A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Desenho e Artes Visuais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Desenho e Artes Visuais"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Desenho e Artes Visuais
Campus Engenho Novo II

2 Circunferências Desenho Prof. Jorge Marcelo

3 Imagine um ponto P A A A P A A
Agora, imagine um ponto A que tenha uma distância de 3cm do ponto P... ... Como ele pode ser determinado? Pode-se traçar uma segmento de reta de 3 cm a partir do ponto P , e assinalar o ponto A (observe o desenho acima) ... Mas essa seria a única opção??? NÃO !!! É possível repetir esta operação em várias outras direções... observe novamente. E como traçar todas as opções para o ponto A de uma só vez ??? Basta usar o compasso. Abra-o com a abertura de 3cm, e trace uma circunferência.

4 Dedução: P B E D A C 3cm 3cm 3cm 3cm 3cm Todos os pontos da circunferência têm a mesma distância em relação ao ponto fixo (ponto P), denominado centro da circunferência.

5 Esta distância é denominada raio.
P B E D A C Como vimos, a distância de qualquer ponto da circunferência ao centro é constante. Esta distância é denominada raio.

6 Corda: P B E D A C Segmento de reta determinado por dois pontos quaisquer que pertençam à circunferência. Este segmento (BC, por exemplo), é denominado corda. Outros exemplos: AB, BE, AC...

7 Este segmento (AD), passa pelo centro, e é denominado diâmetro.
B E D A C Pode-se prolongar qualquer raio até a outra extremidade da circunferência. Este segmento (AD), passa pelo centro, e é denominado diâmetro. O diâmetro é o dobro do raio. O diâmetro é a maior corda da circunferência.

8 Arco: C B P B E D A C A porção da circunferência (linha curva) que fica situada entre dois de seus pontos é denominada arco. Exemplos: BC, AB, AE...

9 Nesse caso, o arco é chamado de semicircunferência.
P D P D A O arco situado entre as duas extremidades de um diâmetro vale metade da circunferência. Nesse caso, o arco é chamado de semicircunferência. Exemplo: AD.

10 Flecha: P N M F G Sempre haverá um raio que divida uma corda ao meio. Esse raio será perpendicular a esta corda. A porção deste raio, situada entre a corda e o arco é denominada flecha. Exemplo: segmento FG.

11 Circunferência e Círculo
P Círculo é o espaço ocupado por esta circunferência. Circunferência de círculo é a linha que contém todos os pontos que possuem a mesma distância em relação a um ponto fixo (centro).

12 Em uma circunferência podemos traçar dois raios não alinhados.
Porções do Círculo P Setor Circular Em uma circunferência podemos traçar dois raios não alinhados. O espaço situado entre dois raios e o arco por eles definido é denominado setor circular.

13 Quadrante Circular P Em uma circunferência podemos traçar dois diâmetros perpendiculares entre si. Estaremos, então, dividindo uma circunferência em quatro partes congruentes. O espaço situado entre dois raios perpendiculares é denominado quadrante circular.

14 Segmento Circular P Em uma circunferência podemos traçar uma corda qualquer. Estaremos, também, definindo dois arcos. O espaço situado entre uma corda e um arco definido por ela é denominado segmento circular.

15 Zona Circular P Em uma circunferência podemos traçar duas cordas quaisquer, paralelas entre si. O espaço situado entre duas cordas paralelas é denominado zona circular.

16 Em uma circunferência podemos traçar um diâmetro.
Semicírculo P Em uma circunferência podemos traçar um diâmetro. Estaremos, então, dividindo uma circunferência em duas semicircunferências. O espaço situado entre um diâmetro e a semicircunferência definida por ele é denominado semicírculo.

17 Coroa Circular P Em uma circunferência podemos traçar uma outra circunferência de raio menor, utilizando o mesmo centro. Podemos dizer que essas circunferências são concêntricas (possuem o mesmo centro). O espaço situado entre duas circunferências concêntricas é denominado coroa circular.

18 Trapézio Circular P Podemos traçar duas circunferências concêntricas para determinar uma coroa circular Podemos, ainda, traçar dois raios na circunferência maior para determinar um setor circular. O espaço que corresponde à interseção da coroa circular com o setor circular é denominado trapézio circular.


Carregar ppt "Departamento de Desenho e Artes Visuais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google