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DESENVOLVIMENTO REGIONAL

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO REGIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO REGIONAL
MATRIZ DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

2 ÍNDICE Macrorregiões P.
Macrorregião Central ____________________________________________ 04 Macrorregião Jacuí/Colonial ______________________________________ 09 Macrorregião Produção ___________________________________________14 Macrorregião Serra ______________________________________________ 19 Macrorregião Sul ________________________________________________ 34 Macrorregião Vale do Rio Pardo/Taquari ____________________________ 41 Macrorregião Oeste _____________________________________________ 46 Macrorregião Metrovales ________________________________________ 51 Macrorregião Noroeste __________________________________________ 59

3 1 . Missões (2) 2. Jacuí/Colonial (2) 3. Produção (4) 4. Serra (3) 5. Metrovales (5) 6. Vale do Rio Pardo/Taquari (3) 7. Central (2) 8. Fronteira-Oeste (1) 9. Sul (2)

4 MACRORREGIÃO CENTRAL

5 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Fortalecimento do setor moveleiro  Desenvolvimento do biodiesel  Florestamento  Alavancagem da base agrícola: arroz e soja

6 ESTRATÉGIAS  Estratégia para potencialização da base agrícola
 Organização e estratégia de produção e competitividade  De maximização de áreas irrigadas e tecnologias apropriadas para otimizar a produtividade  De gestão mercadológica da produção agrícola  De expansão de atividades econômicas de suas macrorregiões

7 PRODUTOS E SERVIÇOS  Cachaça de Jaguari e São Pedro  Gastronomia
 Turismo - 4º colônia  Fruticultura  Produção dominante: soja, milho e arroz  Comércio/serviços (54%)  Pequena escala: Farináceas e embutidos

8 PARCERIAS  Universidade  Tecnologia  Embrapa  Emater  Fepagro
 Sindicatos rurais e industriais  Cooperativas

9 MACRORREGIÃO JACUÍ / COLONIAL

10 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Rota das Terras (Turismo)  Extensão Empresarial (Unicruz)  Redes de Cooperação (Unijuí)

11 ESTRATÉGIAS  Valorização do Associado  Economia Regional
 Mudança Cultural  Política  Economia  Social

12 PRODUTOS E SERVIÇOS  Agronegócio  Metal Mecânico  Moveleiro
 Turismo  Artesanato

13 PARCERIAS  Unicruz  Unijuí  Sebrae  Prefeituras  Coredes
 Federasul

14 MACRORREGIÃO PRODUÇÃO

15 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Estruturação turística da região, através de um plano integrado de turismo regional;  Insentivo a cadeia metal-mecânica;  Fortalecimento industrial dos pólos urbanos, fomentando a inclusão social e a recuperação e ampliação da qualidade ambiental urbana;  Fortalecimento agroindustrial dos pequenos produtores, através de estímulos econômicos, capacitação, criação de processos produtivos e adequação das estruturas de comercialização;  Fomentar a competitividade dos setores consolidados (diversificação);  Estimular a formação da cadeia de pedras preciosas (APL Gemas e Jóias).

16 ESTRATÉGIAS  Capacitação em gestão empresarial e tecnológica;
 Capacitação em turismo;  Formação de centros tecnológicos;  Implantação de infra-estruturas (rodovias, ferrovias e aeroporto);  Formação de mercados (Produção, Prospecção, Divulgação e Comercialização);  Incentivos financieiros;  Articulação dos agentes locais;  Fortalecimento das redes de cooperação e extensão empresarial;  Fortalecimento das entidades empresariais (ACI’s e CDL’s)

17 PRODUTOS E SERVIÇOS  TURISMO: Ecoturismo, Turismo de Aventura, Centro de Eventos Culturais, Rota Turística Águas e Pedras Preciosas;  AGROINDUSTRIAL: Criação e fortalecimento da marca e padronização da qualidade na produção;  METAL MECÂNICO: Fortalecer o segmento;  PÓLOS URBANOS: Elaborar planos diretores e insentivar a prática da responsabilidade social junto as empresas;  PEDRAS PRECIOSAS: Fomentar a organização cooperativa na comercialização e na agregação de valor as matérias primas;  DIVERSIFICAÇÃO: Fortalecimento e construção de unidades de armazenamento e distribuição.

18 PARCERIAS  Sistema “S”  Sistema “F”  Sistema Cooperativo “OCERGS”
 Fundectur  Ministérios Federais  Secretárias Estaduais  Secretárias Municipais  Poderes Públicos

19 MACRORREGIÃO SERRA

20 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS - SERRA
 Melhoria nas Rodovias;  Aeroporto;  Divulgar os portifólios de produtos da Federasul;  Modernização da infra-estrutura para fomento de pesquisa nas áreas de introdução, cultivo e processos de agroindustrialização de culturas energéticas, hortaliças e frutíferas;  Apoio à comercialização das agroindústrias e fortalecimento do sistema agroindustrial da região;

21 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS - SERRA
 Implantação, reforma e modernização dos espaços culturais;  Articulação e apoio aos setores produtivos: auto-peças, moveleiro, malhas, vitivinícola, basalto, jóias e semi-jóias;  Fortalecer e ampliar as redes de cooperação;  Implementação do programa de microcrédito; Desenvolvimento do programa de extensão empresarial;

22 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS - SERRA
 Qualificação empresarial – Qualificar;  Família Cidadã;  Implantação da sinalização turística na região;  Fortalecimento do programa de Pólos de Inovação Tecnológica;  Apoio à escolinhas esportivas públicas ou comunitárias para formação de atletas;

23 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS - NORDESTE
 Cultivo e industrialização de chás;  Exploração de pontos turísticos;  Fábrica de MDF e aglomerado;  Universidade Federal;  Industrialização de Cereais;  Busca de uma identidade regional - Valorização de marca regional;  Desenvolvimento de mudas;

24 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS - HORTÊNCIAS
 Aumento do número de associados;  Centro de informações ( Banco de Dados);  Promoção dos produtos/serviços da Federação/ Associação;  Interatividade junto à comunidade;  Premiar: Os melhores do comércio, indústrias e serviços do ano, o destaque comunitário e o destaque Lideranças regionais;  Eventos especiais ( Liderança Comunitária);  Orçamento Operacional e de Investimento;

25 ESTRATÉGIAS - SERRA  Concluir e ampliar as obras de asfalto nas rodovias para todos os municípios;  Duplicação da rota Bento/ Garibaldi à Farroupilha RS 453 e de São Vendelino à Veranópolis RS T470;  Desenvolver e distribuir portfólio de produtos da Federasul;  Criar Aeroporto que atenda a Macrorregião;  Fortalecer a pesquisa, cultivo e comercialização da agroindústria;

26 ESTRATÉGIAS - SERRA  Apoiar iniciativas culturais;
 Apoiar os setores produtivos: auto-peças, moveleiro, vitivinícola, jóias e basalto;  Fortalecer e ampliar a rede de cooperação;  Implementar programa de microcrédito;  Desenvolver programa de Extensão Empresarial;

27 ESTRATÉGIAS - Nordeste
 Pesquisa de pontos turísticos;  Conscientização da população regional;  Diagnosticar região, de acordo com suas potencialidades;  Buscar fontes de dados: EMATER, IBGE, FEE, Secretarias Municipais;  Fortalecimento das entidades regionais;  Incentivar o conhecimento, através de pesquisas e palestras;  Mobilizar empresários nos setores inter-relacionados;

28 ESTRATÉGIAS - HORTÊNSIAS
 Melhoria da qualidade de vida do interior;  Desenvolvimento dos recursos materiais e culturais;  Valorização dos produtos locais;  Melhoria de acesso aos mercados;  Aplicação de novos conhecimentos e tecnologias;  Apoio à comunidade empresarial;

29 PRODUTOS E SERVIÇOS - SERRA
 Diminuição no custo do transporte e melhor qualidade de vida;  Maior e melhor utilização dos produtos da Federasul;  Disponibilidade de crédito para as pequenas e médias empresas;  Melhoria da Atividade Empresarial;  Fornecimento de produtos ortifrutigrangeiros para RG, Brasil e exportação;  Palestras, cursos e workshops;  Maiores e melhores espaços culturais;

30 PRODUTOS E SERVIÇOS - NORDESTE
 Chás e ervas;  Madeireiras/móveis;  Industrialização de pré-congelados;  Abatedouros (caprinos, suínos e aves-caipiras);  Maior cobertura da atividade agrícola e seguro x pró-agro;  Estímulo ao surgimento de novos empreendedores e rede de negócios;  Industrialização de frutas e sucos;

31 PRODUTOS E SERVIÇOS - NORDESTE
 Centro empresarial em Lagoa Vermelha;  Centro de inteligência comercial para tecnologia;  Metal - mecânica;  Território do vinho;

32 PRODUTOS E SERVIÇOS - HORTÊNCIAS
 Reuniões associativas  Encontros Setoriais  Cursos, Seminários, Experiências Vividas  Workshops  Convênios  Certificados de Origem  Junta Comercial  Programas de Estágios  Locação de Equipamentos  Promover visitas técnicas  Manutenção associados  Divisão de Comunicação ( jornal)

33 PARCERIAS  Proprietários Rurais  Intituições financeiras  EMATER
 Poder público  Instituições educacionais  Empresários  Cooperativas e sindicatos  SEBRAI, SENAI, SENAC, FARSUL, BRDE, FEDERASUL BNDES

34 MACRORREGIÃO SUL

35 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Projeto de fortalecimento para a agropecuária e pesca;  Programas de valorização da Indústria florestal e naval;  Projetos de atração de investimentos em função da economia diversificada;  Programa articulado de turismo e meio-ambiente para a região;  Acompanhar ativamente como Federação representativa para que o Governo do Estado de continuidade e viabilize os projetos eleitos pelo COREDE-SUL;

36 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Igualmente aos projetos estratégicos da região sul que são: as melhorias no Porto de Rio Grande e Pelotas; Duplicação da BR 392 e Pólo Naval;  Ser integrante como gestor e apoiador da Agência de Desenvolvimento da Região Sul;  Apoiar e divulgar os projetos e pacotes turísticos da Agência de Desenvolvimento do turismo na Costa Doce;

37 ESTRATÉGIAS  De consolidação logística de escoamento pelo valor do Porto de Rio Grande - maximização do valor do Porto;  De competitividade de produtos agrícolas (arroz e frutas) - Organização e competitividade da produção;  De atração ao desenvolvimento de atividades dos setores da indústria, comércio, serviços e turismo;  As ACI’s todas possuem seu planejamento estratégico, acreditam em sua Federação e se propõe a serem agentes fim de qualquer estratégia proposta;

38 PRODUTOS E SERVIÇOS  Madeira (Reflorestamento);
 Conservas e Turismo;  Silvicultura e Fruticultura;  Agropecuária;  Indústria de processamento de alimentos;  Associados que a Federasul seja o proponente;

39 PRODUTOS E SERVIÇOS  Serviços: - Logísticos em Rio Grande
- Educação e Saúde - Pelotas - Turismo - Varejo  Além dos serviços e produtos já tradicionais da Federasul, todas as ACI’s sonham com algum Programa com financiamento e taxas diferenciadas aos seus associados que a Federasul seja o proponente

40 PARCERIAS  Universidades (Pelotas, Rio Grande e Bagé);
 Sindicatos/Associações  Governo Municipal  SEBRAE  SENAR (Sistemas S)  Os já existentes em cada ACI e na busca das parcerias certas a cada projeto futuro a ser desenvolvido

41 VALE DO RIO PARDO / TAQUARI
MACRORREGIÃO VALE DO RIO PARDO / TAQUARI

42 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Fortalecimento da Agroindústria;  Incentivo ao Empreendedorismo;  Plena implantação da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Rio Pardo;  Pólo tecnológico regional Vale do Rio Pardo;  Conclusão da RS 471;  Programa Redes de Cooperação (Sedai);  Turismo Regional Integrado – Região das Estremosas;

43 ESTRATÉGIAS  Calendário Turístico Regional e Estadual;
 Criação de Câmaras Setoriais;  Incentivo ao Empreendedorismo;  Marca Regional para Agroindústria;

44 PRODUTOS E SERVIÇOS  Agro-indústria
 Fumo, Erva Mate, Mel, Soja, Arroz, Carnes, Leite  Reflorestamento  Metal-Mecânico  Refrigeração, Lazer  Moveleiro  Turismo  Comércio

45 PARCERIAS  Entidades empresariais - Federasul, Fiergs, Fecomércio, Farsul..  Universidades  Unisc  Sebrae  Emater  Ministério do Turismo/Secretaria Turismo  Bancos  Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi

46 MACRORREGIÃO FRONTEIRA OESTE

47 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Marketing da carne do pampa;  Melhor exploração da pecuária;  Florestamento;  Fortalecimento da fruti-rizicultura;  Liberdade de trabalho nos domingos e feriados;

48 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Cambio oficial;  Rodoviária shopping/centro de lazer;  Afastamento da aduana da Cabeceira da Ponte;  Exportação via Balcão no Uruguai também;  Ocupação das Instalações Aduaneiras;

49 ESTRATÉGIAS  Estratégia de competitividade através da modernização da pecuária;  Estratégias de marketing para escalas de valor da carne do pampa;  Estratégias para alternativas de produção e competitividade de aproveitamento dos espaços da região;  Estratégia de marketing e negócio do arroz;

50 PRODUTOS E SERVIÇOS  Carne bovina (relevante)  Arroz
 Desenvolvimento das potencialidades da cadeia florestal  Extrativismo  Turismo

51 PARCERIAS  Universidades - Urcamp, PUC, Uergs, UFRGS,  I-UMA
 Sindicato Rural  Governo Municipal

52 MACRORREGIÃO METROVALES

53 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
 Projeto para exploração coordenada da potencialidade turística e meio-ambiente;  Programas de valorização da produção agrícola - diversificação do setor primário;  Projeto Rio dos Sinos/Gravatai/Paranhana - meio ambiente/turismo;  Ampliação e fortalecimento do perfil tecnológico da região

54 ESTRATÉGIAS  Estratégia de mobilização de suas potencialidades;
 Integração do turismo industrial e comercial, lazer e meio-ambiente;  Competitividade da oleicultura e fruticultura;  Pólo de inovação tecnológica para alavancagem do setor primário;  Ampliação e fortalecimento do Centro Tecnológico;  Valorização do Rio dos Sinos;  Criação de meios de divulgação das potencialidades regionais através de informativos especiais nos jornais de circulação da região metrovales;

55 PRODUTOS E SERVIÇOS  Arroz, frutas, horticultura, suinocultura, pesca de captura ou extração;  Cachaça e derivados de cana;  Turismo Ecológico;  Mata Atlântica;  Canoagem;

56 PRODUTOS E SERVIÇOS  Criação de meios de divulgação das potencialidades regionais através de informativos especiais nos jornais de circulação da região metrovales;  Campanhas de vendas conjuntas nas regiões;  Setor Calçadista;  Centro Tecnológico;  Turismo / meio ambiente;

57 PRODUTOS E SERVIÇOS  Rodeio;  Parque Osório/Duque de Caxias;
 Festivais Musicais;  Feiras;  Turismo/Industrial/Parque Ecológico;

58 PARCERIAS  Universidade  Prefeitura  Sindicatos/Associações  Ongs
 Sistema “S”  Pólo de inovação tecnológica

59 MACRORREGIÃO FRONTEIRA NOROESTE

60 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
REDES DE COOPERAÇÃO TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO CONHECIMENTOS EM GESTÃO INSERÇÃO DAS LIDERANÇAS NOS MOVIMENTOS DE DIVULGAÇÃO SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO INICIATIVAS E INVESTIMENTOS DAS ACI VOLTADOS AOS SÓCIOS PEQUENO PORTE DAS ACIS E DIFICULDADE DE ESTRUTURAÇÃO PARTICIPAÇÃO SERVIÇOS DAS ACIS VOLUNTARIADO (+) (-) DIVERSIDADE CULTURAL HISTÓRIA CURTA – TRADIÇÃO BOAS EMPRESAS – PEQUENO PORTE DISPONIBILIDADES DOS LÍDERES BOA ADESÃO AS ACIS PONTES FORTES REGIÃO FORMADA POR PEQUENOS MUNICÍPIOS ARRANJOS PRODUTIVOS ESPIRITO COMUNITÁRIO CONVÊNIO COM OUTRAS ENTIDADES - CONVÊNIOS E PRODUTOS UNIÃO ENTIDADES TURISMO CENTRO DO MERCOSUL QUALIDADE DE VIDA ARTICULAÇÃO POLÍTICA UNIVERSIDADES PONTES FORTES

61 PROJETOS/PROGRAMAS REGIONAIS
DEPENDÊNCIA DA PRODUÇÃO PRIMÁRIA ACIS VOLTADAS MAIS PARA O COMÉRCIO FALTA DE GERAÇÃO DE RIQUEZAS DO MUNICÍPIO DESÂNIMO DOS EMPRESÁRIOS CONCORRÊNCIA INTERNA ENTRE AS PRÓPRIAS EMPRESAS ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS LIMITADA INFRAESTRURURA FRONTEIRIÇA LIMITADA COMUNICAÇÃO ENTRE ACIS LIMITADA ARTICULAÇÃO POLÍTICA REDES (EMPRESAS) GERAM NOVAS RELAÇÕES P/ ACIS DIVERSIDADE ENTRE ACIS DIFICULDADES PARA MANUTENÇÃO PEQUENAS EMPRESAS / DIRIGENTES / VÍNCULO AUTO FINANCIAMENTO GEOGRAFICAMENTE AFASTADAS PONTOS FRACOS CAMBIO DESFAVORÁVEL ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE? LIMITADO CONHECIMENTO DOS SERVIÇOS / VALOR DAS ACIS BAIXA VALORIZAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ACIS POLARIZAÇÃO INTRA-REGIONAL AUSÊNCIA CULTURA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPENDÊNCIA DA RENDA PÚBLICA ELEVAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA DA POPULAÇÃO REDUÇÃO DA POPULAÇÃO PARTICIPAÇÃO DO PRODUTOR RURAL – FORTALECIMENTO DESTE SETOR CARGA TRIBUTÁRIA CUSTO DAS AÇÕES TRABALHISTAS PONTOS FRACOS

62 ESTRATÉGIAS  Criação de centros empresariais (unificação estrutura e financeira) envolvendo acis, sindilojas, cdl, a.d.);  Pressionar as federações para união (fecomércio, fcdl, federasul) para melhor rateio entre participantes, adequando a legislação se necessário;  Manutenção das reuniões periódicas entre as acis da região;  Participação dos diretores da federasul nas reuniões regionais;  Reuniões intinerantes nas cidades da região;  Elevar a imagem das acis e federasul frente a comunidade;  Intensificar a presença nos espaços de representação regional (corede);

63 ESTRATÉGIAS  Construir mecanismo de presença da rede das acis (federasul) em todos municípios da região fronteira noroeste;  Treinamento para diretorias e executivos nas regiões;  Aprimorar o sistema de marketing da federasul e das acis;  Engajamento da federasul nas questões de mobilização regional (energética, barragens, pontes intl.).  Força dos empresários requer mais união;  Mais profissionzalização das acis;  Equilíbrio entre diretoria e contratados;  Planos estratégicos de cada aci


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