A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E um prazer receber o convite do CRO/SP para falar a respeito dos avancos que a odontologia tem feito na area da Certificacao Digital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E um prazer receber o convite do CRO/SP para falar a respeito dos avancos que a odontologia tem feito na area da Certificacao Digital."— Transcrição da apresentação:

1 E um prazer receber o convite do CRO/SP para falar a respeito dos avancos que a odontologia tem feito na area da Certificacao Digital

2 COMISSÃO DE ARQUIVOS DIGITAIS APLICAÇÕES PRATICAS CRO/RS
- ATIVIDADES INTRA-CRO - ATIVIDADES EXTRA-CRO Eu gostaria de falar, antes de entrar na questao do CCD, que e a grande criacao da comissao de arquivos digitais do CRO/RS, que apos a sua criacao tem realizado varias atividades no sentido de promover a eliminacao do armazenamento de papel por parte dos CRO’s, tecnologia que recebe o nome de paper-less

3 COMISSÃO DE ARQUIVOS DIGITAIS APLICAÇÕES PRATICAS CRO/RS
- ATIVIDADES EXTRA-CRO Eu gostaria de falar, antes de entrar na questao do CCD, que e a grande criacao da comissao de arquivos digitais do CRO/RS, que apos a sua criacao tem realizado varias atividades no sentido de promover a eliminacao do armazenamento de papel por parte dos CRO’s, tecnologia que recebe o nome de paper-less - FORUM DOS ARQUIVOS DIGITAIS - CENTRO DE CERTIFICACAO DIGITAL

4 TECNOLOGIA “PAPER LESS” COMISSÃO DE ARQUIVOS DIGITAIS
APLICAÇÕES PRATICAS CRO/RS - ATIVIDADES INTRA-CRO Eu gostaria de falar, antes de entrar na questao do CCD, que e a grande criacao da comissao de arquivos digitais do CRO/RS, que apos a sua criacao tem realizado varias atividades no sentido de promover a eliminacao do armazenamento de papel por parte dos CRO’s, tecnologia que recebe o nome de paper-less - SOFTWARE DE PATRIMONIO - SOFTWARE DE CONTABILIDADE

5 FORUM DOS ARQUIVOS DIGITAIS
9 de maio de 2003 IDEALIZADORES: - Andre Lemos - Ben Hur Godolphin - Cleber B. Pereira

6 CCD CRO/RS

7 INFORMÁTICA EM ODONTOLOGIA .
O QUE LEVA O CIRURGIÃO- DENTISTA A PROCURÁ-LA?

8 Falta de espaço: economia com aluguel, IPTU, limpeza, tempo.

9 Pacientes: os pacientes de um modo geral aprovam o uso do computador no Consultório. O que agrega mais valor ao trabalho do Cirurgião-Dentista.

10 CCD CRO/RS PRINCIPAL OBJETIVO:
Fornecer ao Cirurgião Dentista condições legais e estruturais para colocar em prática o uso da Certificação Digital Pioneirismo:

11 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Como funciona o Projeto ?

12 CCD CRO/RS SERVIÇOS: - Inserir chancela (estampa) do CRO em todos os arquivos em formatos padronizados: ppt, doc, zip, etc. que forem enviados ao CRO.

13 CCD CRO/RS SERVIÇOS: O CRO assinará este arquivo chancelado .
Esta assinatura irá gerar um número “hash”, caso seja feita alguma alteração neste arquivo, este valor ficará alterado, denunciando a fraude.

14 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Metodologia de trabalho O Conselho atestara a inviolabilidade e a data dos arquivos digitais.

15 CCD CRO/RS Sistema técnico de trabalho:
- Inicialmente o CRO irá receber estes arquivos por ou correio. - Também soluções via Software, com assinatura remota em parceria com a iniciativa Privada.

16 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
O Cirurgiao dentista ira enviar ao CRO, atraves de ou CD a documentacao digital assinada. Inserir aqui imagem da sala do CCD, com o simbolo do CRO/RS ao fundo, com o daniel sentado na cadeira assinando um arquivo.

17 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
O CRO ira co-assinar estes arquivos, para depois devolve-los ao Cirurgiao Dentista. Inserir aqui a mesma imagem do CRO

18 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Tipo de Certificado a ser utilizado: - Pelo Cirurgiao-Dentista: A3 e-CPF ou e-CNPJ - Pelo Conselho: A3 e-CNPJ

19 Nomenclatura Cada arquivo que chegar ao CRO, terá uma nomenclatura específica, que identificará: o registro do CD no CCD, a quantidade de arquivos enviados e data de envio.

20 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
ideia em estudo: Para quem não quiser adquirir um certificado: os arquivos deverao ser entregues pessoalmente em CD, devendo o Cirurgiao Dentista assinar uma ficha com data e nome de arquivo.

21 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Visualizacao pratica do projeto: Inserir aqui fotos da sala do CCD

22 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Visualizacao pratica do projeto: Cases: - ABCM - Metadigital - Consultorio Dr. Itaborai Kunert

23 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Associacao Beneficente Coronel Massot: Digitalizacao de prontuarios de pacientes.

24 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Associacao Beneficente Coronel Massot: Inserir neste slide as fotos de todas as salas, do sotao de da sala onde ficava armazenada toda a documentacao ativa da instituicao

25 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Associacao Beneficente Coronel Massot: Os novos dados dos mesmos pacientes são inseridos em um BD acoplado a um software GED, que busca no sistema as fichas digitalizadas. O tamanho total dos arqivos no sistema chega a 4 Gb

26 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Associacao Beneficente Coronel Massot: Digitalizacao de prontuarios de pacientes. Os CD’s acessam os prontuarios digitalizados atraves de um GED. Os novos dados dos mesmos pacientes são inseridos em um BD acoplado ao GED. As imagens, como foram digitalizadas, precisam ser autenticadas em cartorio. A nova documentacao esta sendo co-assinada pela chefia do IBCM e pelo CCD do CRO, para cada Cirurigao Dentista esta sendo gerado um certificado A1, para que eles tambem possam fazer suas assinaturas.

27 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Associacao Beneficente Coronel Massot:

28 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Associacao Beneficente Coronel Massot: Cirurgiao dentista busca prontuario no computador

29 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Dr. Itaborai Revoredo Kunert Fotografar o consultorio, analisar o banco de dados, falar sobre o tamanho do banco de dados, sobre a base de dados e mostrar o arquivo assinado. O sistema não utiliza imagens e o backup total dos dados resulta em um arquivo de 8,3 Mb. Ate 10 Mb, existe a possibilidade do envio por ao CRO

30 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Case Lucia Freire Este Case somente pode ser efetuado na fase de testes, por uma questao de forca juridica, aconselhamos que os Cirurgioes Dentistas trabalhem com os CCD’s do CRO de origem, nos CRO’s onde não houver interesse em formar um CCD, achamos interessante que o CFO assuma esta funcao temporariamente.

31 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Case Lucia Freire Relato de Serviço de Radiologia com Certificação Digital O constante crescimento de pedidos de documentação digital, despertou a necessidade de viabilizar juridicamente esses exames, eliminando a insegurança que persistia sobre sua validade nos Tribunais. Com a orientação do Centro de Certificação Digital do CRO/RS ( CCD CRO/RS) foi adquirido o Certificado Digital, padrão ICP-Brasil, tipo A3, com token e software para assinatura digital. Todos os arquivos enviados para o cirurgião-dentista passaram a ser assinados e gravados em CD-R e, sendo solicitado, enviado por . Para maior segurança o Serviço faz autenticar os arquivos no CCD CRO/RS, o qual coloca sua CHANCELA, garantindo a data ( timestamp ). Impregnado de Cultura Papel ainda remete-se a documentação tradicional, oferecendo os digitais como recurso de maior validade jurídica, credibilidade científica, facilidade de armazenamento e busca.

32 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Relacao com as Clinicas de Radiologia

33 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Em caso de litigio, a equipe tecnica do CCD analisara os arquivos para entao poder emitir juntamento com o corpo juridico do conselho um paracer a respeito da integridade do arquivo e tambem da data e colocando o conselho na posicao de testemunha.

34 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Se possivel colocar entrevista com algum desembargador ou algum advogado a respeito do projeto.

35 Area de atuacao: Recomendamos que cada CRO devera atuar na area de sua jurisdicao.

36 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Termino da Fase de Testes do CCD CRO/RS: Atualmente o projeto se encontra em fase de implementacao, o servico sera prestado pela empresa Certcon, atraves de servico terceirizado. A cobranca sera efetuada pelo proprio CRO, o valor inicial sera de R$ 20,00 mensais.

37 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Selo do CCD Objetivos: E um projeto criado para a protecao do interesse dos Cirurgioes Dentistas na area. O projeto serve para valorizar as empresas que atuam nesta area e que são serias e diferencia-las de empresas que se aventuram em alguns projetos sem consistencia

38 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Selo do CCD Para receber este selo, a empresa devera se comprometer a manter o produto atualizado e não retira-lo do mercado e em caso de falencia ou de dificuldades financeiras da empresa, a prioridade de compra dos codigos fontes do software sera de uma especie de conselho dos usuarios, que a partir de entao se tornarao proprietarios do mesmo.

39 DIFICULDADES E SOLUÇÕES ENCONTRADAS:
- PRIVACIDADE. - DINAMISMO DA FICHA CLÍNICA. - ASSINATURA DO PACIENTE. - POSSIBILIDADE DE FRAUDE.

40 PRIVACIDADE A questão da privacidade dos dados do Cirurgião-Dentista deve ser analisada com cuidado, tendo em vista a questão de que o CRO é um órgão fiscalizador da profissão e que o CD tem direito e dever de preservar a privacidade dos pacientes.

41 PRIVACIDADE Solução: - Para solucionar este problema, está sendo desenvolvido um software em parceria com a iniciativa privada que permitirá fazer Criptografia destes arquivos antes de serem enviados, utilizando esta ferramenta diretamente do Token.

42 DINAMISMO DA FICHA CLÍNICA.
Sabendo que os prontuários são dinâmicos, portanto são arquivos digitais, que freqüentemente são alterados, como fazer para garantir a Certificação nestes arquivos?

43 DINAMISMO DA FICHA CLÍNICA.
Solução: Está sendo realizada a criação de um Software em parceria com a iniciativa privada, que funcionará como uma GED, garantindo a Certificação Dinâmica das Ficha dos Pacientes junto aos CCD’s.

44 ASSINATURA DO PACIENTE
Anamnese, Plano de Tratamento / Orçamento e Encerramento de Tratamento devem ser obrigatoriamente assinados. Como solucionar esta questão para eliminar todo o documento em papel do Consultório?

45 ASSINATURA DO PACIENTE
Solução: A solução para este problema está sendo resolvida com a criação de um Software para Gerenciamento de Consultório Odontológico, que tenha interação com o CCD e que aceite a assinatura digital do paciente após cada procedimento.

46 Centro de Certificacao Digital(CCD CRO/RS)
Possibilidade de Fraude no processo: Podera existir se o crime for premeditado, ou seja, se arquivos já adulterados forem enviados ao CRO. Isto tambem pode ocorrer com arquivos em papel, embora não haja casos relatados de um Cirugiao Dentista que tenha premeditado fazer um tratamento criminoso.

47 CCD CRO/RS Cuidados que devem ser passadas ao CD durante a adesão ao CCD: - Documentação em papel - Softwares Anti-Vírus - Backup dos Dados - Possibilidade de Fraude no processo

48 Documentação em Papel Enquanto não houver a finalização dos softwares em projeto, não será possível ao CD abandonar a Ficha Clínica, Anamnese , Plano de Tratamento / Orçamento e o Encerramento de tratamento em papel e assinados. Na fase inicial somente será possível eliminar fotografias e radiografias.

49 Documentação em Papel Estamos negociando parcerias com empresas de Digitalização de Dados, para conseguir valores menores para os CD’s que estiverem aderidos ao CCD e que tiverem interesse neste tipo de serviço.

50 Softwares Anti-Vírus Caberá também ao CCD informar o Cirurgião-Dentista sobre a necessidade de que o Software Anti-Vírus de seu computador seja constantemente atualizado e também que a maioria dos AV’s devem ser trocados todos os anos para receberem a correta atualização.

51 Backup dos Arquivos Após a assinatura destes arquivos o CRO deverá devolvê-los via ,deverá também fornecer serviço de backup ao Cirurgião Dentista, ou ao menos, informá-lo sobre a necessidade de fazê-lo.

52 Levantando a Lebre

53 PROCESSOS

54 Vale a pena se tornar AR?

55 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO
Frente Verso Ficha de Patrimonio

56 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO
Exibir aqui as fotos do arquivo de patrimonio do CRO/RS

57 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO

58 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO

59 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO

60 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO

61 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO
PRIMEIRO ESTAGIO Inserir aqui ficha com relatorio assinada

62 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO
- segundo passo: eliminar as fichas assinadas, transforma-las em arquivos de texto e fazer com que cada responsavel por setor posso assina-las digitalmente

63 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO
Por que ainda não a implementacao definitiva do projeto? CUSTO: Necessidade de adquirir certificados para todos os chefes de setor do CRO. Necessidade de que este arquivo seja co-assinado pelo orgao que fiscaliza o CRO, no caso o CFO. Espera-se entao regulamentar uma norma junto ao CFO.

64 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PATRIMONIO

65 Projeto futuro com participacao do CFO.
Documentacao Contabil do CRO/RS Inserir aqui foto da sala onde e armazenada toda a documentacao contabil do CRO, que fica armazenada por tempo indeterminado. Possibilidade de utilizacao de acordo entre as partes, com uma assinatura do CRO e outra do CFO. Projeto futuro com participacao do CFO.


Carregar ppt "E um prazer receber o convite do CRO/SP para falar a respeito dos avancos que a odontologia tem feito na area da Certificacao Digital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google