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Corrida de Orientação Pós graduação FMU, São Paulo, Agosto de 2009

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Apresentação em tema: "Corrida de Orientação Pós graduação FMU, São Paulo, Agosto de 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Corrida de Orientação Pós graduação FMU, São Paulo, Agosto de 2009
Professor: Rogério Campos 1 1

2 ORIENTAÇÃO É UM ESPORTE EM QUE O PRATICANTE TEM QUE PASSAR POR PONTOS DE CONTROLE MAR-CADOS NO TERRENO NO MENOR TEMPO POSSÍVEL, COM AUXILIO DE UM MAPA E DE UMA BÚSSOLA.

3 No terreno, são marcados:
A PARTIDA

4 Os Pontos de Controle 5

5 A Chegada.

6 PONTO DE CONTROLE O ponto de controle é um acidente da na-tureza ou artificial sinalizado por um prisma equipado com material para o atleta provar a sua passagem.

7 PERCURSO DE ORIENTAÇÃO
O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle, per-nadas e chega-da

8 Trilha de tráfego humano ou animais, permite velocidade de competição.

9 Indicadas pelo formato da planta horizontal.
Construções Indicadas pelo formato da planta horizontal.

10 Tronco e outros objetos especiais vegetais
Representada por um “X” (verde)

11 Representação: “X” cor marrom.
Cupim e outros objetos especiais de altimetria Representação: “X” cor marrom.

12 Lago Representadas na forma de suas bordas (azul)
Bordas pretas qdo intransponíveis.

13 Floresta Corrida Difícil.
Pouca visibilidade e arbustos fechados reduzem a velocidade em 10-50% da normal. 13

14 14

15 15

16 8 5 7 6 9 4 10 3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 H18/D20 2.2000m 190m - - 40 32 35 42 38 44 67 36 34 45 50 100m 2 11 1

17 67 países membros, 75 é o limite exigido pelo COI para as Olimpíadas
IOF países membros, 2006 67 países membros, 75 é o limite exigido pelo COI para as Olimpíadas 17

18 ORIENTAÇÃO PEDESTRE Esta modalidade é disputada pelo competidor a pé nas distâncias sprint, média, longa e maratona.

19 Precisão

20 Sobre Bicicletas

21 Triathlon de orientação
21

22 Corrida de Orientação Indoor
22

23 Orientação por celular

24 Um desporto para toda a vida

25 25

26 Enduro a Pé Trekking de Regularidade Caminhada Esportiva Rally a Pé

27 (Enduro de Jipe + Caminhada Ecológica)
ENDURO A PÉ ( ) “Trekking” “Migrando” (Enduro de Jipe + Caminhada Ecológica)

28 O que é ENDURO A PÉ? Caminhada técnica de regularidade disputada entre equipes que devem percorrer uma trilha desconhecida, conforme planilha apresentada, mantendo a velocidade estipulada a fim de atingir o tempo ideal em qualquer parte do percurso.

29 OBJETIVO Realizar o percurso pré-determinado no tempo exato (velocidade média). Cada segundo adiantado ou atrasado, acumula-se pontos. A equipe que menos pontos acumular durante a prova é a vencedora.

30 “O ESPORTE QUE CAMINHA!”
Esporte Fácil Baixo Custo / Investimento Interação com a Natureza Competitividade dentre várias faixas etárias Competitividade entre os sexos Baixa incidência de lesões

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35 EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Calçado apropriado para caminhadas (Bota ou tênis) Bússola / Relógio Digital Pochete / Mochila Squeeze / Cantil Prancheta / Caneta / Calculadoras Boné / Chapéu (Protetor Solar) Plástico de proteção Kit de 1º Socorros Lanternas e pilhas sobressalentes

36 Equipes com 3 a 6 integrantes
Funções dentro da equipe: - Navegador - Calculista / Ritmista - Contador de Passos

37 NAVEGADOR Responsável pela leitura da planilha, leitura de bússola e pela orientação da equipe quanto ao caminho a seguir.

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40 CALCULISTA Responsável por informar a equipe do tempo ideal (ou se está adiantado ou atrasado) durante todo o percurso através de contas elaboradas no momento ou antecipadamente

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43 CONTADOR DE PASSOS Responsável por informar a equipe a metragem correta até determinado ponto, utilizando como método a contagem dos próprios passos.

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47 A PLANILHA Tem desenhadas as “Referências” com as respectivas metragens e as setas com a direção a ser seguida. Pode conter em alguns quadros somente as metragens e em outros a indicação de um grau de bússola.

48 Velocidade média (em metros por minuto) a ser usada apenas neste trecho.
Indicação de bússola. Pode ser “Siga sempre na direção” ou “Siga pela trilha”. Distância em metros desde a referência anterior. Referência visual. Pode ser uma curva, uma entrada de trilha, uma casa, etc. Distância em metros desde o início do trecho. Orientações extras. Devem ser lidas com extrema atenção. Número da página da planilha; categoria e nome do evento.

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50 O CÁLCULO Para se conseguir o tempo ideal em determinado ponto, deve se usar a fórmula: Tempo = Espaço Velocidade Ex: A velocidade média é 50m/min...qual o tempo que estarei nos 150 metros? X = 150  50 = 3,00 minutos

51 O Posto de Controle (PC)

52 * Pessoa ou aparelho que anota o tempo exato da passagem da equipe e repassa esta informação para a organização. Podem ser: PC de Tempo – Anota o tempo de passagem da equipe. PC Virtual – Anota a metragem que a equipe diz que percorreu desde algum ponto informado na planilha. PC Especial – Anota pontos perdidos ou não pela equipe na realização de algum prova especial. PC do Erro – Colocado fora da trilha, marca 2000 pontos perdidos caso a equipe passe por ele.

53 Neutro: Parada para descanso, hidratação e alimentação.
Deslocamento: Trecho em que não é necessária a manutenção de velocidade. Existe um tempo limite para se completar o percurso.

54 “Se a Aventura é perigosa,
o tédio é letal!” MUITO OBRIGADO


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