A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO

2 Resumo O presente trabalho de pesquisa analisou a História do Ensino a Distância no Brasil, tal qual seu crescimento, os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino e também a formação dos futuros profissionais que estudam na modalidade superior a distância. Para tanto foi realizada uma pesquisa coletando informações e opiniões de futuros educadores que cursam o ensino superior presencial e a distância, comparando as opiniões e pensamentos desta modalidade no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

3 Histórico da EAD; Crescimento; Formação de Professores

4 Formação de Professores
Déficits em diferentes áreas; Ministério da Educação: no Brasil faltam cerca de 711 mil professores entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação a Distância nos mostra ser uma alternativa preciosa para um país como o Brasil, a desigualdade na distribuição de oportunidades educacionais são fatos claros e inquestionáveis.

5 Pesquisa 4.1 - Participantes Pesquisados
Para analisar a visão dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem a distância foram levantados dados por meio de um questionário respondido por 42 universitários de curso de formação de professores na modalidade presencial e, 24 universitários de curso de formação de professores na modalidade a distância. Projeto pedagógico multimídia: livro, internet e aula interativa via satélite ao vivo.

6 4.2 - Material Utilizado O material utilizado para pesquisa foi um questionário impresso. Convidamos os universitários – não obrigatoriedade.

7 4.4 - Análise de Dados As questões que continham no questionário e o resultado obtido dos entrevistados foram:

8

9 Para os alunos do presencial...

10 Para os alunos do presencial...

11 Motivos... 17: educação a distância não possui a mesma qualidade de ensino pela falta de interação entre professor-aluno, 4: não possui a mesma qualidade por não ter o retorno do professor, 8: acreditam não ter a mesma qualidade de ensino pela falta de troca de aprendizagem, 6: acreditam que não possui a mesma qualidade pela dificuldade em acompanhar um curso a distância, 3: acreditam que a educação a distância tem a mesma qualidade de ensino que o presencial por os alunos terem autonomia de aprendizado e, 5: acreditam que sim por acreditar que o responsável pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem é responsabilidade do aluno.

12 De acordo com os dados apresentados no questionário respondido por uma turma de universitários de curso de formação de professores na modalidade presencial, é possível perceber que em sua maioria os alunos sabem o que é a Educação a Distância, porém em sua maioria não escolheria um curso na modalidade a distância para estudar, por acreditar principalmente que a falta de interação e troca de experiência entre professor-aluno e aluno-aluno não ocorre e com isso não é possível obter a mesma qualidade que o ensino presencial.

13 Para os alunos do EAD...

14 Motivos da opção por EAD
Por que você escolheu um curso de graduação a distância? 15 universitários responderam que foi devido a falta de tempo, 17 universitários responderam foi pela praticidade de assistir aulas apenas uma vez por semana, 9 universitários responderam que foi pelo valor da mensalidade, 4 universitários responderam que foi devido a influência de amigos e 4 universitários entrevistados responderam que foi por que na cidade não tem curso de graduação. Obs: mais de uma resposta por aluno.

15 Você faria mais algum curso a distância? Por quê?
13 universitários afirmaram que fariam devido a flexibilidade para os estudos, 4 dos entrevistados afirmaram fariam pela busca do aprendizado, 1 universitário respondeu que faria apenas para obter mais um diploma, 1 universitário respondeu que faria, pois até o momento o curso corresponde a suas expectativas, 1 universitário respondeu que faria mais um curso a distância somente por já obter uma outra graduação presencial e 1 universitário respondeu que faria mais um curso a distância pelo acessível valor da mensalidade.

16 Considerações Finais É possível perceber que ainda existe um preconceito quando nos referimos a educação a distância, porém com o crescimento e respeito que essa modalidade de ensino vem conquistando é perceptível que essa visão de ensino com qualidade secundária acabará em breve, fazendo com que a educação a distância seja tão respeitada e reconhecida como o ensino presencial. Através deste estudo evidencia-se que para o processo de ensino e aprendizagem a distância ocorra não é necessário apenas tecnologia, mas sim todo apoio e suporte didático-pedagógico necessário para qualquer modalidade de ensino.

17 Contato: Muito obrigada!


Carregar ppt "Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google