A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Prof. Dra. Sandra Portella Montardo Curso de Comunicação Social –FEEVALE Prof. Dra. Liliana Maria Passerino Curso de Licenciatura em Computação – FEEVALE

2 Por que pensar a Web? Número de brasileiros na Internet : 32,1 milhões, segundo Ibope/NetRatings; O brasileiro é o internauta que navega durante mais tempo na Internet no mundo: 20h30 mensais (out / 2006); Technorati rastreia 57 milhões de blogs (out / 2006); Número de blogs dobra a cada seis meses, segundo Technorati (out./ 2006); A cada dia, são 100 mil novos blogs; Fonte sobre blogs: Technorati

3 Internet como um novo espaço de socialização
Objetivo: Debater sobre limites e possibilidades da netnografia como metodologia de pesquisa adequada ao estudo de espaços de socialização mediados por computador como os Blogs.

4 Blogs como espaços de comunicação mediada por computador
Blogs são ferramentas de fácil atualização em web sites, que se baseiam no sistema de micro-conteúdos e na sua atualização quase que diária; Vantagem: Não é preciso saber programar para ter onde se expressar na web; Primeiro blog, Links.net, foi criado pelo estudante Justin Hall, em 1997, como página com links para sites poucos conhecidos. A explosão do fenômeno aconteceu a partir de 1999 com o surgimento das primeiras ferramentas de edição de blogs. Google compra Blogger em 2004, sistema de publicação mais popular no Brasil.

5 Blogs como espaços de comunicação mediada por computador
Segundo os tipos de conteúdos os blogs, podem ser classificados como: a) Diário Eletrônicos b)Publicações Eletrônicas c)Publicações Mistas (Recuero, 2003)  

6 Blogs como espaços de comunicação mediada por computador
Ao combinar o conceito de virtual settlement, de Jones (1997) e de interação mútua, segundo Primo (1998), Recuero (2003) relaciona blogs e comunidades virtuais a partir de um estudo empírico. Recuero (2003) propõe que se estabelecem webrings, ou seja, círculo de relações entre autores de blogs a partir das ferramentas de comentários e das postagens nos mesmos.

7 Etnografia Virtual ou Netnografia
A etnografia é uma metodologia de pesquisa originária da antropologia cuja origem remonta-se a fins de século XIX; Pode ser definida como estudo cultural através de uma imersão profunda no grupo sendo estudado (Goetz; Lecompte, 1988);

8 Etnografia Virtual ou Netnografia
Uma etnografia é uma reconstrução analítica de cenários e grupos culturais que traz as crenças, práticas, artefatos e conhecimentos compartilhados pela cultura que está sendo estudada; Com o surgimento do ciberespaço, tornou-se premente o uso e aplicação de metodologias de pesquisa que permitam “capturar” a essência dos fenômenos presentes no mesmo. (Hine, 2005).

9 Etnografia Virtual ou Netnografia
Porém, a aplicação de metodologias de pesquisa já existentes, principalmente de caráter qualitativo como a etnografia, não pode ser realizada de forma automática, sem adaptações e análise das possibilidades e os limites de tal adaptação para a pesquisa efetuada na web. Web como contexto e artefato cultural; (Hine, 2000, 2005)

10 Etnografia Virtual ou Netnografia
Exige imersão do pesquisador nas comunidades; Coleta de dados: notas de campo a serem combinadas com artefatos da web; Entrevistas já transcritas, mas com limites à comunicação não-verbal; Netnografia pode ser ferramenta complementar de pesquisa; Adaptação quanto à: ingresso cultural / coleta de dados / Ética / Verificação dos participantes (Kozinets, 1997, 2000)

11 Vantagens da Netnografia frente à Etnografia
N pode ser conduzida de forma mais rápida que E; N é menos dispendiosa que E; N é menos subjetiva do que E; Desvantagem: N se limita à análise de texto escrito. Este ponto pode ser facilmente contornado com as ferramentas de que dispomos hoje em dia.

12 Aplicações da Netnografia aos Blogs
Blogs serão entendidos como espaço de socialização, ao contrário dos experimentos relatados na bibliografia consultada, em que esta ferramenta não foi mencionada; Trata-se de buscar compreender sobre um fenômeno que acontece espontaneamente na internet.

13 Aplicações da Netnografia aos Blogs
- Facilidade na busca e na coleta de dados; Amplitude da coleta e do armazenamento; Desdobramento da pesquisa com rapidez; Ingresso cultural / Questões éticas; Risco do desdobramento indevido; Segundo Foot & Schneider (2005), deve-se selecionar o tópico, estabelecer a amostra e delimitar um período de análise. Amostra deve ser constante (blogs ativos).

14 Muito obrigada! Projeto: Blogs como Ferramenta de Socialização de Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) Prof. Dra. Liliana Maria Passerino (Feevale) Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) Blogs Especiais:


Carregar ppt "ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google