A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Ciência e suas Metodologias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Ciência e suas Metodologias"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Ciência e suas Metodologias
Metodologia da Pesquisa Científica

2 Que é C-I-Ê-N-C-I-A?

3 Que é C-I-Ê-N-C-I-A?

4 A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. A ciência é a hipertrofia de capacidades que todos têm. (Rubem Alves)

5 Ela é dona-de-casa. Pega o dinheiro e vai à feira
Ela é dona-de-casa. Pega o dinheiro e vai à feira. Uma pessoa como milhares de outras. Vamos pensar em como ela funciona, lá na feira, de barraca em barraca...

6 Processa uma série de informações...
Adequa os recursos de que dispõe (em dinheiro) às necessidades de sua família (em comida)! Processa uma série de informações... Classifica os alimentos (indesejáveis, desejáveis, supérfluos) Os preços são comparados A estação dos produtos é verificada (oferta x demanda) Senso econômico acoplado a outras “ciências” (Ciências Humanas, por exemplo – sem nunca ter lido teorias, sabe que a escolha dos alimentos não se regula só por aspectos econômicos, mas também fatores simbólicos, sociais e políticos) Apesar de não trabalhar com “instrumentos” científicos, o procedimento da dona-de-casa é simplista, ingênuo?

7 Aquilo que outros homens, em outras épocas, consideraram como ciência, sempre parece ridículo, séculos depois.

8 Observe esse exemplo de texto “científico” (antiga enciclopédia chinesa)
“[...] os animais se dividem em: a) pertencentes ao imperador, b) embalsamados, c) domesticados, d) leitões, e) sereias, f) fabulosos, g) cães em liberdade, h) incluídos na presente classificação, i) que se agitam como loucos, f) (sic) inumeráveis, k) desenhados com um pincel muito fino de pêlo de camelo, l) et caetera, m) que acabam de quebrar a bilha, n) que de longe parecem moscas.” (BORGES, apud FOUCAULT, 1966, p. 55).

9 Teste!! Escolha uma hora (qualquer uma) Bateremos sobre as horas
A cada batida, conte, mentalmente, até 20, a partir do número escolhido Assim, se você escolheu 4, quando se bater a 1ª vez, conte 5; na 2ª batida, conte 6, e assim sucessivamente, até 20 Quando a contagem estiver em 20, a carta escolhida estará sendo batida Você deverá dizer, se isso ocorrer, “acertou”

10 12 11 1 10 2 9 3 4 8 7 5 6

11 A pesquisa Pesquisar tem sido o caminho humano para responder questões e para se construir novas idéias e ideais, seja no mundo acadêmico, seja no mundo da vida cotidiana.

12 Pesquisar é descobrir, é desnudar o que existe, algo que ainda não foi trazido ao conhecimento. A pesquisa é um micromundo humano e, portanto, tem um papel importante na reconstrução das Ciências [...] e da Vida como um todo. Não só as Instituições de ensino, mas toda e qualquer organização, evoluem pela busca contínua de conhecimentos, através de pesquisas referentes ao próprio contexto, integradas a conhecimentos já produzidos e que possam ser aproveitados para solucionar suas dificuldades ou aprimorar sua realidade.


Carregar ppt "Introdução à Ciência e suas Metodologias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google