A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedagogia da Pesquisa-Ação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedagogia da Pesquisa-Ação"— Transcrição da apresentação:

1 Pedagogia da Pesquisa-Ação
Maria Amélia Santoro Franco

2 Objetivo Reflexões sobre a pertinência da Pesquisa-Ação como instrumento pedagógico e científico.

3 Questões A pesquisa –Ação deve ser uma pesquisa intencionada à transformação participativa em que sujeitos e pesquisadores interagem na produção de novos conhecimentos?

4 Questões A pesquisa-ação deve assumir o caráter formativo-emancipatório? De que pesquisa falamos? De que ação falamos? Como pesquisa e ação se integram na prática pedagógica da Pesquisa-Ação?

5 Brasil Pesquisa-Ação colaborativa: transformação solicitada pelo grupo e a equipe de pesquisadores. Pesquisa-Ação crítica: transformação sustentada por reflexão crítica coletiva, emancipação dos sujeitos e das condições opressivas. Pesquisa-Ação estratégica: transformação previamente planejada sem a participação dos sujeitos e avaliação do pesquisador.

6 Estruturando um Processo Pedagógico para Pesquisa-Ação
Construção das dinâmicas do coletivo. Ressignificação das espirais cíclicas. Análise/redireção e avaliação das práticas. Conscientização das novas dinâmicas compreensivas.

7 Considerações... A Pesquisa-Ação estruturada dentro de seus princípios geradores, é uma pesquisa pedagógica, dentro da perspectiva de seu exercício pedagógico, configurado como uma ação que cientificiza a prática educativa a partir de princípios éticos que visualizam a continua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática.

8 Considerações... Dentro da Pesquisa-Ação deve haver tempo e espaço para que cada sujeito se aproprie das mudanças que se operam em suas significações de mundo, que implicam em mudanças em sua perspectiva como sujeito.


Carregar ppt "Pedagogia da Pesquisa-Ação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google