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2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?

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Apresentação em tema: "2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?"— Transcrição da apresentação:

1 2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?

2 Elemento central do currículo;

3 Elemento central do currículo;
Indispensável para apreensão e reconstrução dos conhecimentos socialmente construídos;

4 Elemento central do currículo;
Indispensável para apreensão e reconstrução dos conhecimentos socialmente construídos; Importante selecionar e incluir conhecimentos relevantes e significativos;

5 Os conhecimentos escolares devem facilitar a compreensão da realidade e possibilitar uma ação consciente e critica, promovendo a ampliação do universo cultural;

6 Os conhecimentos escolares devem facilitar a compreensão da realidade e possibilitar uma ação consciente e critica, promovendo a ampliação do universo cultural; O estudante deve: assumí-lo e ampliá-lo, transformando-se em sujeito ativo nas mudanças de seu contexto, ou seja, ir além dos referenciais de seu mundo, por meio de uma ação consciente;

7 O currículo deve ter esse potencial de tornar as pessoas capazes de compreender seu papel nessas mudanças;

8 O currículo deve ter esse potencial de tornar as pessoas capazes de compreender seu papel nessas mudanças; “Formar sujeitos autônomos, críticos e criativos que analisem como fazer para que as coisas sejam diferentes do que hoje são”. (Avalos, 1992; Santos e Moreira, 1995);

9 Para os autores, conhecimentos escolares relevantes são concebidos como:
Uma construção específica da esfera educativa, não são uma simplificação daqueles produzidos fora da escola, mas tem características próprias o distinguindo de outras formas de conhecimento;

10 Para os autores, conhecimentos escolares relevantes são concebidos como:
Uma construção específica da esfera educativa, não são uma simplificação daqueles produzidos fora da escola, mas tem características próprias o distinguindo de outras formas de conhecimento; São mais amplos, produzidos pelo sistema escolar e pelo contexto social e econômico;

11 Para os autores, conhecimentos escolares relevantes são concebidos como:
Uma construção específica da esfera educativa, não são uma simplificação daqueles produzidos fora da escola, mas tem características próprias o distinguindo de outras formas de conhecimento; São mais amplos, produzidos pelo sistema escolar e pelo contexto social e econômico; Se dão em meio às relações de poder estabelecidas entre a escola e a sociedade, entre os saberes e as práticas socialmente construídas;

12 São produtores de conhecimentos formais:
- escolas; - Universidades e centros de pesquisa; - mundo do trabalho; - desenvolvimento tecnológico; - atividades desportivas e corporais; - produção artística; - campo da saúde; - formas diversas de exercício de cidadania; - movimentos sociais.

13 Que importância tem isso para nós professores, gestores
Que importância tem isso para nós professores, gestores? Isso modifica nossa prática? Os conhecimentos ensinados na escola não podem ser cópias daqueles socialmente construídos;

14 Que importância tem isso para nós professores, gestores
Que importância tem isso para nós professores, gestores? Isso modifica nossa prática? Os conhecimentos ensinados na escola não podem ser cópias daqueles socialmente construídos; Mas devem sofrer uma “Descontextualização” e logo após uma “Recontexualização” havendo uma ruptura de um para o outro;

15 Que importância tem isso para nós professores, gestores
Que importância tem isso para nós professores, gestores? Isso modifica nossa prática? Os conhecimentos ensinados na escola não podem ser cópias daqueles socialmente construídos; Mas devem sofrer uma “Descontextualização” e logo após uma “Recontexualização” havendo uma ruptura de um para o outro; Não devemos supor que a escola se organize de maneira a tratar o ensino e o conhecimento como algo comum, mas especifico;

16 Exemplos: Uma aula de ciências, não deve ser tratada como um ambiente de laboratório comum, a investigação científica que ocorre lá é bem distinta daquela que estipulada nos manuais didáticos das experiências escolares;

17 Exemplos: Uma aula de ciências, não deve ser tratada como um ambiente de laboratório comum, a investigação científica que ocorre lá é bem distinta daquela que estipulada nos manuais didáticos das experiências escolares; Atividades desportivas são diferenciadas, com características específicas das experiências oferecidas em uma aula de educação física;


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