Carregar apresentação
1
Sugestão de Atividade:
Ensino Fundamental 1 Tema: Conhecendo o nosso bairro Indicação: 3º ou 4º Ano
2
Conhecendo o nosso bairro
Áreas de conhecimento: Geografia – História – Português – Matemática Tempo estimado: 3 aulas
3
Objetivo: Com esta atividade os alunos conhecerão a história do bairro e da escola onde estudam, resgatando valores e características e trabalhando noções de localização e organização.
4
Introdução: Essa atividade poderá ser desenvolvida com alunos do 3º ou 4º Ano letivo, trabalhando a interdisciplinaridade nos seguintes tópicos: Compreensão da história do Município de São Gonçalo do Amarante, partindo do bairro no qual a escola está localizada; Urbanização e movimentos de migração e imigração;
5
Construção de mapas e gráficos.
Observação de permanências e transformações (costumes, formas de relacionamento com a natureza, relações sociais e econômicas); Identificação dos espaços (rural/urbano) e suas características (meios de transporte e de comunicação, comércio, saúde, etc.); Construção de mapas e gráficos.
6
Recursos e Materiais: Laboratório de informática.
Câmera fotográfica ou Celular com este recurso. Folhas de sulfite ou cartolinas. Régua, tesoura e cola. Lápis de cor e canetinhas.
7
Desenvolvimento: 1a Aula
1ͣ Atividade: Realizar um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o bairro, em uma roda de conversa. Neste momento, o professor(a) fará algumas perguntas e preparará os alunos para as próximas atividades.
8
Desenvolvimento: 1a Aula
Algumas perguntas que poderão ser feitas: O que é um bairro? Porque existem os bairros? Quem mora nos bairros? Porque existem ruas? Porque existem nomes nas ruas? Porque existem números nas casas? O que existe nos bairros? Etc.
9
Desenvolvimento: 1a Aula
2ͣ Atividade: O professor(a) fará uma aula passeio pelo bairro, identificando e registrando, juntamente com alunos, sua organização. O registro poderá ser feito, neste primeiro momento, apenas com fotos.
10
Desenvolvimento: 1a Aula
3ͣ Atividade: No laboratório de informática ou na sala de aula: os alunos farão uma redação com as informações coletadas sobre o bairro. A atividade poderá ser feita em grupos ou individualmente.
11
Desenvolvimento: 2a Aula
1ͣ Atividade: O professor(a) levará os alunos até o laboratório de informática e eles irão acessar o Portal Clickideia: No Portal acessar: Ensino Fundamental. Disciplina: Geografia. Assistir a vídeo aula: O bairro. Fazer a interativa: O nosso bairro.
12
Desenvolvimento: 2a Aula
2ͣ Atividade: Em sala de aula, os alunos construirão um mapa do bairro. Após realizarem essa tarefa, o professor(a) poderá trabalhar a disciplina de Matemática, fazendo um levantamento estatístico de casas comerciais, número de crianças que moram e estudam no mesmo bairro, número de crianças que vem de outros bairros, etc. Para fazer a comparação dos dados, os alunos construirão gráficos comparativos.
13
Desenvolvimento: 3a Aula
1ͣ Atividade: O professor(a), juntamente com os alunos, construirão um blog sobre o bairro e, para tanto, selecionarão fotos que o represente. O blog será criado no Portal Clickideia: No Portal acessar: Ensino Fundamental. Seção Especial Blog
14
Desenvolvimento: 3a Aula
2ͣ Atividade: Entrevista com moradores antigos para pesquisarmos a evolução do bairro. O professor(a) deverá elaborar com os alunos, um roteiro para a entrevista.
15
Desenvolvimento: 3a Aula
Exemplos de perguntas para a entrevista: Como eram as ruas, as praças e as casas? Existiam casas comerciais? Quais mudanças foram observadas ao longo do tempo? Você gosta do bairro como ele está hoje? Por quê? Qual o papel da escola no bairro? Etc.
16
Desenvolvimento: 3a Aula
As fotos e as entrevistas, bem como todo o trabalho realizado, serão compartilhadas no Blog. Caso não seja possível utilizar o Blog do Portal Clickideia, o professor(a) poderá propor uma exposição com cartazes.
17
Atividade Complementar
O professor(a) poderá criar uma Linha do tempo sobre a história da escola. Para criar a Linha do tempo acesse – Conteúdos Especiais – Editor de Linha do Tempo. O professor(a) também poderá trabalhar a orientação através de mapas, utilizando a interativa “Como chegar”. No Portal acessar: Ensino Fundamental. Disciplina: Geografia. Interativa “Como chegar”
18
Avaliação O professor(a) deverá considerar a evolução na construção do conhecimento pelos alunos, verificando o conteúdo abordado e sua aproximação com a prática social.
19
Referências
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.