A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet."— Transcrição da apresentação:

1 Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet

2 INTRODUÇÃO

3 Com biliões de páginas on-line, podes passar uma vida a seguindo links de umas páginas para outras. O que pode ser divertido, mas não muito eficiente se estás à procura de alguma informação específica. Então, por onde começar? Fazer pesquisas na Internet pode ser como: …………………..

4 “Procurar uma agulha no palheiro!”

5 O que não se deve fazer… Nas pesquisas na Internet? Selecionar o primeiro site que aparece... Entregar trabalhos que são cópias do que está nos sites...

6 É preciso aprender a pesquisar…

7 APRENDER A PESQUISAR

8 Motores de Busca (índices e directorias) http://www.yahoo.com/ http://www.ask.com/ http://www.google.com/ http://pesquisa.sapo.pt/ http://www.aeiou.pt/ http://www.kartoo.com/ http://www.altavista.com/

9 Mesma pesquisa, no mesmo motor de busca, em países diferentes

10 Mesma pesquisa em vários motores de busca http://www.yahoo.com/ http://www.google.com/ http://www.kartoo.com/ ? http://www.aeiou.pt/

11 Curiosidades Nenhum motor de busca captura mais do que 16% de toda a informação existente na Internet Todos os motores de busca combinados encontram menos de 50% da informação que existe online

12 Conhecer o Google http://www.google.pt

13 No Google – algumas dicas O Google apresenta apenas as páginas que incluem todos os seus termos de pesquisa Para refinar a busca, adicionam-se mais palavras aos termos que já estão introduzidos Procurar frases usando aspas e podendo usar o sinal “+” (mais) entre as citações As pesquisas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas Para excluir palavras, usar o sinal "-" (menos) antes do termo que se quer evitar

14 No Google – pesquisa avançada

15 No Google – Directórios http://directory.google.com/

16 No Google – pesquisa de imagens Mais de 390 milhões de imagens indexadas para visualização As imagens identificadas pelo serviço podem estar protegidas por copyright Podemos visualizar, mas não nos são concedidos direitos de utilização Pode contactar-se o proprietário do site a fim de obter a devida autorização

17 Conselhos para a pesquisa Usar várias palavras-chave, de preferência nomes (Atenção aos erros de digitação) Combinar palavras-chave, criando frases e usando aspas Usar técnicas para refinar a pesquisa, que variam com o motor de busca, e usar opções de “pesquisa avançada” (Segundo um estudo inglês de 2003, apenas 10% dos utilizadores usam estas técnicas) Depois de encontrar a informação, confirmar a sua exatidão, localizando pelo menos outras três fontes independentes que tenham o mesmo tipo de “resposta” (triangulação)

18 AVALIAR A INFORMAÇÃO ONLINE

19 Na Internet Onde encontrar boa informação online? Como avaliar a informação que se encontra? * pensar criticamente * desenvolver um cepticismo saudável * aprender a colocar as questões certas : Quem é a fonte da informação? O que estou a conseguir obter? Quando é que isto foi criado? Onde estou? Porque estou aqui? Como distinguir informação de qualidade do lixo?

20 Finalidade Qual é o objetivo do site? É comercial? É pessoal? É institucional? É educativo? Autoridade Quem é o autor? O “autor” é uma organização, associação, universidade? Qual é a reputação do autor? É um especialista na matéria? O autor pode ser contactado? Existe uma lista de referências? Existem patrocinadores? Onde está publicado o site? Qual é o domínio? Há alguma forma de identificar a origem do site? Como escolher informação credível no lixo da internet?

21 Objectividade A informação deixa transparecer um mínimo de preconceitos? A página foi desenhada para manipular informação? Tem algum anúncio comercial? Actualidade A informação é actual? A página está datada? Se sim, quando ocorreu a última actualização? Os links dentro do site e para fora do site funcionam? Existe diferença entre a data em que foi criada a informação e a data de actualização da página? Cobertura Há alguma indicação de que a página está completa? Ou está em construção? Que tópicos estão cobertos? Com que grau de profundidade?

22 Relevância O conteúdo é apropriado para a sala de aula ou para a actividade em causa? Está ajustado à idade e nível de escolaridade dos alunos? É fiável, exacto, completo e está bem escrito? O conteúdo é relevante? São indicadas outras fontes e recursos de informação? Clareza A informação apresentada é clara? O texto está organizado, é legível e está formatado de forma a facilitar a leitura ? Se existem imagens, elas acrescentam algo ao conteúdo ou são distractores? Se existem avisos, eles interferem com a forma de utilizar a página? As páginas estão bem organizadas? Existem erros de ortografia ou de sintaxe?

23 Identificação do domínio onde a página está alojada Qual é o contexto geral da página que se está ver? Onde é que me encontro na Web? A quem pertence o domínio? Estudar o URL org – organizaçãowww.dietaesaude.orgwww.dietaesaude.org gov – governamentalwww.pcm.gov.pt/www.pcm.gov.pt/ com – comercialwww.amazon.com/www.amazon.com/ edu – educacionalwww.ufam.edu.br /www.ufam.edu.br /

24 Anatomia de um URL http://nonio.fc.ul.pt/recursos/pesq_seg_net/index.htm Tipo de ficheiro (hipertexto) Nome do domínio (localização na internet) Caminho ou directorias no computador para o ficheiro Nome do ficheiro http:// nonio.fc.ul.pt/recursos/pesq_seg_net/Index.htm

25 “Desconstruindo” um site Partindo deste site: http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm

26 Quem é o autor? Pesquisar *Rui Meira*Rui Meira O que estou a encontrar? A informação é tendenciosa e apresenta erros? Quando foi publicada a informação? 2002 Comparar algumas datas incluídas no site http://www.rudzerhost.com/ambiente/camada.htm

27 Onde está localizada a página? http://www.rudzerhost.com/ Que tipo de domínio é este? Pesquisar no google "rudzerHOST“ Porquê usar este site como fonte credível? Posso verificar a informação? Outro exemplo: http://www.media- awareness.ca/english/resources/special_initiatives/wa_resources/wa_shared/tipsheets/deconstructing_webpages.cfm

28 Orientar a pesquisa e o tratamento da informação Modelo de pesquisa do AERSI

29 Bibliografia Rede de Bibliotecas Escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/http://www.rbe.min-edu.pt/ Learn the Net: http://www.learnthenet.com/english/html/31wsearc.htmhttp://www.learnthenet.com/english/html/31wsearc.htm How to evaluate and review web resources: http://schools.becta.org.uk/index.php?section=is&catcode=ss_to_es_tl_rs_0 3&rid=9926 http://schools.becta.org.uk/index.php?section=is&catcode=ss_to_es_tl_rs_0 3&rid=9926 How to search safely for information on the web http://schools.becta.org.uk/index.php?section=tl&catcode=ss_tl_dig_02&rid= 12498&pagenum=1&NextStart=1&print=1 Evaluating Web Sites http://www.lesley.edu/library/guides/research/evaluating_web.html Media Awareness Network: http://www.media-awareness.ca/http://www.media-awareness.ca/ Evaluating Web Sites: http://www.lesley.edu/library/guides/research/evaluating_web.html http://www.lesley.edu/library/guides/research/evaluating_web.html


Carregar ppt "Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google