A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O papel da informação na gestão e no controle Seminário Brasil-Europa de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União / Projeto EuroBrasil 2000.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O papel da informação na gestão e no controle Seminário Brasil-Europa de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União / Projeto EuroBrasil 2000."— Transcrição da apresentação:

1 O papel da informação na gestão e no controle Seminário Brasil-Europa de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União / Projeto EuroBrasil 2000 Junho 2007 Claudio Weber Abramo crwa@transparencia.org.br

2 Princípio fundamental A qualidade da ação é função da qualidade da informação.

3 Princípio fundamental Pouca informação Boatos, experiências privadas Ação incidental Informação moderada Conhecimento estruturado Ação estruturada Gestão do Estado Controle da sociedade

4 Panorama brasileiro Formal Direito de requisição – Art. 5º, inciso 33 da Constituição. Dever de informar – Art. 37 da Constituição. Na prática O Estado informa pouco e mal. Abismo entre a esfera Federal e as esferas estadual e municipal. Grandes diferenças entre os poderes. Grandes diferenças entre estados (e entre municípios). Falta de regulamentação dos dispositivos constitucionais.

5 Requisitos para o uso da informação No Estado Mecanismos de coleta sistemática. Mecanismos de integração e análise de dados. Precedência da racionalidade sobre as conveniências políticas. Na sociedade Imprensa. Organizações sociais. Setor privado. Nada disso funciona bem no Brasil.

6


Carregar ppt "O papel da informação na gestão e no controle Seminário Brasil-Europa de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União / Projeto EuroBrasil 2000."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google