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PublicouMirela Danca Alterado mais de 10 anos atrás
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Baseado no livro “Revolução da Igreja” – Russell Burrill
Serviços Religiosos do Adventismo Primitivo Baseado no livro “Revolução da Igreja” – Russell Burrill
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I n t r o d ução As reuniões de adoração e culto da IASD primitiva, tinham por objetivo o desenvolvimento harmonioso das faculdades físicas, mentais, sociais e espirituais dos crentes.
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Além, é claro, do propósito maior de louvar e adorar a Deus.
I n t r o d ução Além, é claro, do propósito maior de louvar e adorar a Deus.
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Através de três serviços religiosos básicos semanais:
? Como eles faziam isto? Através de três serviços religiosos básicos semanais:
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I. O c u l to de adoração Cada sábado encontravam-se na igreja, louvando ao Senhor como corpo de crentes. Isto lhes proporcionava o sentimento de pertencerem a um corpo de crentes.
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A ênfase era a Adoração Coletiva
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Essa convicção era fortalecida nas reuniões campais onde os adventistas se encontravam com centenas e milhares de outros adventistas para um período anual de adoração. Isso os ajudava a compreender que pertenciam a algo muito maior do que o pequeno grupo da igreja.
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A Escola Sabatina ministrava às necessida-des intelectuais do crente.
II. A E s c ola Sabatina A Escola Sabatina ministrava às necessida-des intelectuais do crente. Esse era um período destinado ao estudo da palavra.
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As discussões na Escola Sabatina proporcionavam à igreja a orientação intelectual e bíblica que os adventistas precisavam.
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III. P e q u enos Grupos Os adventistas primitivos viam que o adventismo não devia preocupar-se apenas com a adoração coletiva e o desenvolvimento mental do crente.
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De fato, deviam preocupar-se também com a natureza emocional, ou social das pessoas para que o desenvolvimento fosse harmonioso.
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III. P e q u enos Grupos Por isso eles tinham as reuniões semanais de pequenos grupos, que eles chamavam de “reunião social”.
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III. P e q u enos Grupos Nestes pequenos grupos havia crescimento social e espiritual dos membros. A compreensão do papel que desempenharam os pequenos grupos é fundamental para compreendermos o crescimento do adventismo primitivo.
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III. P e q u enos Grupos Enquanto a Escola Sabatina, como pequeno grupo, atendia às necessidades intelectuais, a reunião de pequenos grupos respondia às necessidades relacionais.
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Eles estudavam a Bíblia, mas atendiam como fator primordial as necessidades relacionais dos membros e mantinham os membros espiritualmente responsáveis.
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Oravam, cantavam, davam testemu-nho uns aos outros.
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“Em cada reunião social muitos testemunhos eram dados falando de paz, conforto e alegria, que se havia encontrado ao receber a luz.” – ME, vol. 1, pág. 356
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IV. D e safio Retivemos a adoração coletiva e a função da Escola Sabatina, mas perdemos a edificação pessoal que se encontrava nas reuniões sociais dos pequenos grupos. De algum modo, à medida em que o adventismo cresceu, perdemos a reunião social.
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Parte do gênio do movimento adventista tem sido a mistura do físico, com o mental, social ou relacional e espiritual. Por isso, a função dos pequenos grupos é um ingrediente primordial na igreja moderna, que procura alcançar a pessoa inteira.
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Pela pouca ênfase relacional
Entendemos que os cultos de quarta e domingo no sistema tradicional não estavam cumprindo este papel a contento. Pela pouca ênfase relacional Pela pouca freqüência
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Sem dúvida, os pequenos grupos às quartas e domingos, nas igrejas e nos lares cumprem esse papel histórico da igreja.
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C o n clusão: O adventismo dos nossos dias precisa voltar às nossas raízes. Isto envolverá três áreas principais:
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Restauração do ministério leigo.
Reeducação dos pastores para serem treinadores e formadores, em vez de executores. Estabelecimento de pequenos grupos relacionais para cuidar dos membros.
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