A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Sugestão de modelo para formatação de atividades com objetos digitais de aprendizagem sugeridos na Plataforma Currículo+ 2014 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

2 Sugestão de modelo e respectivas instruções
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

3 ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula
1. IDENTIFICAÇÕES INICIAIS ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR: (inserir nome do professor) DIRETORIA DE ENSINO DE: VALIDADO POR: (obrigatório caso autor queira compartilhar sua atividade no Currículo+) DISCIPLINA TEMA CURRICULAR (importante estar alinhado com os temas elencados no Currículo+) SÉRIE/ANO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM (Ciclo II e Ensino Médio apenas) 2. TÍTULO DA ATIVIDADE (Este título deve ser criado pelo autor da atividade) 3. TÍTULO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM 4. AUTOR DESTE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM 5. LINK DE ORIGEM DO OBJETO 6. LINK DA FICHA TÉCNICA DO OBJETO NA PLATAFORMA DO CURRÍCULO+ 7. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS DURAÇÃO APROXIMADA MATERIAIS NECESSÁRIOS Página 1

4 ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula
8. POR QUE ESTA ATIVIDADE PODE SER EFICIENTE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (JUSTIFICATIVA)? Perguntas disparadoras para auxiliar no preenchimento desta seção: TODOS OS CICLOS: Qual a relação com a matriz de habilidades e competências curriculares do Estado de São Paulo? APENAS CICLO II e ENSINO MÉDIO: - Detalhar: qual a relação com Situação de Aprendizagem dos Cadernos do Professor/Aluno? 9. ENCAMINHAMENTOS DA ATIVIDADE Perguntas disparadoras para auxiliar no preenchimento desta seção: - Qual sua proposta para que o aluno avance em seus conhecimentos, a partir do ODA selecionado, estando em consonância ao desenvolvimento da situação de aprendizagem? - Como e em que momento da Situação de Aprendizagem utilizar? Atenção: para facilitar a leitura e compreensão, sugere-se que descrição seja feita em modelo de "passos", utilizando tópicos; Página 2

5 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
EXEMPLO PREENCHIDO OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

6 ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula
1. IDENTIFICAÇÕES INICIAIS ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR: José Jorge Joaquim Rodriguez DIRETORIA DE ENSINO DE: Jundiaí VALIDADO POR: Fátima dos Santos Claro DISCIPLINA Língua Portuguesa TEMA CURRICULAR Análise e reflexão sobre a língua / Alunos com escrita não alfabética SÉRIE/ANO 2o ano do Ensino Fundamental SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 2. TÍTULO DA ATIVIDADE “Leitura e Escrita na Telinha” 3. TÍTULO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM Forma Palavras 4. AUTOR DESTE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM Escola Games 5. LINK DE ORIGEM DO OBJETO 6. LINK DA FICHA TÉCNICA DO OBJETO NA PLATAFORMA DO CURRÍCULO+ 7. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS Individual ou em duplas com hipóteses de escrita próximas DURAÇÃO APROXIMADA 20 minutos MATERIAIS NECESSÁRIOS Computador. Caso o aluno precise, o professor poderá disponibilizar papel e lápis. Página 1

7 ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula
8. POR QUE ESTA ATIVIDADE PODE SER EFICIENTE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (JUSTIFICATIVA)? Esta atividade assemelha-se àquelas com utilização de alfabeto móvel e indicada para o auxílio da leitura e escrita por meio de um recurso concreto. 9. ENCAMINHAMENTOS DA ATIVIDADE - Os alunos poderão jogar individualmente ou em duplas. Aproveite para agrupá-los com o critério de hipóteses de escrita próximas, para que possam discutir sobre a escolha das letras e construção de palavras. - Explique aos alunos as etapas e o objetivo do jogo, assim como a forma de acesso e como encontrá-lo. Você poderá salvar atalhos na área de trabalho do computador para que a busca seja facilitada e incentive a autonomia dos alunos. - Fique atento ao trabalho dos alunos para que possa intervir de forma pontual. Os alunos podem ficar com dúvidas com relação ao uso do equipamento ou ao jogo. Neste caso, é importante que você informe. - Com relação às dúvidas pedagógicas, por exemplo, qual letra escolher, incentive a discussão entre as duplas, ou faça boas perguntas que auxiliem a reflexão. Não informe desde o início, invista na compreensão sobre o sistema de escrita com o uso de alfabeto e cartazes expostos na sala de aula (nomes dos alunos, listas, cantigas, etc.) que possam auxiliar na relação com a palavra em questão. - Este tipo de objeto digital de aprendizagem pode ser utilizado de forma complementar às atividades permanentes / sequências / projetos cujo foco é análise e reflexão sobre a Língua. Página 2


Carregar ppt "OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google