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SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.

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1 SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag

2 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 SOFTWARE EDUCACIONAL O Computador está sendo inserido no ambiente de ensino e aprendizagem através do Software Educacional, que pode ser conceituado de várias maneiras:

3 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 SOFTWARE EDUCACIONAL -Uma Produção Técnica e um Recurso Pedagógico: quanto ao aspecto computacional, deve ser avaliado pela organização lógica e desempenho, com um código compacto e bem estruturado, com um uso mínimo dos recursos de hardware. Como recurso pedagógico, pela sua contribuição para o ensino e aprendizagem; -Software desenvolvido para atender objetivos educacionais preestabelecidos (Stahi, /STA90/) : a qualidade técnica deve estar subordinada às considerações de ordem pedagógica usadas no seu desenvolvimento;

4 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 SOFTWARE EDUCACIONAL -Concepção de Ensino e aprendizagem (Rodrigues,/ROD90) : reflete uma concepção de ensino e aprendizagem a partir de uma visão filosófica na relação na relação sujeito-objeto no ato de aprender ;

5 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CLASSIFICAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL a)Quanto à Dinamicidade de execução: -Não muda nunca: o conteúdo é estático, sempre o mesmo quanto as opções (cores, sons, etc.); -Muda conforme um conjunto de opções pré-programadas: altera seu conteúdo de forma randômica; -Muda conforme escolha do usuário: através de opções existentes, é possível a personalização do ambiente pelo usuário;

6 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CLASSIFICAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL -Se adapta conforme orientação do professor: sendo composto de dois módulos, o co-autor (professor) que especifica o conteúdo, o nível de dificuldade e a visão a ser apresentada, e o módulo do leitor (aluno), caracterizado pelo fator de motivação pelo usuário. b)Quanto ao Tipo do software Educacional: -Tutor: apresenta o material, o aluno responde, respostas são avaliadas gerando novos níveis de aprendizado;

7 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CLASSIFICAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL -Ferramenta: qualquer instrumento para a realização ou colaboração de tarefas e atividades pedagógicas; -Tutelado: o aluno é o agente de controle do computador, assumindo maior responsabilidade sobre o próprio aprendizado.

8 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS BÁSICOS DE SOFTWARE EDUCACIONAL -Exercício e pratica: software que fornece prática em determinado assunto já estudado, visando reforçar conceitos já ensinados; -Tutorial: controlam o processo de aprendizagem, podendo apresentar novos conceitos e temas ao aluno, se assemelhando muitas vezes a um processo de diálogo onde são apresentados informações e solicitadas respostas a partir de uma gama de opções existentes;

9 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS BÁSICOS -Simulação: trata-se da busca da representação da realidade, podendo ser estáticas, onde o aluno somente assiste um determinado conteúdo, ou interativa, com a participação do aluno no que tange a estabelecer hipótese, realizar experimentos e efetuar suposições, permite representar tanto o mundo real como imaginário, seguras por não apresentarem os riscos de uma situação real e mais econômicas do que estas.

10 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS BÁSICOS -Jogo Educativo: através da estratégia de um jogo normal, cria a sensação de que o aprendizado pode ser divertido, podendo ser aplicado em qualquer nível do processo de escolarização e não necessariamente enfocar conceitos e informações, sendo de grande valia para reforçar habilidades como relações espaço temporal, moticidade fina, etc.

11 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS BÁSICOS -Hiperhistórias: tratam-se de histórias interativas em ambiente multimídia, aproximando-se dos Jogos Educativos, visto também estimular a auto aprendizagem, a descoberta, a curiosidade, o desafio e a incorporação de da capacidade interativa e incorporação de estratégias cognitivas.

12 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL O cotidiano de crianças e adolescentes está cada dia mais envolto com a utilização de jogos, vídeo-games e computadores, sendo no entanto a sua maioria processos não educativos e construtivos, e sim envoltos em violência, como os games de luta e guerra. Parte desta realidade ocorre em função deste tipo de " entretenimento" estar cercado de efeitos multimídia que atraem as crianças e adolescentes com mais facilidade do que para com o aprendizado educacional sadio.

13 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Um desafio para os educadores mudarem este panorama esta justamente na mudança da definição que software educativo é algo monótono, pobre em conteúdo, diversão e recursos tecnológicos.

14 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Neste aspecto é fundamental a pesquisa e seleção para determinar qual software deve ser utilizado, sendo que é possível que não existindo um produto que atenda as necessidades pedagógicas de determinado currículo, seja necessário o desenvolvimento de um Software Educativo específico, o qual deve ser especificado quanto ao projeto pelo educador e implementado pelo pessoal da área de Sistemas.

15 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL A construção de um Software Educativo envolve criatividade, inspiração, concepção educativa e aplicação das teorias da aprendizagem, devendo ainda serem considerados os seguintes fatores: -Maturação: a atividade deve ser condizente com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno; -Motivação intrínseca : o usuário deve estar interessado e motivado a buscar o conhecimento;

16 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL -Experiência: interação entre sujeito e o objeto e a reflexão sobre esta, sendo base para ao aprendizado; -Desequilíbrio: são os conflitos cognitivos que desencadeiam processos de acomodação

17 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Entre as inúmeras metodologias para a construção e software, citamos: a)Metodologia segundo Panqueva : divide as etapas para o desenvolvimento de software em três etapas: projeto educacional comunicacional e computacional, sendo a primeira etapa considerada a mais importante por especificar a riqueza conceitual e metodológica. A etapa comunicacional, determina a interação homem-máquina baseado nos aspectos da percepção, o processamento e a interação propriamente dita. A etapa computacional envolve as estruturas lógicas do software, as estruturas de dados, etc.

18 02/04/03 Disciplina de Informática na Educação 1 ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL b)Metodologia segundo Sanchez : envolve três etapas: projeto pedagógico, desenvolvimento e avaliação do software. A primeira fase consiste no planejamento do material de aprendizagem, sendo o processo de definição da estrutura principal do software, a Segunda etapa é a implementação propriamente dita, e a terceira a validação do software a nível de consistência, eficiência e valor educacional


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