Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pedagogia da Pesquisa-Ação
Maria Amélia Santoro Franco
2
Objetivo Reflexões sobre a pertinência da Pesquisa-Ação como instrumento pedagógico e científico.
3
Questões A pesquisa –Ação deve ser uma pesquisa intencionada à transformação participativa em que sujeitos e pesquisadores interagem na produção de novos conhecimentos?
4
Questões A pesquisa-ação deve assumir o caráter formativo-emancipatório? De que pesquisa falamos? De que ação falamos? Como pesquisa e ação se integram na prática pedagógica da Pesquisa-Ação?
5
Brasil Pesquisa-Ação colaborativa: transformação solicitada pelo grupo e a equipe de pesquisadores. Pesquisa-Ação crítica: transformação sustentada por reflexão crítica coletiva, emancipação dos sujeitos e das condições opressivas. Pesquisa-Ação estratégica: transformação previamente planejada sem a participação dos sujeitos e avaliação do pesquisador.
6
Estruturando um Processo Pedagógico para Pesquisa-Ação
Construção das dinâmicas do coletivo. Ressignificação das espirais cíclicas. Análise/redireção e avaliação das práticas. Conscientização das novas dinâmicas compreensivas.
7
Considerações... A Pesquisa-Ação estruturada dentro de seus princípios geradores, é uma pesquisa pedagógica, dentro da perspectiva de seu exercício pedagógico, configurado como uma ação que cientificiza a prática educativa a partir de princípios éticos que visualizam a continua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática.
8
Considerações... Dentro da Pesquisa-Ação deve haver tempo e espaço para que cada sujeito se aproprie das mudanças que se operam em suas significações de mundo, que implicam em mudanças em sua perspectiva como sujeito.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.