A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPETOS FÍSICOS DE PORTUGAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPETOS FÍSICOS DE PORTUGAL"— Transcrição da apresentação:

1 ASPETOS FÍSICOS DE PORTUGAL

2 O que é o relevo? Altitude
O relevo são diferentes formas que a superfície terrestre pode apresentar. Altitude Altitude é a distância, medida na vertical, entre um lugar e o nível médio das águas do mar. A altitude mede-se em metros.

3 Montanha, serra, planalto, planície e vale.
Formas de relevo Montanha, serra, planalto, planície e vale.

4 Montanha É uma elevação de terreno com mais de 400 metros de altitude. Serra É um conjunto de montanhas, próximas umas das outras, que podem ter diferentes altitudes.

5 Planalto Planície Extensão de terreno elevado e relativamente plano.
Extensão da superfície terrestre que apresenta forma plana ou com poucos desníveis, e que se desenvolve a baixa altitude.

6 Vale Depressão alongada entre montanhas, montes ou colinas.

7 O relevo em Portugal continental
Em Portugal continental distinguem-se duas grandes regiões, relativamente ao relevo: a Região Norte e a Região Sul.

8 O relevo em Portugal continental
Em Portugal, o relevo apresenta diferenças ao longo de todo o território: montanhas (zonas de maior altitude) e planícies (zonas de menor altitude). Assim, em Portugal Continental há paisagens diversificadas. A Norte do rio Tejo, predominam as montanhas e os planaltos. A Sul do rio Tejo, surgem vastas planícies embora haja algumas pequenas regiões com montanhas pouco elevadas. No litoral (junto ao mar), há terras baixas. No interior (longe do mar), as terras são mais altas.

9 O relevo no arquipélago dos Açores
As ilhas do arquipélago dos Açores são, em geral, montanhosas. As regiões de menor altitude situam-se junto ao litoral. O relevo no arquipélago da Madeira No arquipélago da Madeira o relevo é muito recortado e existem algumas elevações. Junto ao litoral existem ainda planícies.

10 As montanhas As montanhas têm três partes que a constituem: a base ou o sopé; as encostas e o cume ou cimo. O cimo das montanhas podem terminar de uma forma aguçada a que se á o nome de pico. Outras terminam de uma forma arredondada a que se chama cabeço.

11 As montanhas, que até há bem pouco tempo, eram locais considerados inacessíveis, começaram a ser aproveitadas. Pela acção do Homem foram feitos socalcos, criados sistemas de irrigação em sítios cada vez mais altos, escolhidas variedades de plantas que suportam altitudes maiores, etc.

12 Tudo isto foi possível graças aos progressos tecnológicos
Tudo isto foi possível graças aos progressos tecnológicos. Potentes máquinas abriram túneis e estradas e a altitude deixou de constituir um obstáculo. As montanhas tornaram-se regiões turísticas muito frequentadas por caminheiros e esquiadores; os seus recursos podem agora ser melhor explorados. A energia produzida pelo aproveitamento das quedas de água e a crescente instalação de aerogeradores nos pontos mais altos, para a produção de energia eólica, são apenas dois exemplos do muito que as montanhas têm para nos oferecer.

13

14 Pico O Pico é a maior elevação de Portugal. Localiza-se na ilha do Pico, no Arquipélago dos Açores. Tem 2351 metros de altitude e possui belezas naturais e uma riqueza florestal famosa. O seu nome tem origem na alta montanha que a domina e que termina num pico pronunciado, tendo uma costa muito recortada e é o mais alto de Portugal.

15 Pico A cultura da vinha domina a região ocidental da ilha sendo o famoso "Verdelho do Pico" cultivado entre muros de forma geométrica feitos de pedra solta.

16 Serra da Estrela É a maior serra de Portugal Continental. Durante o Inverno, encontra-se coberta de neve. Tem 1993 metros de altitude. O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda. Nas suas encostas pastam rebanhos de ovelhas que sustentam indústrias de lanifícios e lacticínios. Nela encontram-se as lagoas Escura e Comprida.

17 Serra da Estrela O sopé da montanha, é objecto de intenso aproveitamento cultural (hotéis, lojas de comercio tradicional etc); nas suas encostas dominam o carvalho negral, o pinheiro bravo entre outras. A fauna da Serra da Estrela apresenta-se hoje debilitada; entre as espécies presentes deve citar-se a Lagartixa-de-montanha, no seu único habitat no continente português.

18 Pico Ruivo O Pico Ruivo é a maior elevação do Arquipélago da Madeira. Tem 1861 metros de altitude. Nele merecem destaque as nascentes e as belezas naturais. No Pico Ruivo, a rocha é um elemento importante da paisagem. O Pico Ruivo é rico em fetos, musgos e líquenes que vivem nas rochas ou fendas destas.

19 Pico Ruivo No que diz respeito à fauna, aves como o melro-comum, o tentilhão-comum o bisbis podem observar-se nos pontos mais elevados. O pintarroxo-comum e a perdiz-comum também habitam o pico Ruivo. Nas encostas do pico Ruivo, faz-se a criação de cabras, ovelhas e vacas.

20 Serra do Gerês A serra do Gerês localiza-se bem a norte de Portugal Continental e faz fronteira entre três distritos: Braga, Vila Real e Viana do Castelo. Tem cerca de 1544 metros de altitude. É famosa pelas suas águas termais, pelas suas nascentes, pela protecção de animais selvagens e pela sua densa vegetação. O tipo de clima é muito irregular devido ao seu relevo de transições bruscas. No entanto, caracteriza-se por Invernos rigorosos e uma alta humidade atmosférica. As florestas desta zona são dominadas por carvalhos. Encontram-se também o medronheiro, o azevinho, o azereiro, o pinheiro e o vidoeiro.

21 Serra do Gerês Há espécies vegetais que só podem ser encontradas no Gerês, como o lírio-do-gerês e o feto-do-gerês.   As espécies animais com maior representatividade na serra são o javali, o veado, o texugo e a lontra. Outros há, como a cabra-do-gerês, que já não podem ser encontrados por estas serras devido à maléfica acção do homem. No que diz respeito a aves, podem ver-se ainda, para além da águia-real, o milhafre-real e o falcão. Quanto a répteis, subsistem a víbora negra, a cobra-d’água, o lagarto d’água e a salamandra.

22 Serra do Larouco A Serra do Larouco tem 1525 metros de altitude e fica localizada entre a região do Minho e Trás-os-Montes. Lá ocorrem diversas espécies raras como o Lobo Ibérico, o Corso, as Águias e Raposas bem como vacas em regime livre.

23 Serra do Larouco É palco, de uma paisagem bela e onde existe uma das melhores pistas de voo do país de parapente. No seu sopé encontra-se um picadeiro com bonitos exemplares de raça Garrana e puro sangue Lusitano.

24 Serra de Montesinho – Trás-os-Montes
A Serra de Montesinho situa-se a norte dos Concelhos de Bragança e Vinhais. Esta serra tem 1438 metros de altitude e é caracterizada por uma sucessão de formas arredondadas, aqui e ali separadas pelos vales de rios profundamente encaixados.

25 Serra de Montesinho Trás-os-Montes
Dominam os terrenos em xisto, tendo no entanto calcário, nomeadamente em Cova de Lua e Dine, e manchas graníticas na parte superior da serra de Montesinho. De uma maneira geral a área é caracterizada por Invernos frios e longos e Verões curtos e quentes, daí o ditado popular «Nove meses de Inverno e três de inferno».

26 Serra da Peneda A Serra da Peneda eleva-se a cerca de 1416 metros de altitude. Esta serra faz fronteira entre Portugal e Espanha. São de realçar as suas belezas naturais.

27 Serra da Peneda A floresta é dominada pelos carvalhos, assim como o azevinho, azereiro, vidoeiro, pinheiro e medrunheiro. O Clima é húmido, é a zona mais pluviosa do nosso territorio continental.

28 Serra do Soajo A Serra do Soajo (ou Suajo) é a sétima maior elevação de Portugal Continental, com 1416 metros de altitude. Situa-se no concelho deArcos de Valdevez, havendo até uma freguesia que tomou o nome da elevação – o Soajo.

29 Serra do Soajo Esta serra faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Hoje em dia ainda se podem encontrar muitos espigueiros na Serra do Soajo.

30 Serra do Marão A Serra do Marão situa-se no distrito de Vila Real e mede cerca de 1415 metros de altitude. É conhecida pela sua riqueza florestal, belezas naturais, densa vegetação, existência de animais selvagens, nascentes e produção de energia eólica. Estende-se entre o Rio Tâmega, o Rio Corgo, o Rio Sordo e o Douro. Tem uma geografia imponente, pelas suas acentuadas encostas com grandes declives.

31 Serra do Marão Do ponto mais elevado (1415m) podemos ver Vila Real , Serra do Alvão (Vaqueiro 1315m) e a Sra da Graça (920m), assim como outros pontos elevados do próprio Marão, alguns dos quais nos permitem ver Mesão Frio e as serras que se seguem a Sul do Douro.

32 Serra de Montemuro A Serra de Montemuro fica situada no distrito de Viseu e tem 1382 metros de altitude. Toda a serra tem bastante relevo e é íngreme praticamente de todos os lados. A serra é povoada até cerca dos metros de altitude. As aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água.

33 Serra de Montemuro Beira Alta
Em relação à fauna, a serra tem pouco mato para os animais se esconderem, por isso há pouca caça e pouco gado. Existe praticamente em toda a serra, aves, como por exemplo: perdizes, águias, pombos, melros, mochos, rouxinóis, coelhos bravos, lebres, raposas e javalis. Nas encostas da serra, predominam o pinheiro, o castanheiro, o salgueiro, as giestas e os fetos.

34 Serra Amarela A Serra Amarela é a nona maior elevação de Portugal Continental, com 1345 metros de altitude. Situa-se no Minho, entre a Serra do Gerês e a Serra do Soajo, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.

35 Serra Amarela No cume da Serra Amarela predomina o granito. As encostas são bastante sinuosas. As fontes e riachos que por esta serra passam correm para o lendário Lima.

36 Serra do Açor A lindíssima Serra do Açor localiza-se na Beira Baixa, distrito de Portalegre e tem 1339 metros de altitude. Os terrenos são basicamente xistosos e, em tempos, usados para o cultivo de uma agricultura de subsistência. Trata-se de uma área protegida, com uma vegetação muita rica na sua diversidade: castanheiros, carvalhos, loureiros e medronheiros.

37 Serra do Açor No que diz respeito ao estrato arbustivo, vamos encontrar a urze, o rosmaninho, a carqueja e a giesta. A água é uma presença constante, pois mesmo quando nos afastamos dos cursos de água o som perdura. São as ribeiras que nascem na serra.

38 Planícies Planície do Alentejo

39 Vales Vale Serra da Estrela

40 Planalto Miranda do Douro Serra da estrela

41 Montanhas Planícies

42 Serra da Peneda Serra do Larouco Serra do Gerês Serra do Marão Serra de Montesinho Serra de Montemuro Serra da Estrela Serra do Mogadouro Serra da Malcata Serra de S. Mamede Serra de Montejunto Serra da Arrábida Serra do Caldeirão


Carregar ppt "ASPETOS FÍSICOS DE PORTUGAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google