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2 O INPI Interativo e Virtual do futuro Sessão Plenária 15
Estratégias: Seu posicionamento no contexto nacional e internacional; Ser um agente ativo do sistema de inovação, fomentando o desenvolvimento de empresas nacionais e o acesso ao mercado externo com produtos de alto valor agregado; Ser referência global em um cenário que tende à ampliação de parcerias internacionais e concentração de esforços nos principais escritórios;

3 Objetivos: Aumento da eficiência e qualidade nos exames;
Promoção da propriedade industrial; Inserção global e articulação regional do país; Modernização do INPI

4 Tecnologia da Informação:
TI como agente estratégico e seu alinhamento com os negócios do INPI; Excelente ferramenta de gestão evoluindo de uma orientação de suporte administrativo para um papel fundamental para o alcance de resultados; TI cada vez mais complexa; por pressão do mercado; por mais investimentos; planilhas => Banco de dados => Grid => Data warehouse => banda => mobilidade

5 O INPI é detentor de informações de grande interesse para a sociedade;
É fundamental que ele possua ferramentas voltadas para análises, extração de dados, transformações destes dados, geração de diferentes bases e produção de tabelas e gráficos; Tecnologia de bancos de dados analíticos tem evoluido para atender essa demanda e o INPI está se estruturando para apresentar uma solução de data warehouse que permita: Acesso rápido aos dados; Gerenciá-los de maneira rápida, fácil e econômica; Dar uma visão única de negócio; Obtenção rápida de resultados; Disponibilizar os relatórios em dispositivos móveis sem necessidade de reconstrução desses relatórios;

6 A A área de TI do INPI está se responsabilizando pela construção de um projeto robusto, sofisticado , de alto valor e com risco minimizado; Com tecnologia poderosa que garanta desempenho, baseada em uma metodologia para tratamento deste dados; com gerenciamento de crescimento e facilidade de uso.

7 O número de smartphones cresceu 84% em 2011;
O uso de banda 3G hoje excede 50 milhões de usuários e estima-se chegar a 124 milhões em 2014; A venda de tablets deve chegar a 118 milhões de unidades em 2014; Segundo o Comitê de Internet (CGI-BR) o número de conexões domésticas atingiu 38% em 2011, com 40,8 milhões de brasileiros com acesso à internet e com velocidade apropriada; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Estratégico de serviços de tecnologia software e informação

8 Neste cenário, o INPI não poderia deixar de focar o usuário em movimento;

9 Serviços para dispositivos móveis devem levar em conta:
possuem em geral baixo poder de processamento; reserva de energia limitada; infraestrutura de comunicação do país ainda não é confiável o suficiente (wifi, gsm/gprs ou edge,etc); os técnicos de TI precisam encarar a nova forma de desenvolver soluções móveis e se capacitar;

10 Exemplos de serviços no Portal do INPI::
Cultural: é necessário descobrir e selecionar que informações são mais relevantes para esses dispositivos; Exemplos de serviços no Portal do INPI:: Geração de GRU´s; Consulta sobre o andamento dos Processos (aproximadamente 140 mil consultas por dia); Contato com o INPI (Fale Conosco);

11 Formulários Eletrônicos;
Ver documentos/petições (Sistema Vista); Visualização da RPI (publicação semanal); Ouvidoria.

12 Vantagens: Maior facilidade de acesso aos serviços para os usuários:
Redução do tempo gasto procurando por informações, aumento de amplitude e de capacidade de disponibilizar informações aos usuários. Acesso a informações (on line, anywhere,anytime) ao contrário de antes que chegavam por telefone; fax, informações impressas; Inclusão de novas formas de trabalho possibilitando a não presença física dos funcionários devido aos recursos atualmente disponíveis.

13 Redução no orçamento de TI a longo prazo;
Requerimentos de infraestrutura incentivando modelos complementares de outsoursing, cloud, etc; Investimentos em hardware; Gastos com licenças e atualizações;

14 Redução nos custos operacionais da organização:
Necessidade de pessoal para suporte à infraestrutura e aos usuários; Tendência de queda dos custos de comunicação e hardware em todo o mundo; Redução nos custos operacionais da organização: Permite a automação de processos reduzindo a necessidade de pessoal e gastos com suplementos de escritório (impressões, papel, postagens); Infraestrutura predial e de pessoas.

15 Aumento da produtividade do pessoal de TI:
Plataformas consolidadas (Windows Mobile, Android, IOS); Custos de help desk; Melhoria do fluxo de informação; Resposta rápida frente às alterações inesperadas do ambiente.

16 Coordenação Geral da Tecnologia da Informação INPI/CGTI – Março 2013
OBRIGADA Neusa Mansour Coordenação Geral da Tecnologia da Informação INPI/CGTI – Março 2013 Contato: Tel: INPI/CGTI


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