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Faculdade de Odontologia de Piracicaba

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Apresentação em tema: "Faculdade de Odontologia de Piracicaba"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Odontologia de Piracicaba
“A Pós –graduação em Odontologia no Brasil:estágio atual e possíveis estratégias para a conquista da Excelência” I Workshop da Pós-graduação da UNESP - Odontologia Altair A. Del Bel Cury Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP

2 Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 2005/2010
“(...) o sistema nacional de pós-graduação (SNPG), enquanto eixo estratégico do desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e social do país, deve procurar atender às necessidades nacionais e regionais e continuar contando com políticas públicas que o façam crescer com qualidade e relevância.”

3 Momentos da política de Pós-Graduação Brasileira
Capacitação dos docentes do ensino superior Desempenho e a qualidade do sistema nacional de PG Desenvolvimento da pesquisa nas universidades procurando, por meio de sua institucionalização, o atendimento das prioridades nacionais PNPG 2005 / 2010

4 PNPG 2005/2010 – Metas gerais em 2010 mais de doutores e mestres acréscimo do orçamento de bolsas/fomento: R$1,66 bilhões (agências federais e estaduais) recursos adicionais para o crescimento do corpo docente da PG número de doutores por 100 mil habitantes no Brasil equivalente ao nível da Coréia em 1985.

5 Número de Programas de PG por área na Grande Área Ciências da Saúde
Fonte: DataCapes, 2007

6 PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Região M D M/D F NORTE 02 - NORDESTE 07 01 03 CENTRO-OESTE SUDESTE 13 40 12 SUL 06 Total 25 48 17 Total Geral: CAPES, Novembro de 2007

7 Número de Programas de PG em Odontologia, por região
Fonte: DataCapes, 2007

8 Número de Programas de PG em Odontologia, por nível
Fonte: DataCapes, 2007

9 PG em Odontologia: Alunos matriculados ao final do ano
Fonte: DataCapes, 2007

10 PG em Odontologia: Alunos titulados
Fonte: DataCapes, 2007

11 Número de Cursos/Programas de Pós-graduação por Região e Conceitos
Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Mestrado/Doutorado D Conceito Região 3 4 5 6 7 N 2 - NE 1 CO S SE 9 14 17 Total 19 10

12 Conceitos

13 Conceitos

14 Avaliação Capes Programas de PG UNESP
Triênio Conceito Unidade 3 4 5 FOAR/N º de Programa - 2 1 FOA/ Nº de Programa S.J.C./ Nº de programa Total 6 Total de Programas UNESP = 10 Total Programas M/D = 48; Região SE= 40 CAPES, Novembro de 2007

15 Critérios da Grande Área da Saúde para Avaliação da Produção Intelectual dos Programas de PG
Nota Critério Critério 3 80% ou mais dos docentes Plenos tenham publicado no triênio o mínimo de 03 artigos/docente em periódicos Qualis Nacional B ou superior Nesta produção, pelo menos 50% dos docentes plenos devem apresentar 01 artigo Qualis IC ou superior. 4 80% ou mais dos docentes Plenos tenham publicado no triênio, o mínimo de 03 artigos/docente em periódicos Qualis Nacional A ou superior Nesta produção deve existir pelo menos 01 artigo/docente em Qualis IC ou superior 5 80% ou mais dos docentes Plenos deverão ter publicado no triênio pelo menos 03 artigos/docente em periódicos Qualis Internacional C ou superior Nesta produção deve existir pelo menos 01 artigo/docente /triênio em Qualis IA ou IB 6 80% ou mais dos docentes Plenos deverão ter publicado no triênio, 4 artigos/docente em periódicos Qualis Internacional A ou B Nesta produção pelo menos 02 artigos o seja em Qualis Internacional A 7 80% ou mais dos docentes Plenos deverão ter publicado no triênio, em média o mínimo de 6 artigos/docente em periódicos Qualis Internacional A ou B Nesta produção intelectual, pelo menos 3 artigos o sejam em Qualis Internacional A

16 V – INSERÇÃO SOCIAL 1.Inserção e impacto regional e (ou) nacional do produto. 3,5% 2. Integração e Cooperação com outros programas com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. 3,5% 3.Visibilidade ou transparência dada pelo programa à sua atuação. 3.0%

17 Nos países desenvolvidos observa-se que:
Porquê usar a produção intelectual como um dos indicadores de qualidade dos Programas de PG? A Ciência e a educação qualificada são essenciais para o desenvolvimento em C&T e qualidade de vida. Há uma relação direta entre o PIB de um país e a quantidade de produção intelectual qualificada. Nos países desenvolvidos observa-se que: 73% das patentes decorrem de citações de pesquisa acadêmica básica. 23% da pesquisa é desenvolvida na industria. As observações mais pertinentes a ciência moderna estão publicadas em revistas de alto impacto. (Science Indicators, 2006)

18 Produtos da Pesquisa na Área Odontológica
Produção Intelectual na área de Odontologia Artigos em periódicos científicos Capítulos de livro Livros Resumos Outras publicações Patentes Produtos da Pesquisa na Área Odontológica

19 Divulgação de Resultados de Pesquisa
PAPEL DOS PERIÓDICOS Divulgação para a comunidade científica Divulgação para a sociedade Memória Avaliação da produção científica dos pesquisadores Avaliação da produção científica das instituições Principalmente divulgar a ciência/pesquisa gerada no país: VISIBILIDADE

20 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
Peso ? Produção Instrumento ? AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

21 Bases Bibliográficas Utilizadas
BBO, LILACS, SciELO, MEDLINE, Chemical Abstracts, International Pharmaceutical Abstracts, International Nursing Index, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Sportdiscus, Eric, Tropical Diseases Bulletin, Sociological Planning/Policy & Development; ISI(Web of Science); JCR

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24 Produção de artigos completos 2001-03/2004/06
Total Média Desvio padrão Amplitude Internacional A 953 1744 11,2 25,6 12,8 23,3 0 - 81 0, Internacional B 316 363 3,7 5,3 4,7 4,8 0 - 27 0,0 – 23 Internacional C 663 962 7,8 14,1 7,7 11,7 0 - 36 0,0 – 75 Nacional A 181 591 2,1 8,7 3,6 7,1 0 - 23 0,0 – 41 Nacional B 2.586 2270 30,5 33,4 25,3 24,5 0,0 – 116 Nacional C 906 1040 10,7 15,3 9,4 14,6 0 - 47 0, Nº Docentes permanentes = 810 ( ) ; 863 ( )

25 PNPG 2005/2010 - Propostas de diretrizes gerais
Modelos alternativos e ações que atendam às necessidades regionais Modelos e políticas de cooperação internacional Avaliação deve ser baseada na qualidade e excelência dos resultados, na especificidade das áreas de conhecimento e no impacto desses resultados na comunidade acadêmica e empresarial e na sociedade.

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30 Trabalhos Mais Citados por área
Período ÀREA NÚMERO DE ARTIGOS COM MAIS DE 100 CITAÇÔES Biomédica 67 Medicina 51 Física 41 Biologia 29 Química 23 Astronomia 17 Cirurgia Engenharia 3 TOTAL 248 0,23% do total de artigos no período: 66% Medicina+ Cirurgia 27% Precauções: não houve normalização para: 1-tendências de diferentes àreas quanto a citações 2- tempo de publicação até 2003 Rogerio Meneghini

31 Artigos em Colaboração Internacional e Com Filiação Apenas do Brasil
Nº ARTIGOS PERCENTAGEM Colaboração 209 84,3 Brasil 39 15,7 TOTAL 248 100,0 1-Redes 2-Internet Comparar: 37% dos total de artigos ISI com filiação do Brasil foram através de colaboração internacional: HD Hill, 2001: O que e quem define a colaboração ? Rogerio Meneghini

32 Número Médio de Autores por Artigos Mais Citados nas Diferentes Áreas
Biomedica 610 67 9,1 Medicina 763 51 14,9 Física 2534 41 61,8 Biologia 9 29 8,9 Química 114 23 5.0 Astronomia 824 17 48,5 Cirurgia 192 11,3 Engenharia 3 5,7

33 Instituições com 5 ou mais artigos com mais de 100 citações
INSTITUIÇÃO ARTIGOS Universidade de São Paulo, SP 73 Universidade Federal do Rio de Janeiro 26 Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP 23 Universidade Federal do Rio Grande do Sul 20 Universidade Federal de São Paulo, SP 15 Instituto Dante Pazzanezi, São Paulo 11 Universidade Federal de Minas Gerais 9 Centro Brasileiro de Pesq Fisicas, Rio de Janeiro Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro 6 Universidade Estado de São Paulo 5 Instituto Nacional Pesq Amaz, Manaus, AM Laboratório Nacional Luz Síncrotron, SP Instituto Nacional Pesquisa Espacial, SP

34 Comparação de ranking de instituições: artigos mais citados e total de artigos ISI
Coluna esquerda Coluna direita Artigos com mais de Total de artigos ISI 100 citações (Indicadores FAPESP C&T, 2004)

35 Problemas Observados durante a Avaliação
1. Proposta do Programa: maior explicitação sobre financiamentos, alunos de IC e estágios, premiações, assessorias de periódicos. 2. Corpo docente: problemas de interação docente/docente; docente/aluno; falta de colaboração entre docentes do mesmo Programa ou de Programas da mesma Unidade. 3. Corpo discente: poucas publicações conjuntas com orientadores em periódicos mais qualificados; 4. Produção intelectual: falta integração entre os docentes de um mesmo Programa; pulicações com grupos de outras IES, ma não com os próprios colegas; 5. Inserção Social: descrição mais detalhada de quem o programa formou; onde estão; o que o Programa mudou no local, região, país.

36 Possíveis Estratégias para conquistar a Excelência
1.Critérios de credenciamento focado no conceito que pretende-se atingir a curto, médio prazo: Participar do programa de PG sómente docentes motivados; 2. Estágios docentes no exterior ou no país em centros altamente qualificados; 3. Doutorados com estágios no exterior que de fato tragam benefícios ao Programa e não apenas para o aluno; 4. Estágios de alunos no exterior em prazos que permitam ao aluno implantar métodos de análise, formas de trabalhar, enfim o diferencial que o levou aquele local antes de defender a tese de Doutorado; 5. Treinamento de redação de trabalho científico para docentes e alunos;

37 Em conclusão... O atual sistema de avaliação da produção dos docentes representa certamente um grande avanço pela introdução de parâmetros objetivos nesse processo. Algumas questões ainda encontram-se abertas a debate principalmente no que tange ao refinamento do processo para diferenciação de programas de ponta. A incorporação de outras medidas como o índice de citações, embora apresentando também limitações, pode representar uma alternativa. A avaliação global da produção do programa é outra alternativa que merece discussão.

38 Desafios da PG em Odontologia
Impacto Inovação Interdisciplinaridade Internacionalização Inserção dos egressos

39 OBRIGADA pela ATENÇÃO


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