A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO"— Transcrição da apresentação:

1 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
2º. ANO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROFa. IZILDA G. FERREIRA DOS SANTOS

2 PROGRAMA DE DISCIPLINA
CURSO : PEDAGOGIA DISCIPLINA : EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROFa : IZILDA GONÇALVES FERREIRA DOS SANTOS AULAS TEÓRICAS = Horas-aula AULAS PRÁTICAS = Horas-aula CARGA HORÁRIA TOTAL = Horas- aula

3 EMENTA Elementos da História da Educação Ambiental;
Legislação Ambiental; Problemas Ambientais em Escala Global; Subsídios para a Prática da Educação Ambiental; A Escola, o Projeto Pedagógico e a Educação Ambiental.

4 OBJETIVOS GERAIS: Formar educadores capazes de refletir o conhecimento sobre a realidade, de atuar em conjunto com a sociedade num processo dialógico, respeitando a pluralidade e a diversidade cultural, fortalecendo a ação coletiva numa visão de Educação Ambiental como um processo estruturante de novas relações entre homem e natureza e homens entre si.

5 ESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA
ASSUNTO NÚMERO DE AULAS ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1.1 – Histórico da Educação Ambiental 1.2 – Evolução dos Conceitos de Educação Ambiental 1.3 – Os Grandes eventos sobre educação Ambiental LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 2.1 – Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 12/02/1998) 2.2 – Lei nº 3325, de 17 de dezembro de 1999 2.3 – Lei nº , de 27 de abril de 1999 2.4 – Art 225 – Constituição da República Federativa do Brasil 06 10

6 ESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA
ASSUNTO NÚMERO DE AULAS 3. PROBLEMAS AMBIENTAIS 3.1 – Desflorestamentos 3.2 – Redução da Camada de Ozônio 3.3 – Aquecimento Global 3.4 – Mudanças Climáticas 3.5 – Crescimento Populacional 3.6 – Água Potável 3.7 – Ameaças a Biodiversidade 3.8 – Saneamento Ambiental 3.9 – Resíduos Sólidos 3.10 – Novos conceitos para a compreensão das questões sócio- ambientais. 16

7 ESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA
ASSUNTO NÚMERO DE AULAS 4. SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 4.1 – Sistema de Vida 4.2 – Ciclos 4.3 – Sistemas Complexos 4.4 – Crescimento Populacional e Capacidade de Suporte 4.5 – Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável 4.6 – Desenvolvimento Socialmente Sustentável 10

8 ESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA
ASSUNTO NÚMERO DE AULAS 5. A ESCOLA, O PROJETO PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 5.1 - Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente 5.2 - A Interdisciplinaridade como Eixo Norteador de Projetos em Educação Ambiental 5.3 - Planejamento 5.4– Metodologia de Ensino - Concepção e Ação 6. SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR 6.1 – Oficina de Contadores de Histórias 6.2 – Filmes 6.3 – Oficina de Relatos de Experiências 6.4 – Jogos e Brincadeiras de Educação Ambiental 10 08

9 METODOLOGIA A disciplina propõe-se a utilizar situações de ensino
aprendizagem diversificadas e adequadas ao conteúdo, tais como: 1. Aulas expositivas dialogadas, aulas práticas e seminários. 2. Estudos dirigidos e estudos de casos 3. Estudos em grupos, projetos, seminários, dramatização, relatórios e pesquisa. 4. Leitura e analise de textos.

10 AVALIAÇÃO Avaliação Continuada: Exercícios, testes, jogos e dinâmicas.
Avaliação Atitudinal: Responsabilidade, compromisso, participação, assiduidade, pontualidade, aspecto comportamental entre ouros. Avaliação bimestral: Teste, pesquisa, projetos, relatórios, prova e/ou simulados. Auto-avaliação

11 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.Referencial Curricular Nacional paraEducação Infantil. Conhecimento do Mundo. Brasília : MEC/SEF, BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, Meio Ambiente e Saúde.Vol.9 : Brasília : MEC/SEF, CARNEIRO, Moacir. LDB fácil: leitura crítico compreensiva: artigo a artigo. Petrópolis : Vozes, CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental – A Formação do Sujeito Ecológico. 1. ed. São Paulo : Cortez Editora, 2004. DIAS, Genebaldo, Dias. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9.ed. São Paulo : Gaia,2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 33.ed. São Paulo : Paz e Terra,

12 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental – A Formação do Sujeito Ecológico. 1. ed. São Paulo : Cortez Editora, 2004. CORNELL, Joseph. Vivências com a Natureza. 3 ed. São Paulo : Aquariana, 2008. DOHME, Vania e Walter. Ensinando a criança a amar a natureza. Petrópolis, RJ : Vozes, 2009. DREW, David. Processos Interativos homem-meio ambiente. 5.ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2002. GOLEMAN, Daniel. Inteligência Ecológica. 1. ed. Rio de Janeiro : Editora Campus, 2009. GORE, Al. Uma Verdade Inconveniente – O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Barueri, SP : Manole, LOVELOCK, James. A vingança de Gaia. Rio de Janeiro : Intríseca,2006. MENDES, André Trigueiro. Meio Ambiente no século ed. Rio de Janeiro : Sextavante, 2008. SATO, Michele. Educação Ambiental. São Carlos : Rima, 2004. THE EARTH WORK GROUP. 50 Coisas Simples Que As Crianças Podem Fazer Para Salvar a Terra. 9 ed. Rio de Janeiro : José Olimpyo, 2005


Carregar ppt "ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google