A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SNMP: Simple Network Management Protocol

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SNMP: Simple Network Management Protocol"— Transcrição da apresentação:

1 SNMP: Simple Network Management Protocol
Atualmente a Internet é formada por um número enorme de host, roteadores, bridges, etc., que fatalmente apresentam variações no seu desempenho, o que faz com que seja necessário um mecanismo voltado para o gerenciamento desses elementos. O objetivo do protocolo SNMP é oferecer uma forma sistemática de monitorar e gerenciar os elementos que compõem uma rede.

2 O Modelo SNMP De acordo com o Modelo SNMP, uma rede é formada por quatro componentes: o conjunto de nós gerenciados o conjunto de estações de gerenciamento informações de gerenciamento o protocolo de gerenciamento

3 O Modelo SNMP

4 O Modelo SNMP Os nós gerenciados podem ser hosts, roteadores, impressoras, ou qualquer dispositivo capaz de executar uma instância do processo agente SNMP. O gerenciamento é feito a partir de estações de gerenciamento, que são computadores de uso geral, executando o software específico para gerenciamento. As estações se comunicam com os agentes, enviando comandos e recebendo respostas. A inteligência do gerenciamento se concentra nas estações – os agentes devem ser são tão simples quanto possível.

5 O Modelo SNMP Cada dispositivo gerenciado pelo SNMP mantém um conjunto de informações que descrevem o seu estado. Esse conjunto de informações é chamado de objeto. A coleção de todos os objetos possíveis numa rede é descrita numa estrutura de dados denominada MIB (Management Information Base).

6 SNMP O gerenciamento é feito com base em informações mantidas nos agentes, que descrevem o estado do dispositivo gerenciado. Essas informações são mantidas em variáveis denominadas objetos. O conjunto de todos os objetos possíveis constitui a estrutura de dados denominada MIB (Management Information Base) Através do protocolo SNMP as estações consultam o estado dos objetos locais aos agentes, podendo também alterá-los se necessário.

7 ASN.1 – Abstract Syntax Notation
A operação do SNMP é baseada nos objetos gerenciados pelos agentes. Para que o gerenciamento de dispositivos de diferentes fabricantes seja possível, é necessário uma forma padronizada para a descrição dos mesmos. A linguagem ASN.1 (Abstract Syntax Notation), foi proposta com o objetivo de descrever esses objetos numa forma padronizada e independente de fabricante.

8 ASN.1 – Tipos Primitivos de Dados

9 ASN.1 – Declaração de Variáveis
Exemplos: count INTEGER ::=100 Status ::= INTEGER {up(1),down(2)} PacketSize ::= INTEGER( )

10 ASN.1 – Identificação de Objetos

11 ASN.1 - Exemplos {iso identified-organization(3) dod(6) internet(1) ... } { }

12 ASN.1 – Transfer Syntax A sintaxe de transferência define como valores dos tipos definidos em ASN.1 são convertidos em bytes para transmissão pela rede. A sintaxe de transferência usada pelo SNMP é chamada de BER (Basic Encoding Rules)

13 ASN.1 – Transfer Syntax

14 MIB

15 O Protocolo SNMP


Carregar ppt "SNMP: Simple Network Management Protocol"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google