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Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.

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1 Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva na Sociedade da Informação Brasília, Abril de 2007 Prof.: Lillian Alvares

2 A trajetória da Inteligência Competitiva na Esfera Pública

3 Inteligência Competitiva O Governo Brasileiro, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, procurou apoiar as empresas brasileiras na busca pela competitividade através do Programa de Apoio à Competitividade em Tecnologia da Informação - PACTI.

4 Inteligência Competitiva Por meio de seus Institutos e Agência de Fomento, torna-se pioneiro no apoio à nova disciplina. As atividades nessa área tiveram a liderança: Instituto Nacional de Tecnologia, INT Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP

5 Inteligência Competitiva 1996 - Assinatura de Acordo de Cooperação com a Universidade Aix Marseille III visando a transferência de tecnologias desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa Retrospectiva de Marseille - CRRM na área de Inteligência Competitiva para o INT.

6 Inteligência Competitiva 1996, a implementação do Curso de Informação Estratégica - cujo conteúdo foi o mesmo do DEA oferecido pelo CRRM da Université d´Aix-Marseille III. Participaram do curso 12 técnicos das três instituições: INT, Petrobrás e Telebrás.

7 Inteligência Competitiva Resultados: 2 teses defendidas na U. Aix-Marseille III, em 2001 e 2002 2 teses em fase de conclusão na U. Aix-Marseille 1 tese defendida na UFRJ, em 2002 1 tese em desenvolvimento na PUC/RJ

8 Inteligência Competitiva 1997 - Curso de Especialização em Inteligência Competitiva O Acordo permite que os alunos do CEIC possam se inscrever no DEA - Diplome de Etudés Avancé - Veille Technologique et lntelligence Compétitive da Universidade de Marseille.

9 Inteligência Competitiva Convênio INT/IBICT/UFRJ Multiplicação em outras capitais: Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Natal Interrupção do Curso 2001/2002

10 Inteligência Competitiva Resultados 259 alunos concluíram o CEIC 76 alunos já encerraram o DEA pela Universidade Aix Marseille III. 17 estão inscritos no doutorado da mesma. Neste contexto a FINEP já capacitou no CEIC /RJ cinco (5) técnicos.

11 Inteligência Competitiva Eventos: Workshop Brasileiro – 1999 KM Brasil Encontro Nacional da Abraic - ENA

12 Inteligência Competitiva Objetivos: Consolidação e fortalecimento de IC e GC Criação de um espaço para trabalhos brasileiros Discutir o estágio do estudo e da pesquisa no Brasil em IC e GC, Disseminação de metodologias, técnicas, ferramentas e ações inovadoras para o Setor Produtivo. Caráter aglutinador e itinerante.

13 Inteligência Competitiva Pesquisa em Março /2006 para conhecer os Cursos de Inteligência Competitiva Resultado : 199 Tipologia: Curta Duração, Extensão, Especialização, MBA, Mestrado; Mestrado Profissionalizante. Estados: RJ, SP,DF, MG,CE,PR,PA,RS,SC,PB,AM Instituições : INT, IBICT, COPPE, UFMG, UFBA, UFPA, UFAM, ESTÁCIO DE SÁ, ABIQUIM, METODISTA DE SP, FGV,IPT,IEL,UNIFACS,USP,FEA/USP, PUC-CAMPINAS; PC/RJ; UPSIS, AEVALE,BRASILIANO,UFRGS, UNIVALI,VEIGA DE ALMEIDA,IEA, SUSESU-SP,IETEC,SBGC, ABRAIC,CONSULTORIA ESTRATÉGICA EM E- BUSINESS;FASP/SP.

14 Inteligência Competitiva Associação Brasileira de Inteligência Competitiva, ABRAIC No ano de 2000, deu-se a criação da ABRAIC entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega os Analistas de Inteligência Competitiva e relacionados. Com sede em Brasília. Criada 15 de abril de 2000.

15 Inteligência Competitiva ABRAIC 400 associados grande concentração de profissionais que atuam no setor público Código de Ética Código de Conduta Vocabulário para o profissional de IC

16 Inteligência Competitiva MCT - Programa ProspeCTarProspecção em Ciência e Tecnologia, MCT, interação com outros ministérios e instituições públicas e privadas no país e no exterior, pretende estimular a sociedade brasileira a pensar estrategicamente sobre o futuro do país. Um de seus objetivos dividir com a sociedade a tarefa de planejar o futuro – melhorias para a qualidade de vida da população e competitividade internacional dos bens e serviços produzidos no Brasil. Ferramentas de planejamento e identificação de oportunidades e a definição de ações decorrentes.

17 MCT - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE Criado em 2001. Estudos e pesquisas prospectivas de alto nível na área de ciência e tecnologia e suas relações com setores produtivos. Avaliação de estratégias e de impactos econômicos e sociais das políticas, programas e projetos científicos e tecnológicos. Informações, experiências e projetos à sociedade e a promover a interlocução e interação dos setores de ciência & tecnologia e produtivo.

18 Inteligência Competitiva Ministério das Relações Exteriores - MRE SICTEX rede de 21 escritórios no exterior (SECTECs - Setores de C&T) localizados em regiões estratégicas para a cooperação científica e tecnológica brasileira. A manutenção desses observatórios serve para ampliar a competitividade do País no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.

19 Inteligência Competitiva Ministério do Desenvolvimento Industria e Comércio Exterior – MDIC

20 Considerações O cenário brasileiro aponta que a IC está amplamente disseminada no país. Número de cursos de formação e de capacitação oferecidos para especialização crescem a cada ano. Massa crítica em consolidação. As pequenas empresas estão sendo conduzidas pelo SEBRAE para as oportunidades geradas por ferramentas de IC na condução dos negócios. Inteligência Competitiva

21 Avanço da demanda por especialização;. Universidades e Institutos de Pesquisa Públicos e Privados introduzam Cursos de forma continuada em seus programas de Pós-graduação em Administração, Ciência da Informação, Engenharia de Produção e correlatos a disciplina de Inteligência Competitiva. Abundância de Cursos de pequena duração. Cobertura em todas as regiões do país. Inteligência Competitiva

22 O cenário é favorável e o maior ganho é a Rede de IC, integrada por instituições pioneiras e por especialistas em Inteligência Competitiva cuja interação e articulação está sendo impulsionada pelo Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva & Gestão do Conhecimento, KMBR, ENA e agora pelo GECIC que nos faz a ponte para o exterior. Inteligência Competitiva


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