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Formação em Ciclos e Doutorados Profissionais

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Apresentação em tema: "Formação em Ciclos e Doutorados Profissionais"— Transcrição da apresentação:

1 Formação em Ciclos e Doutorados Profissionais
Naomar Almeida Filho Universidade Federal da Bahia

2 Sumário Recorte Histórico Modelos de Universidade
Modelo Norte-Americano Modelo Europeu Unificado Modelo Brasileiro atual Problemas a superar no modelo brasileiro Reconfiguração da PG no Brasil Integração Graduação e Pós-Graduação Especificidade Acadêmica e Profissional Novos modelos de Doutorado

3 Recorte Histórico Graus Universitários Modelos de Formação Doutor
Bacharel Mestre Licenciado Modelos de Formação Escolástico Iluminista Liberal (Reforma Bonaparte) Científico (Reforma Humboldt) Tecnológico (Reforma Flexner) Processo de Bolonha

4 Recorte Histórico Universidade Escolástica Universidade Clássica
Faculdades Superiores: Teologia, Direito, Medicina Universidade Clássica Faculdade de Filosofia (Renascimento; formação das elites) Não-universidade Revolução Francesa; Reforma Bonaparte Universidade de Pesquisa. Reforma Humboldt; Reforma Flexner Universidade Social Crítica ou corporativa? (Maio de 1968; Bolonha)

5 Recorte Histórico Universidade de Pesquisa Universidade Contemporânea
Reforma Humboldt (1810) cátedra Reforma Flexner (1910) departamento Universidade Contemporânea ALCAdemia commoditization do conhecimento Processo de Bolonha (2010) From brain-drain to brain-gain

6 Modelo Norte-Americano, baseia-se em dois níveis:
Undergraduate College bacharelados gerais de 4 anos, terminal ou como etapa prévia a... Graduate School Graduação profissional (tipo MBA, MEd, JD, MD, PharmD) Graduação acadêmica (MSc, MA, PhD)

7 Modelo Norte-Americano
College Bachelor of Arts Bachelor of Sciences Major Minor Mestrado profissional (M. Ed., MBA, M.Pharm.Sc., MPH) Doutorados Profissionais (J.D., M.D., Dr.P.H., Pharm.D., DMD) Doutorado (PhD) Mestrado Acadêmico (M.Sc., M.A. etc. )

8 Formação em Matemática na University of California at Berkeley:
Faculty of Arts and Sciences Bachelor of Arts (B.A.), 4 anos, como etapa prévia à... Department of Mathematics Master of Sciences (M.Sc.) in Mathematics, 1 ano PhD in Mathematics, 4 anos PhD in Logic and Methodology of Science, 4 anos Department of Statistics Master of Arts (MA) in Statistics, 1 ano PhD in Statistics, 4 anos

9 College of Engineering
Formação em Ciências da Computação na University of California at Berkeley: College of Engineering Bachelor of Sciences (B.S.) in Computer Sciences and Engineering, 4 anos, como etapa prévia à... Department of Electrical Engineering & Computer Science Master in Computer Science, 1 ano PhD in Computer Science, 4 anos Double degree with Department of Mathematics Master of Sciences (M.Sc.) in Mathematics and Computer Science, 1 ano PhD in Mathematics and Computer Science, 4 anos

10 Formação em Saúde Pública Harvard University
Faculty of Arts and Sciences Bachelor of Sciences (B.Sc.), 4 anos, etapa prévia à... Harvard School of Public Health Graduação profissional: Master in Public Health (MPH), 2 anos Doctor in Public Health (Dr.PH), 3 anos Graduação acadêmica: Master in Sciences (M.Sc.) in Epidemiology, 1 ano PhD in Epidemiology, 4 anos

11 Faculty of Arts and Sciences Harvard Medical School
Formação em Medicina Harvard University Faculty of Arts and Sciences Bachelor of Sciences (B.Sc.) Harvard Medical School Graduação profissional: Doctorate in Medicine (MD), 4 anos Graduação acadêmica: Master in Public Health, 1 ano Master in Health Science & Technology, 1 ano Joint MD/PhD in Medical Research, 4 anos

12 Modelo Europeu Unificado (Processo de Bolonha)
Primeiro Ciclo bacharelados gerais de 3 anos, como etapa prévia a... Segundo Ciclo Graduação profissional Master (tipo MBA, MEd, MMD) Terceiro Ciclo Doutorados de Pesquisa (PhD)

13 Modelo Europeu Unificado (Processo de Bolonha)
Master 1 Acadêmico Bachelor EU (áreas indicativas de campos profissionais) Bacharelado Bachillerato Bakalaureat Bachelor of Arts Licence Licenciatura Laurea Trienale Doutorado de pesquisa Master 2 profissional

14 Formação em Saúde Pública University of London (LSHTM)
Pré-graduação: Bachelor of Sciences (BSc) ou EU Bac, 3 anos Graduação profissional: Master of Sciences (MSc) in Public Health, 2 anos Pós-graduação profissional: Doctor in Public Health (DrPH), 3 anos Pós-graduação acadêmica: Master of Philosophy (MPhil) in Epidemiology, 1 ano Doctor of Philosophy (DPhil) in Epidemiology, 3 anos

15 Formação em Profissões da Saúde Universidade de Lisboa:
Formação primeiro ciclo Licenciatura em Ciências da Saúde (1.º ciclo de 3 anos) organizada conjuntamente pelas Faculdades de Ciências, Medicina, Medicina Dentária, Farmácia e Psicologia. Graduação profissional: Mestrado Integrado em Medicina, 3-4 anos Mestrados Integrados em outras áreas Pós-graduação acadêmica: Doutorado em Medicina, 4 anos

16 Formação em Ciências da Computação na Oxford University:
Primeiro ciclo: Bachelor of Arts (BA) ou EU Bach, 3 anos Graduação profissional: Master in Computer Science (MComp Sci), 1 ano Master of Sciences (MS) in Software Engineering, 1 ano Pós-graduação acadêmica: MSc in Mathematics and Foundations of Computer Science, 1 ano Master in Mathematical Modelling and Scientific Computing (MMSC) , 1 ano Doctor of Philosophy (DPhil) in Computing, 3 anos

17 Modelo brasileiro atual (progressão linear)
Bacharelados Mestrado Profissional Doutorado Acadêmico Mestrado Acadêmico Cursos profissionais de média duração Licenciaturas Habilitações Cursos profissionais de curta duração Cursos profissionais de longa duração Residência MBA ?! PG lato- senso Especialização Aperfeiçoamento

18 Comparativo entre modelos:
Regime 2 Ciclos + tracks 3 Ciclos Progressão linear

19 Comparativo entre modelos:
Modelo Norte-Americano: entrada geral, acesso regulado, estrutura flexível, mobilidade, Pós-Graduação integrada na Graduação = Mestrado Profissional + Doutorado Profissional Modelo Europeu Unificado: entrada geral, acesso direto, estrutura semi-flexível, alta mobilidade, Mestrado Profissional, Doutorado de Pesquisa = 3º ciclo Modelo Brasileiro atual: filtro externo, entrada nas profissões, acesso restrito, estrutura fixa, imobilidade, PG dissociada, Mestrado e Doutorado somente acadêmico

20 Problemas a superar: Precocidade nas escolhas de carreira
Seleção limitada, pontual e “traumática” para ingresso na graduação Perda de autonomia, submissão ao mercado Fosso entre graduação e pós-graduação Incompatibilidade com modelos de arquitetura curricular de outras realidades universitárias

21 Problemas a superar: Currículos lineares, estreitos e bitolados Incultura: formação tecnológico-profissional, quando eficiente, culturalmente empobrecida Anacronismo: dissonância da formação universitária com a conjuntura contemporânea

22 Reconfiguração da PG no Brasil
Problemas a superar no modelo brasileiro de Pós-Graduação Integração Graduação e Pós-Graduação Especificidade Acadêmica e Profissional Dissociar formação e avaliação Novos modelos de Doutorado

23 Reconfiguração da PG no Brasil
Integração de soluções bem sucedidas em realidades formativas com alto grau de desenvolvimento: estrutura curricular flexível, leve (poucos componentes obrigatórios) provém do modelo inglês de PG; centralidade do trabalho de pesquisa, criação ou inovação inspira-se no modelo alemão de PG; sequência de exames de qualificação, com sucessivos credenciamentos, tem como referência o modelo norte-americano de graduate studies; constituição de bancas de qualificação, de validação e de defesa, excluindo o orientador, tem base no modelo francês de PG, com a figura do rapporteur.


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