A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunidades de Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunidades de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Comunidades de Aprendizagem
Cristiani Dias Msnd PPGedu/UFRGS Prof.Liliana Passerino

2 Antigo paradigma Sistema de educação escolar atual
Suas carências e limitações Expectativas e exigências no processo Pensar a educação como apenas uma das práticas sociais de que nos utilizamos para favorecer os processos de desenvolvimento e socialização das novas gerações.

3 E a escola? Continua a incentivar o uso de livro texto;
Aposta em aulas “fechadas” no universo escolar; Com um currículo pré-definido;

4 Novo paradigma focada não apenas em que ensinar e aprender, mas também em como e a quem estamos ensinando. A escola não é o centro do ensino- aprendizagem Os processos de ensino-aprendizagem se dão através da comunidade, mídias,escola, etc..

5 CAs A abordagem fundamental deste tipo de CA, nesse momento, é que se constitui não apenas numa nova maneira de entender como aprendem os alunos, mas de como se pode exercer a influência educativa, de como se pode ensinar sem recorrer a modelos expositivos mais tradicionais. A ênfase não se dá no aprendizado individual, mas na construção coletiva do conhecimento, no sentido de que o aluno, quando aprende, é porque aprende em um processo de construção, de aquisição de capacidade, de conteúdo e atividades coletivo. A ênfase está sempre no aprendizado do grupo.

6 Tipos de Comunidades de Aprendizagem
Salas de aula como Cas Englobando os participantes do processo educativo no âmbito escolar Comunidades participantes do processo de desenvolvimento e aprendizagem Grupos que utilizam TICs para criar comunidades de aprendizagem

7 Na construção... Coletiva do conhecimento em uma CA os conteúdos e atividades precisam ter sentido

8 Comunidade Virtual... A web como espaço de construção
Inicialmente pensadas como “repositórios de informação textual, e de imagens”

9 Alguns dados da Internet no Brasil
É o 3º veículo de maior alcance no Brasil; O Brasil está 11º em nº de Internautas; Número de usuários: 41,5 milhões de pessoas; Áreas urbanas: 44% da população está conectada à internet; Fonte:

10 Uso do computador Praticamente a totalidade absoluta dos professores da Europa usa computador (98% em 2006) No Brasil, para o mesmo ano, podemos estimar em aproximadamente 59% o número de professores do ensino básico (fundamental e médio) que usa computador

11 A internet está na minha escola...o que fazer?
Surfar X Habitar? Surfar X Habitar? Entrar num site determinado; Pesquisar informações; Visitar museus, portais, etc. Consultar sites bibliográficos (como bibliotecas) Comprar online Jogar online Toda atividade que permita “passear” Participar de comunidades; Participar de fóruns; Construir e publicar páginas; Ter blog, fotolog Publicar obras (no youtube, e outros espaços) Toda atividade que permita “criar” e “deixar registros”

12 Para surfar..uma bússola chamada
Buscas – Google Sky - Google Earth - Google Maps - Google Translate - Google Imagens -

13 O que implica habitar a web?
Aspectos éticos, Morais, legais, Acessibilidade;

14 Na casa Agenda Documentos Grupos Blogger Gmail Picasa Talk YouTube

15 Elementos para construção:
Imagens, vídeos, sons, agentes animados, simuladores e outros elementos de interação “Tijolos” para montar espaços de construção;


Carregar ppt "Comunidades de Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google