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PublicouIsabelle Monte Alterado mais de 11 anos atrás
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Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar
Vera Maria Candau 2007
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Violência Social anos 80 MAIOR VISIBILIDADE MULTIPLICIDADE DE FORMAS
“CULTURA DA VIOLÊNCIA” ENVOLVIMENTO DE SUJEITOS CADA VEZ MAIS JOVENS NATURALIZAÇÃO E BANALIZAÇÃO DE SUA REALIDADE
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Violência Escolar Manchetes:
Aluno acusa professor de agressão na escola Adolescente dispara contra professor na escola Escola depredada atrai tráfico na escola Explosão de bombas na escola
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Três Afirmações Básicas:
1ª)Violência social e violência escolar estão relacionadas, mas esta relação não pode ser vista de modo mecanicista e simplista; 2ª) Violência: - Complexidade - Multicausalidade - Dimensões: Estrutural e Cultural 3ª) A escola também produz violência
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Violência Escolar Manifestações: AMEAÇAS E AGRESSÕES VERBAIS
AGRESSÕES FÍSICAS ASSÉDIO DO NARCOTRÁFICO “CULTURA DA VIOLÊNCIA” VIOLÊNCIA FAMILIAR DEPREDAÇÕES PICHAÇÕES
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Violência: “Violência é o emprego desejado de agressividade com fins destrutivos... A violência ocorre quando há desejo de destruição” Jurandir Freire Costa
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Violência e Cotidiano Escolar Propostas:
QUESTÃO DE SEGURANÇA QUESTÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA
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Violência e Cotidiano Escolar Segurança:
Patrulha Escolar Alarmes Ligados à Distritos Policiais Grades, correntes e cadeados Detectores de Metal Revista Policial dos Alunos
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Violência e Cotidiano Escolar Perspectiva Político-Pedagógica:
Resgate do Aluno Participação e Diálogo Reflexão Coletiva Relação Família-Escola Atividade Extra-Classe Integração Escola-Comunidade Educação em/para os Direitos Humanos
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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
processo sistemático e multidimensional que orienta a formação de sujeitos de direito dimensões: A) apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos B) afirmação de valores, atitudes e práticas que expressem uma cultura dos direitos humanos nos diferentes espaços da sociedade
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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DIMENSÕES: C) formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político D) processos metodológicos participativos e de construção coletiva (linguagens e materiais didáticos contextualizados) E) fortalecimento de práticas orientadas à proteção e defesa e dos DDHH assim como à reparação das violações. Plano Nacional de Educação em DDHH (2006)
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