificaste os povos e fizeste nascer os deuses, o original, que tornou possível que tudo vivesse; no coração de quem foi falado e que os viu evoluir, aquele que predisse o que não era e pensou o que é”. (Inscrição da Estela de Ramesside - Egito) Fonte: Bíblia de Estudo Arqueológica, p. 4) A criação bíblica é o relato da ação soberana e organizada da divindade triúna e eterna, que, em Gn. 1:1, se apresenta como Elohim.
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a.Soberana – não se assemelha a outros em divindade e poder. (Is. 45:5-8) b.Divindade triúna – a mesma essência divina está presente em 3 pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, e não em 3 deuses diferentes. * pessoalidade da trindade divina da impessoalidade dos deuses pagãos. (Sl. 115:3-7) c.Eterna – não foi criada e não possui início nem fim, como os deuses pagãos. (Is. 41:4, 48:12)
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“No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gn. 1:1) Deus (Elohim, em hebraico. pl. - Deuses) - A divindade (essência) é singular, mas há um plural de pessoas. “Elí, Elí, lamá sabctâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste”? (Mt. 27:46) Deus (Elí, em aramaico. sing. - Deus) – refere-se à pessoa (singular) do Deus Pai. Pai (pessoa) Filho (pessoa) Espírito (pessoa) Deus (essência) Trindade
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2. A CHAMADA DE ABRAÃO : Início da saga dos hebreus.
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O PATRIARCADO : O PATRIARCADO : A BRAÃO I SAQUE JACÓ Chegada no Egito
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3. M OISÉS E A LEI DIVINA : (Ê XODO -D EUTERONÔMIO ) Da escravidão à liberdade.
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A Lei como parâmetro para a A Lei como parâmetro para a obediência (Rm. 7:12). obediência (Rm. 7:12). -Qual o sentido da Lei (conjunto) ? a. espiritual – aponta para Jesus a. espiritual – aponta para Jesus b. ético/moral – aponta para o próximo b. ético/moral – aponta para o próximo
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4. A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA : ( JOSUÉ ) Organização religiosa, social e política.
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Canaã – litoral: área vulnerável
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5. A PASSAGEM DA TEOCRACIA PARA A MONARQUIA (J UÍZES -S AMUEL ) Caos religioso, social e político
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Transição TEOCRACIA MONARQUIA CRISE EQUILÍBRIO O Templo como referência da presença divina (At. 2:46). O Templo como referência da presença divina (At. 2:46).
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6. A TUAÇÃO DOS PROFETAS (R EIS - MALAQUIAS ) Profetas pré-exílicos Profetas exílicos Profetas pós-exílico
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C ATIVEIROS C ATIVEIROS (R EIS -C RÔNICAS...) Reino do Norte (Israel) Assíria – 722 a.C. Reino do Sul (Judá) Babilônia – 597 a.C. (parcial) Babilônia – 597 a.C. (parcial) 586 a.C. (total) 586 a.C. (total) Pérsia – 539 a.C.
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R EGRESSO DO EXÍLIO R EGRESSO DO EXÍLIO (E SDRAS -N EEMIAS ) Reino do Sul (Judá – Nação dos judeus ) dos judeus ) Retorno da Pérsia Retorno da Pérsia a partir de 538 a.C. (Reconstrução de Jerusalém e do Templo) *** Fim do Antigo Testamento ***
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