A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação integral do cristão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação integral do cristão"— Transcrição da apresentação:

1 A formação integral do cristão
ESCOLA DOMINICAL A formação integral do cristão A organização da Escola Dominical Unidade III

2 Introdução Estudaremos a organização da Escola Dominical.

3 Capítulo 1 – Organização administrativa: estrutura viva
A organização administrativa da Escola Dominical, a agência educativa que se dedica ao ensino bíblico sistemático, tem como finalidade cumprir efetivamente o mandado da grande comissão. 1.1 – Conceituação de Escola Dominical De acordo com a professora Ruth Dórris Lemos, a Escola Dominical é uma agencia educativa, que se dedica ao ensino sistemático e organizado da palavra de deus e que ao mesmo tempo cumpre a missão evangelizadora da igreja.

4 Capítulo 1 – Organização administrativa: estrutura viva
1.2 – O objetivo da Escola Dominical Constitui-se da igreja atender a ordem da grande comissão e, desse modo, organiza-se para alcançá-lo. 1.3 – A organização administrativa da Escola Dominical A liderança administrativa da Escola Dominical deve ser formada por uma equipe comprometida com o que faz. 1.3.1 – O Pastor da igreja 1.3.2 – O diretor de educação cristã 1.3.3 – O superintendente-geral da Escola Dominical 1.3.4 – Diretor de extensão da Escola Dominical 1.3.5 – O secretário-geral da Escola Dominical

5 Capítulo 1 – Organização administrativa: estrutura viva
1.3.6 – O tesoureiro da Escola Dominical 1.3.7 – O recepcionista da Escola Dominical 1.3.8 – Diretor musical da Escola Dominical 1.3.9 – O consultor de informações da Escola Dominical

6 Capítulo 2 – Organização Pedagógica da Escola Dominical
A organização pedagógica da ED conta com uma equipe formada pelo superintendente-geral e pelos superintendentes dos departamentos que oferecem o suporte pedagógico e espiritual aos seus professores e aos seus alunos. 2.1 – A equipe pedagógica da Escola Dominical O superintendente-geral e dos departamentos juntamente com os professores formam a equipe pedagógica da Escola Dominical.

7 Capítulo 2 – Organização Pedagógica da Escola Dominical
2.2 – O superintendente-departamental Ele deve estimular e incentivar os professores e seus ajudantes na prática de suas atividades docentes. 2.3 – Os professores e os seus auxiliares O titular é responsável pelo ensino da lição em classe, pela confecção dos trabalhos manuais da lição e da disciplina da classe. O professor auxiliar deve sistematicamente estudar a lição de cada domingo, deve auxiliar o titular e manter a disciplina da classe.

8 Capítulo 2 – Organização Pedagógica da Escola Dominical
2.4 – A organização dos departamentos e das classes Para organizar pedagogicamente a Escola Dominical, faz-se necessário agrupar os alunos por idade e por gênero. 2.5 – O dia da promoção dos alunos Se dá por dois critérios: pelo limite da idade e pelo cumprimento da proposta curricular. Deve ocorrer anualmente, no mês estabelecido no planejamento e no calendário.

9 Capítulo 2 – Organização Pedagógica da Escola Dominical
2.6 – A transferência dos alunos Devem ser utilizadas como uma medida para atender outras demandas, como ajustes para favorecer o desenvolvimento do aluno e seu conforto, mas não por ter completado idade, pois no dia da sua matrícula ela foi considerada como critério para indicar a que classe pertenceria naquele período.

10 Capítulo 3 – O currículo da Escola Dominical: Conteúdo vivo
A educação cristã necessita ser fundamentada numa proposta curricular previamente pensada, seguir uma temática e orientações didáticas para efetivar e dinamizar o ensino. 3.1 – A organização do currículo da Escola Dominical O currículo da ED – modo de organizar as práticas educativas e síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social expresso pelo trabalho pedagógico desenvolvido no ambiente escolar.

11 Capítulo 3 – O currículo da Escola Dominical: Conteúdo vivo
3.2 – Duração do currículo Vai depender da sua proposta educacional, do planejamento, da capacidade de assimilação e do nível de conhecimento dos alunos. 3.3 – Características de um bom currículo Este mostra sua eficiência quando se observa que algumas medias são tomadas por parte dos educadores que o organizam e executam.

12 Capítulo 4 – Métodos de ensino
O método de ensino tem a função de indicar o caminho para se atingir os objetivos propostos no planejamento. 4.1 – Conceituação A palavra método tem origem grega methodos e significa literalmente “caminho para se chegar a um fim”. 4.2 – Classificação dos métodos pedagógicos É feita em função de cada conteúdo que o professor seleciona como procedimentos didáticos. 4.2.1 – Métodos de exposição 4.2.2 – O método de contação de histórias 4.2.3 – método de perguntas e respostas 4.2.4 – Método de trabalho em grupo 4.2.5 – Método de raciocínio Oficina

13 Capítulo 5 – Avaliação: Começo, meio e recomeço do processo
Na atualidade, percebe-se uma grande preocupação do governo com a avaliação dos sistemas de ensino e da escola para verificar sua eficiência e eficácia. 5.1 – Conceituação e origem da avaliação Avaliar significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo. 5.2 – A importância da avaliação São importantes, pois permitem que o professor, na sala de aula, possa não só verificar o aproveitamento do aluno, mas também analisar e refletir sobre todos os aspectos que envolvem a relação professor-aluno.

14 Capítulo 5 – Avaliação: Começo, meio e recomeço do processo
5.3 – Processos da avaliação Avalia-se se o método foi adequado e bem aplicado, se o conteúdo de ensino for pertinente às condições e necessidade dos alunos. 5.4 – Recursos da avaliação Podem ser classificados em escritos ou orais


Carregar ppt "A formação integral do cristão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google