Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Rossana Ramos Fernanda Bosque
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL Deficiência Mental Rossana Ramos Fernanda Bosque
2
Excepcional Classificação: Superdotado: QI a cima de 110.
Infradotado: QI abaixo de 80. Limítrofes: QI entre 70 e 80. Normal: QI entre 80 e 110. Infradotado= Deficiente Mental
3
Diferença entre Doença e Deficiência Mental
Doença Mental: Pode vir a ter cura; Necessita de medicamentos; Não mantém vínculo com o meio; Deficiência Mental: Não tem cura; Nem sempre necessita de medicamentos; Mantém vinculo afetivo com o meio;
4
Definição do DM Refere-se ao funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, que coexiste com falhas no comportamento adaptador e se manifesta durante o desenvolvimento.
5
Identificação Atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor (a criança demora para firmar a cabeça, sentar, andar, falar. Dificuldade no aprendizado (dificuldade de compreensão de normas e ordens, dificuldade no aprendizado escolar).
6
Aspectos psicológicos
Falta de personalidade Dependência intersocial Ausência de responsabilidade Ansiedade, depressão, intolerância, fantasia, fuga.
7
Níveis de Deficiência Mental
Profunda: QI abaixo de 20(dependente) - Clinica Severa: QI entre 21 e 34(treinável )- Escolas especiais. Moderada: QI entre 35 e 54(de treinável a educável) -Escolas especiais ou classes especiais. Leve: QI entre 55 e 70(educável) – Classes especiais ou classes regulares.
8
O nível de desenvolvimento a ser alcançado pelo indivíduo irá depender não só do grau de comprometimento da deficiência mental, mas também da sua história de vida, particularmente, do apoio familiar e das oportunidades vivificadas.
9
Dados Estatísticos Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9% da população em países em desenvolvimento, são portadores de algum tipo de deficiência, sendo que metade destes são portadores de deficiência mental.
10
Causas e Fatores de Risco
Fatores Pré-natais:Alterações cromossômicas, malnutrição, exposição a drogas, produtos químicos. Fatores Peri-natais:problemas no parto e falta de proteção fetal. Fatores Neonatais:Tamanho do feto, prematuridade, hemorragias e convulsões. Fatores Pós-natais: afogamento, choque elétrico.
11
Intervenção precoce Minimiza os efeitos cumulativos;
Combate a atitude de negligência de pais e educadores; Meio de prevenção; Estimula processos pedagógicos;
12
Papel do professor de EFI
Profundo:O professor atua junto com o fisioterapeuta.Trabalho especializado e individualizado. Severa:É trabalhado em pequenos grupos.Assimilação de 3 ordens. Moderado:A aprendizagem é lenta e os comandos devem ser repetidos. Leve:O professor deve ter calma e repetir as atividades.
13
Aspectos Jurídicos Direitos dos deficientes mentais: Igualdade
Trabalho Educação Saúde
14
Bibliografia LUCKASSON, R et. Al. Mental retardion: definition, classification and systems of supports. 9ª ed. Washington, AAMR, c1992, 1997. MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. DSM-IV. Trad. De Dayse Batista. 4.ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995. Krynski, Stanislau et. Al. Novos rumos da deficiência mental, São Paulo, Sarvier, 1983 FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO, Prevenção - a única solução, São Paulo, APAE, 1991. VERDUGO Miguel Angel. El cambio de paradigma en la concepcion del retraso mental: la nueva definicion de la AAMR. Ciclo Cero, Vol. 25(3). Pág.5-25, 1994.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.