A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário"— Transcrição da apresentação:

1 Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Passaporte da leitura Apresentação da leitura Conteúdos / Aulas previstas: 7ºA, 7ºB Nomenclatura da avaliação nos testes Processo de auto e heteroavaliação Critérios de autoavaliação: 7ºA, 7ºB Critérios de avaliação Blog / Mail Matriz dos testes escritos

2 Estrutura das aulas 1º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Registo do sumário
ESTUDO DO TEXTO (é necessário o manual) Projeto “Ler, lazer e aprender” – Desenvolvimento do projeto e apresentações de leituras ( 2º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Exercícios de ortografia (e outros) Registo do sumário Escrita ( ESTUDO DA GRAMÁTICA (é necessário o manual) EDUCAÇÃO LITERÁRIA (45 min.) Registo do sumário – Faz-se sempre na aula seguinte, num bloco de 90 min. Leituras (é necessário o manual)

3 Manual

4 Estrutura do Caderno diário
ÍNDICE 1 – PLANOS (Calendário escolar, estrutura das aulas, etc.) 2 - PASSAPORTE DA LEITURA 3 - SUMÁRIOS 4 - ESTUDO DO TEXTO 5 - ESTUDO DA GRAMÁTICA 6 – ESCRITA (facultativo) 7 – ARQUIVO (Testes, propostas de escritas, etc.) Exemplos

5 Passaporte da leitura / 7ºAno
Título Autor Editora N.º de páginas (mínimo de 250 / período) Data do início Data do fim Exemplos

6 Apresentação de leitura
OBJETIVOS Identificar o livro Referir o assunto do livro Ler e justificar a escolha de um excerto do livro TEMPO 2 minutos ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Preparação Livro Slide (ou trailer de promoção do livro) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Correção Clareza

7 Apresentação de leitura (slide)
ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Título Autor Excerto (pág.) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Organização Criatividade

8 Processo de autoavaliação
Todas as semanas, os alunos entregam à professora o resultado da reflexão sobre a autoavaliação de acordo com os critérios definidos. Pode ser entregue na sala de aula ou enviado por mail. Heteroavaliação Nesse registo de reflexão, os alunos devem ainda referir a avaliação que fazem da turma, justificando e usando a seguinte nomenclatura: Fraco; Não Satisfaz; Satisfaz; Satisfaz Bastante; Excelente.

9 Fraco - não estuda Não satisfaz – 15 min Satisfaz – 30 min
Estudo individual 7ºA Fraco - não estuda Não satisfaz – 15 min Satisfaz – 30 min Satisfaz Bastante – 1hora Excelente – 2 horas Comportamento 7ºA Fraco - 3R e/ou 20X Não satisfaz – 2R e/ou 10X Satisfaz – 3X e/ou 1R Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0

10 Fraco - não estuda Não satisfaz – 10 min Satisfaz – 30 min
Estudo individual 7ºB Fraco - não estuda Não satisfaz – 10 min Satisfaz – 30 min Satisfaz Bastante – 1:00h Excelente – 2:00h Fraco - 5X e / ou 5R Não satisfaz – 3X e/ou 1R Satisfaz – 2X Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0

11 Conteúdos / Aulas Previstas (7ºA)
1º Período Conteúdo Aulas previstas Textos de comunicação social 6 Textos de leitura integral (narrativos) Textos narrativos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas 2 Textos de leitura integral (narrativos) 9 poemas Textos narrativos e poéticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 62 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 7 poemas 1 Textos de leitura integral (dramático) Textos dramáticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 36 aulas

12 Conteúdos / Aulas Previstas (7ºB)
1º Período Conteúdo Aulas previstas Textos de comunicação social 6 Textos de leitura integral (narrativos) Textos narrativos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas 2 Textos de leitura integral (narrativos) 9 poemas Textos narrativos e poéticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 63 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 7 poemas 1 Textos de leitura integral (dramático) Textos dramáticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 37 aulas

13 Nomenclatura dos testes

14 Critérios de avaliação
Instrumentos de avaliação (domínios do conhecimento) Ponderação Testes escritos/fichas de avaliação sumativa 55% 80% Participação na aula: *Leitura em voz alta; *Interpretação e análise de texto; *Levantamento de questões; *Competência linguística; *Apreciações críticas fundamentadas; *Apresentação de trabalhos; *Intervenções com base no trabalho de casa; *Trabalhos escritos, realizados na aula; *Trabalhos de pesquisa; *Trabalhos de projeto/portefólio; *Organização do caderno diário. 25% Atitudes valores Ponderação Participação na aula: *Sentido de responsabilidade: material; pontualidade; respeito pelos prazos estabelecidos. *Empenhamento: interesse pelas atividades propostas. *Autonomia: autoavaliação; valorização do espírito crítico e de iniciativa. *Comportamento: respeito pela opinião dos outros; cooperação com outrem; respeito pelos colegas e professor. 20%

15 Blog e


Carregar ppt "Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google