A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Para que exista o ato de conhecer, é indispensável dois elementos básicos:

2 Sujeito Objeto Relação

3 Filosofia Moderna Atitude Científica
Com o desenvolvimento da ciência moderna, a noção de um mundo perfeitamente ordenado e conhecido pela verdade de Fé, foi dissolvido pelo pensamento científico. Temos que buscar um método eficaz para podermos conhecer a verdade.

4 Perguntas: O que é o conhecimento? O que é a verdade?
É possível o conhecimento? Qual o Fundamento do conhecimento?

5 Racionalismo: René Descartes
Racionalismo:corrente filosófica : defende a razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. ( O conhecimento só é possível via Razão ). Afirma: a experiência sensorial é uma fonte de erros. Os princípios lógicos fundamentais são inatos na mente humana, daí a razão deve ser considerada fonte básica do conhecimento.

6 René Descartes ( 1596 – 1650 ) Afirma : Para conhecermos a verdade é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida, questionando tudo, para criteriosamente, analisar se existe algo na realidade que possamos ter plena certeza Este processo da dúvida é chamado por ele de Dúvida Metódica

7 Dúvida Metódica O exercício da dúvida é o procedimento identificado com o ceticismo. Descartes, no entanto, utilizou do expediente da dúvida com outro propósito. “ Não que imitasse, para tanto os céticos, que duvidam apenas por duvidar ... ao contrário, todo o meu intuito tendia tão somente a me certificar e remover a terra movediça e a areia, para encontrar a rocha ou a argila. ”

8 Certeza a partir da Dúvida Metódica
A dúvida me lava ao ato de pensar. Certeza de que meus pensamentos existem. “ Penso, logo, existo. ” Para ele, o pensamento que o leva a condição de existência na realidade, é uma verdade absolutamente firme, certa e segura.

9 Empirismo: John Locke Defende que todas as nossas ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais ( nada vem a mente ser ter passado pelos sentidos).

10 John Locke ( 1632 – 1704 ) Afirma: ao nascermos nossa, mente é como um papel em branco, desprovido de ideias. De onde provém o vasto conjunto de ideia que existe na mente humana?Provém da Experiência Combate a doutrina do inatismo ( Platão e Descartes ) ideias que existem na mente humana desde o nascimento ( Racionalismo ). Se não existe ideias inatas, também não deveria existir poder inato ( origem divina, como no absolutismo monárquico).

11 Finalizando Espero que a partir deste momento, você como aluno busque analisar as teorias do conhecimento formada pelo sujeito pensante em relação ao objeto, seja a nossa realidade ou algo singular, como forma de tirarmos a argila do barro para construirmos o ato de conhecer. Ato este que nos leve a uma interpretação do nosso mundo que seja concreta. Obrigado pela atenção


Carregar ppt "Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google